
Marketing Digital para e-commerce: 5 estratégias para atrair consumidores
A forma de vender e consumir tem se transformado constantemente com o avanço da internet e das redes sociais. Empreendedores que acompanham essas revoluções se adaptaram à nova realidade e também passaram a vender pela internet.
E é nesse contexto que a internet se tornou uma grande aliada e influenciadora na jornada de compra do consumidor, instruindo e o ajudando a se informar antes de tomar qualquer decisão de compra.
Ao mesmo tempo em que trouxe muitos benefícios, ela também criou um ambiente competitivo, com várias marcas oferecendo produtos e serviços. Por isso, cada vez mais é importante as marcas online adotarem estratégias de marketing digital para e-commerce.
Motivos para adotar o marketing digital no e-commerce
No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país.
Além disso, os números do e-commerce brasileiro seguem batendo recordes em 2020, apresentando constante crescimento em quantidade de pedidos e faturamento. Assim, é imprescindível que a sua empresa esteja na internet e realize ações de marketing eficientes e estratégicas.
Para os que trabalham com e-commerce, isso exige uma dedicação especial uma vez que as ações de marketing são bem diferentes das que são feitas por negócios que detém de uma loja física.
Como o marketing digital pode ser o diferencial
No e-commerce é fundamental que a empresa esteja sempre ao alcance do seu lead, afinal para dar início ao processo de venda em sua loja virtual você precisa de visitantes em seu site.
E é justamente nesse ponto que as ações de marketing ajudam: as estratégias de marketing digital têm como objetivo principal atrair mais consumidores ao negócio e divulgar a marca da empresa a fim de torná-la mais conhecida.
A partir do momento em que adota com consistência e periodicidade as ações Marketing Digital, a sua visibilidade nas buscas do Google irá aumentar de forma natural. E isso propicia uma excelente relação com o público, atinge maior credibilidade, aumenta a popularidade da marca e possivelmente aumenta suas vendas.
Para ajudar a implementar essas ações, criamos 5 estratégias para alavancar o seu sucesso e impulsionar as suas vendas.
5 Estratégias para Atrair o Consumidor para o E-commerce
#1 Marketing de Conteúdo
A estratégia de Marketing de Conteúdo é a que mais cresce no Brasil e no mundo. Ela é eficiente pois agrega valor à sua empresa e produtos, o que faz também com que o seu cliente confie e indique o seu negócio a outras pessoas.
Com o marketing de conteúdo é possível produzir e divulgar conteúdos diferentes, com propósitos e objetivos diferentes de acordo com cada etapa do funil de vendas que seu cliente esteja.
Além disso, essa estratégia é bem relevante para fidelizar clientes. Ela auxilia no pós-vendas, fazendo com que a marca seja lembrada e divulgada.
Outro exemplo pode ser a produção de conteúdo visando a divulgação de cupons de desconto ou brindes promocionais, como canetas personalizadas.
#2 Instagram
O Instagram é considerado a segunda rede social mais usada dentre as empresas brasileiras, de acordo com uma pesquisa da Social Media Trends 2018. Além disso, o Brasil é o segundo país com maior número de usuários, atingindo 35 milhões de pessoas cadastradas na plataforma.
Além da audiência, a plataforma possibilita que você coloque o perfil em modo comercial. Com isso, o negócio tem acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do público, além de análises e métricas dos posts.
Essa rede social também inovou com o Instagram Shopping, permitindo a criação do catálogo virtual, ligado diretamente ao seu site, levando o seguidor para a compra de forma rápida e simplificada.
Nesse cenário, a presença das empresas no Instagram moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os seus clientes, baseados em informações relevantes e um branding atraente.
E por isso, essa rede social vem ganhando cada vez mais destaque e espaço nas ações de marketing digital.
Para os pequenos e médios e-commerces, comprar seguidores reais pode ser uma forma de trazer retornos mais rápidos e ampliar o reconhecimento da empresa de forma orgânica e natural.
#3 SEO
O Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), mais conhecido como SEO, auxilia nas vendas e na autoridade do e-commerce.
Essas estratégias englobam a seleção de palavras-chaves relevantes para seu público; produção de conteúdos em diversas páginas do site e em formatos diferentes, como uso de imagens e vídeos; ações de link building para conhecimento da marca; entre outras.
Com isso, o SEO melhora o site para que a sua página se encontre nos primeiros resultados de busca, em mecanismos como o Google. Assim, sempre que um cliente em potencial procurar algo relacionado à sua loja, vai encontrar primeiro o seu site, e não o dos concorrentes.
O SEO para e-commerce é uma ação a longo prazo e que exige dedicação, mas é a mais útil para atrair tráfego para o site.
#4 Descrição dos Produtos
Na venda pela internet, o consumidor não consegue ver exatamente como o produto é. Por isso, invista em uma boa e completa descrição do seu produto.
É importante que o consumidor tenha todas as suas perguntas respondidas, afinal sem dúvidas a chance de conversão é maior. Aposte em apresentar o produto, identifique os benefícios e características, mostre suas indicações e também os dados técnicos.
A qualidade do texto é outro ponto de atenção. É por meio dela que você pode estimular ou interromper a conversão, especialmente se não incluir informações que o visitante precisa para decidir pela compra.
E lembre-se: apresente seu produto de forma valorizada com imagens e vídeos.
#5 Confiabilidade do seu Site
Dentro de um cenário de diversas escolhas e possibilidades, os clientes também se preocupam com fraudes e roubos. Muitos deles se sentem desconfortáveis em realizar compras, principalmente com pagamentos em cartão de crédito.
Por isso, seu e-commerce tem que se apresentar de forma confiável e real. Para isso, se atente a todos os detalhes possíveis, como busca, layout amigável, instruções, protocolos financeiros confiáveis, e outros.
Todo o site deve ser estruturado e pensado nos consumidores, além de ser pensado e adaptado para a versão mobile.
A rapidez do site e a facilidade no checkout também são pontos positivos e atrativos para que o consumidor retorne e se fidelize à marca.
Conclusão
O e-commerce tem se tornado uma grande tendência entre empresas, empreendedores e pequenos negócios. E isso ocorre pela grande demanda, que constantemente opta pelo conforto das compras online.