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Marketing Regionalizado: tenha um plano de sucesso

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Marketing Regionalizado: tenha um plano de sucesso

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As mudanças repentinas do mercado obrigaram as empresas a pensar melhor suas ações de marketing, colocando como prioridade demandas específicas.

Melhor dizendo, com o passar dos anos o público passou a enxergar o consumo com outros olhos, tornando-se cada vez mais exigente e com desejos e necessidades especiais.

Não à toa, o marketing digital se mostra uma estratégia essencial à maioria da empresas, possibilitando o contato direto com o público a fim de fortalecer o relacionamento e a identidade da marca para a partir disso fechar mais vendas.

Antigamente, a preocupação das empresas era vender para garantir a consolidação, e consequentemente, ter uma boa imagem em sua área de atuação. Porém, essa ideia tem mudado.

O julgamento do público em relação ao que as marcas oferecem não está mais baseado em produtos ou serviços, mas também no que pode vir além deles.

Claramente eles ainda são importantes, mas atender o consumidor ultrapassou aquela velha ideia de entregar a ele um bom material. O grande desafio hoje é encantar gerando uma conexão, e não se limitar somente ao que se pode comprar.

Neste contexto, um caminho viável às empresas tem sido segmentar suas campanhas, tendo em mente ‘solucionar problemas’ de clientes ideais.

Assim surge o marketing regionalizado, como a estratégia que visa, antes de tudo, a conexão com o público a fim de fortalecer a sua identidade.

Mas o que é marketing regionalizado?

As ações do marketing regionalizado são baseadas nas características demográficas, geográficas, comportamentais, necessidades, desejos e dores em relação à persona de determinada região. E a partir disso se propõe uma conexão com ela, tendo como ponto forte a adaptação da mensagem.

‘’Ajustar’’ as campanhas significa falar a linguagem local, identificar o que o público valoriza, utilizar de simbologias da região (geralmente atreladas à cultura) com a intenção de criar afinidade entre público e marca. Contudo, é necessária extrema cautela para não cair na sátira e tornar uma campanha em um ‘case do que não fazer’.

Algumas empresas renomadas como a Nokia já acabaram cometendo equívocos durante a estratégia de regionalização, justamente por não conhecer com profundidade o lugar em que estavam tentando adentrar.

As ações do marketing regionalizado são direcionadas a atender demandas de públicos específicos que geralmente precisam mas não possuem acesso a alguns serviços ou produtos em sua região, principalmente porque as grandes marcas estão ocupadas demais com os grandes centros.

Mas, exatamente por isso o marketing regionalizado é tão assertivo: ocupa um nicho que está à procura de serviços e não sabe como encontrá-los.

Como essa estratégia ajudará a vender?

Como todo bom e velho marketing, vender é essencial e um medidor sincero da efetividade de uma campanha.

O que o marketing regionalizado traz de tão favorecedor às vendas é o contato com o público ‘certo’ que necessita do que lhe está sendo oferecido. Mas para tal, obviamente é preciso conhecê-lo com afinco.

Para ilustrar melhor o quão eficaz a regionalização é para as vendas, utilizaremos três exemplos: a segmentação, a plataforma e o Busca Cliente Reclame Aqui.

A segmentação geográfica

Ela dividirá os potenciais clientes com base na geografia, visando compreender porque cada pessoa moradora de diferentes regiões possui necessidades distintas.

Assim, segmentar ‘revela’ o motivo de cada pessoa precisar daquele produto ou serviço, o que é curioso, porque pessoas de diversas regiões podem buscar pela mesma coisa.

Obter essas informações ajuda a criar campanhas customizadas, o que eleva as chances de vendas consideravelmente.

Plataforma Busca Cliente e Busca Cliente Reclame Aqui

A Busca Cliente une o marketing digital e o regionalizado e desenvolve estratégias de posicionamento orgânico para empresas, produtos e serviços, os colocando no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de acordo com suas regiões.

A Busca Cliente serve para fazer negócios aumentarem as vendas em suas regiões, beneficiando também o público que os descobrindo, passa a ter acesso ao serviço que desejam.

Já o canal Busca Cliente Reclame Aqui, serve como um ‘norte’ à plataforma, que através do feedback dos clientes consegue otimizar o seu serviço.

Como a Busca Cliente funciona:

• Usuários procuram por produtos;
• Utilizam os buscadores para encontrá-los;
• A plataforma Busca Cliente destaca quem os oferece na região;
• O consumidor passa a encontrá-lo mais facilmente e o negócio aumenta suas vendas.

Detalhes sobre a plataforma e o Busca Cliente Reclame Aqui.

Canais da espécie do Busca Cliente Reclame Aqui juntamente da tecnologia, são muito úteis para atrair clientes em regiões.

O marketing regionalizado, se bem executado, é uma estratégia que traz sucesso a uma empresa pois além ser um ótimo recurso a fim de aumentar o número de vendas, é também artifício potente para fortalecer a imagem da marca e assegurar uma boa reputação no mercado.

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Facebook, InstagramTwitter, Youtube, Love Mondays e Reclame Aqui.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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