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Melhores ferramentas de monitoramento para e-commerce: saiba mais!

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Melhores ferramentas de monitoramento para e-commerce: saiba mais!

Tempo de Leitura: 4 minutos.

A melhor forma de medir a audiência de sua loja virtual é usando ferramentas de monitoramento para e-commerce. Essas ferramentas permitem que você obtenha dados importantes sobre a audiência de seu site — saber por quais canais de comunicação as pessoas chegaram a ele é um deles, por exemplo.

Por meio do monitoramento, você consegue saber quais estratégias estão dando certo. Assim, pode direcionar corretamente seus investimentos em marketing para os canais de comunicação corretos. Essas ferramentas permitem a você testar a velocidade de carregamento de sua loja, verificar a quantidade de visitantes por período, além de outras inúmeras funcionalidades.

Agora, sem mais delongas, vamos conhecer 7 ferramentas que ajudarão você nessa tarefa!

Keyword Planner

Entre as ferramentas para monitoramento de e-commerce, podemos citar o Keyword Planner. Para que sua loja efetive vendas, ela precisa estar entre as primeiras a serem encontradas nos sites de busca, não é mesmo? Além de investir em campanhas de links patrocinados, a única forma de conseguir isso é por meio de buscas orgânicas.

Assim, para alcançar um bom ranqueamento nos sites de busca, é essencial utilizar palavras-chave que sejam adequadas ao seu negócio, pois será por meio delas que os usuários chegarão ao seu site. Então, para definir as palavras-chave corretas para o seu negócio, você pode utilizar o Keyword Planner.

Para utilizar a ferramenta, você precisa ter um cadastro no Google Adwords, visto que as funcionalidades são integradas. O Keyword Planner é pago, mas você consegue utilizá-lo na versão gratuita e ter bons resultados.

Google Analytics

Essa ferramenta foi criada pelo Google e, assim como a anterior, tem uma versão gratuita muito completa, capaz de oferecer informações importantes sobre seu e-commerce. O Google Analytics permite acompanhar diversas informações em tempo real, como:

  • o número de visitas em seu site;
  • o tempo que o usuário gasta nas páginas;
  • quais são as páginas com maior e menor número de visitas;
  • a origem do tráfego, ou seja, por quais canais de comunicação os usuários chegam à sua loja;
  • o número de visitantes únicos em determinado período;
  • quantas páginas um usuário acessou em uma única visita ao seu site;
  • as visitas adquiridas por meio de buscas orgânicas (ou seja, que não foram pagas);
  • a taxa de rejeição do seu site — que é a porcentagem de usuários que entraram em uma página e não fizeram nenhuma alteração.

Enfim, a ferramenta oferece inúmeras funcionalidades e ainda permite que você acompanhe o número de conversões e faturamento de seu e-commerce.

JivoChat

Sabia que o JivoChat também pode atuar como um importante e eficiente recurso de monitoramento, e tudo feito em tempo real? Pois é, além da função de comunicação por meio do chat online, a ferramenta oferece outras funcionalidades que podem ser fundamentais para sua loja.

E o melhor, o JivoChat já vem integrado com a nossa plataforma. Dessa forma você ganha tempo e tem mais facilidades para iniciar o uso do chat online e dos demais recursos oferecidos pelo aplicativo.

SEO Monitor

Já citamos uma das melhores ferramentas de monitoramento para e-commerce para que você escolha as palavras-chave para seu negócio. Mas não basta defini-las: as palavras-chave precisam ter qualidade, pois somente assim trarão resultados para seu negócio.

O SEO Monitor é uma ferramenta que mede a força das palavras-chave, ou seja, seu poder de ranqueamento. O software oferece as seguintes funcionalidades:

  • monitoramento de palavras-chave;
  • comparação das palavras-chave de sua loja com as da concorrência;
  • análise e evolução do ranqueamento de sua loja ao longo do tempo;
  • sugestões de palavras-chave.

O SEO Monitor também é uma ferramenta paga, mas conta com uma versão gratuita que oferece algumas funcionalidades.

Scup

Todos sabemos da importância das redes sociais para o sucesso dos negócios. Um simples comentário no Facebook, por exemplo, pode viralizar em questão de minutos, trazendo sérios prejuízos à sua marca. Por isso, é importante que você fique atento ao que é comentado nas redes sociais a respeito de seu negócio.

Para ter acesso a essas informações de forma prática, o Scup é uma das melhores ferramentas. Ele identifica o que é falado nas redes sociais a respeito de sua empresa, além de interpretar a forma como os comentários são feitos. A ferramenta é paga, mas também oferece algumas funcionalidades gratuitas.

Cyfe

Essa é uma ferramenta que permite a integração de métricas do Facebook, Twitter, Google Analytics, Google Adwords e demais plataformas, integrando em um único local os indicadores de marketing digital de sua empresa. Com o Cyfe, você consegue visualizar na mesma tela gráficos importantes gerados de plataformas diferentes.

Ou seja, você consegue colocar vários gráficos lado a lado, para comparar as métricas de cada campanha feita em plataformas diferentes. Isso permite uma otimização de tempo muito grande, pois descarta a necessidade de logar em várias plataformas ao mesmo tempo.

Google Webmaster Tools

Trata-se de uma ferramenta de SEO que permite que você veja como o Google “enxerga” o código-fonte de sua loja. Ela também mostra o que você deve fazer para deixar seu site mais amigável aos mecanismos de busca, além de possibilitar a correção de páginas com erros que prejudicam o ranqueamento de seu site.

Dessa maneira, você consegue fazer as melhorias necessárias em seu e-commerce para que ele fique melhor posicionado nos mecanismos de busca, fazendo com que seu negócio consiga efetivar mais vendas.

Webpagetest

A experiência do usuário também é fundamental para o sucesso de um e-commerce. Então, imagine que seu site demora demais para carregar — os usuários não terão paciência para esperar o carregamento das páginas e vão desistir das compras. Dessa forma, seu negócio perde clientes e vendas, e você perde dinheiro.

Para se certificar de que sua loja tenha uma boa velocidade de carregamento, você precisa realizar testes. Para otimizar essa tarefa, você pode usar a ferramenta Webpagetest, que permite que você faça diversos testes — desde os mais simples aos mais avançados — para verificar a velocidade de carregamento de seu e-commerce. Além de ser uma mão na roda para seus negócios, o Webpagetest é uma ferramenta gratuita.

Essas são algumas das melhores ferramentas de monitoramento para e-commerce disponíveis atualmente. Mesmo que algumas delas sejam pagas, o investimento vale a pena, já que elas podem ajudá-lo a fazer melhorias consideráveis em seu negócio.

É claro que você não precisa utilizar todas; escolha apenas aquelas que melhor atendem às necessidades de seu negócio. O que você não pode deixar de fazer é acompanhar os resultados de seu negócio e também a concorrência, para não correr o risco de perder seu território.

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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