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Melhores convites proativos para abordar clientes em sua loja virtual

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Melhores convites proativos para abordar clientes em sua loja virtual

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No varejo, é muito comum que um cliente seja abordado por um representante da loja imediatamente ao entrar e começar a conferir seus produtos. É verdade que nem sempre os clientes estão prontos para comprar, entretanto, esta abordagem pode ser o maior diferencial entre uma venda e uma oportunidade perdida.

Isso porque durante o atendimento, o representante consegue captar as necessidades do cliente e indicar os melhores produtos, chamando atenção também para promoções e visando alavancar o senso de urgência.

Entretanto, no cenário digital, essa abordagem é um desafio que deve ser conquistado, de forma que seja possível saber quantos visitantes estão acessando a loja virtual e abordá-los de forma proativa.

Felizmente, o chat online é um canal de atendimento que oferece recursos projetados para ajudá-lo a resolver este problema. Quer saber mais sobre como tudo isso funciona?

Confira nosso material e conheça os melhores convites proativos para abordar clientes em sua loja virtual.

Como funcionam os convites proativos?

As melhores ferramentas de chat online oferecem a possibilidade de disparar mensagens personalizáveis a partir de um pop-up da janela de chat presente dentro da própria loja virtual. Inclusive, é possível que você já tenha passado pela experiência de estar navegando na página de um e-commerce e receber uma mensagem desta forma.

Estes convites funcionam em paralelo a outro excelente recurso do chat online, conhecido como monitoramento de visitantes, que o permite identificar exatamente em qual página de sua loja virtual cada visitante se encontra e, a partir disso, poderá configurar gatilhos diferentes para cada cenário.

Não é atoa que o chat online é considerado o canal de atendimento preferido pelo consumidor online, satisfazendo até 79% dos clientes atendidos, como apontam as estatísticas da Invesp – empresa norte-americana que oferece soluções para otimização das taxas de conversão. Além disso, ele também impacta diretamente suas chances de converter e reter clientes, ao permitir que você vá até o mesmo e ofereça ajuda através de um atendimento exclusivo.

É importante manter em mente que o posicionamento do lead em seu funil de vendas deve ser considerado durante o processo de criação dos convites proativos. E é exatamente nisso que vamos ajudá-lo neste conteúdo, onde você também poderá identificar os benefícios de implementar esta estratégia em seu negócio.

Melhores convites proativos e quando utilizá-los

É verdade que um simples “Olá, posso ajudá-lo?” já tem o potencial de gerar mais oportunidades de negócio. Mas adaptar o modelo de mensagem de acordo com o posicionamento do lead traz um impacto ainda maior à esta estratégia. Sem mais delongas, conheça como otimizar o uso dos convites em sua loja virtual.

Chame atenção para as novidades

Se um lead acaba de retornar a sua loja, ele irá adorar saber que você está oferecendo um novo tipo de produto. Neste cenário, aproveite o convite proativo já na Landing Page dedicada, para chamar a atenção dos clientes e alavancar o lançamento do novo produto. Como referência, utilize mensagens deste estilo:

  • Temos novidades! Confira nossa nova categoria de camisas e camisetas de filmes, seriados e Cultura Geek ou fale comigo por aqui caso tenha alguma dúvida.
  • Nossa plataforma conta com um novo recurso que lhe permite abordar clientes em tempo real em sua página, fale comigo para saber mais!

Lembre-se sempre de tentar atrair o visitante para o chat, onde sua equipe poderá oferecer um atendimento personalizado. Isso ajuda a cadastrar este lead em sua base de forma segmentada, de acordo com suas necessidades e interesses.

Reforce o senso de urgência

Não precisamos falar que você sempre deve chamar bastante atenção e garantir que seu público saiba sobre promoções, descontos especiais e ofertas exclusivas em sua loja. A questão é que agora você também poderá fazer isso diretamente através de sua janela de chat online, utilizando mensagens automáticas para abordar clientes.

Configure convites proativos de acordo, especialmente para a página de produto ou a página de checkout falando sobre a duração de seus descontos, ou mesmo chamando atenção para limite de estoque, quando aplicável. Dessa forma, poderá ajudar a reforçar o senso de urgência e impulsionar o cliente a “sair de cima do muro”.

Considere mensagens como:

  • Nossos descontos especiais só duram até hoje ao final do dia! Fale comigo aqui, posso ajudá-lo a encontrar o produto ideal para suas necessidades.
  • Não saia ainda! Aproveite este cupom de desconto de 5% em sua próxima compra, fale comigo para saber como funciona.

Além disso, especialmente no carrinho de compras ou página de checkout, seu prospect pode estar apenas precisando de uma “desculpa” ou empurrão adicional para concretizar a compra. Especialmente nesses casos, considere enviar cupons de desconto exclusivos para aumentar suas chances de converter.

Esta também é uma excelente hora de chamar atenção para o seu programa de fidelidade, agregando valor à oferta e apresentando benefícios adicionais para ajudar o cliente em seu processo de tomada de decisão.

Por fim, ofereça ajuda e informações úteis

Mesmo que não tenha novidades, um programa de fidelidade ou promoções e descontos vigentes, personalize seus convites proativos de forma que possa entregar informações úteis e realmente engajar os visitantes em sua loja.

Para isso, além do simples “posso ajudá-lo?”, considere incluir informações sobre o horário de funcionamento do atendimento pelo chat, por exemplo, ou mesmo chamar atenção para os demais canais, como sua ferramenta de Callback – caso o visitante sinta-se mais confortável conversando por telefone – ou pelo menos oferecendo seu e-mail de suporte.

Independente da abordagem escolhida, lembre-se de colocar-se à disposição, assim como acontece na loja física. Afinal, dúvidas são muito comuns durante a jornada do cliente, especialmente para novos e-commerces adentrando este mercado tão competitivo.

Os convites proativos te ajudam a conquistar a confiança do cliente e, por mais que ele não compre na primeira visita, como é o esperado, o consumidor digital têm 63% mais chances de retornar à uma página com um chat à sua disposição.

Pronto para abordar clientes em sua loja virtual?

Agora que você sabe como conquistar este desafio do atendimento online e deixar de ter um posicionamento reativo, onde seu cliente deve tomar a iniciativa e buscar seus canais de atendimento, não deixe de avaliar como esta solução presente nas melhores ferramentas de chat podem ajudá-lo.

Se ainda não oferece o chat online e quiser saber exatamente qual ferramenta integrar à sua loja da Loja Virtual, recomendamos que conheça o JivoChat, uma solução completa de atendimento que oferece muito mais do que apenas os convites proativos para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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