(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

5 Dicas Para Promover Sua Loja Virtual no Instagram

LojaVirtual.com.br / Marketing digital  / 5 Dicas Para Promover Sua Loja Virtual no Instagram

5 Dicas Para Promover Sua Loja Virtual no Instagram

Tempo de Leitura: 0 minuto.

As redes sociais estão bombando e é difícil encontrar alguém que faça compras pela internet que também não visite plataformas como o Instagram. São pessoas como essas que podem se tornar ótimos consumidores da sua loja, sem nem perceberem que foram atraídos por você.

A maneira de se fazer isso é por meio das estratégias certas de marketing digital, que vão muito além dos já conhecidos anúncios. Felizmente, você acabou de encontrar um artigo completo e resumido para aprender tudo o que precisa sobre isso.

Daqui em diante, tome notas e prepare-se para promover sua loja virtual da maneira certa, com baixo ou nenhum custo.

Marketing Digital no Insta

Para competir com outras redes sociais, o Instagram criou e continua a criar diversos recursos que aumentam a interatividade para o usuário. As lojas virtuais mais antenadas só têm a ganhar com isso, pois ganham mais maneiras de atrair os possíveis clientes.

Nós selecionamos diversas maneiras de fazê-lo, muitas das quais passam despercebidas para a maioria dos lojistas. E nós entendemos, mas queremos que você fique ciente disso e aproveite antes que outros o façam.

Dica 1: Crie a sua loja dentro da plataforma

Engana-se quem pensa que você está limitado(a) a colocar fotos dos produtos e pedir para que entrem na sua loja. É possível criar um catálogo inteiro dentro do perfil comercial, com preço e links direto para a compra.

Em um mundo onde tudo acontece muito rapidamente, pessoas podem desistir de uma compra por terem tempo demais para pensar, ou por pura preguiça. Para não perder este impulso, você deve deixar sua loja o mais acessível possível.

Para que seu perfil seja um catálogo e você possa marcar as fotos com a tag de compras, será preciso:

  1. Mudar o seu perfil para comercial.
  2. Criar um catálogo numa página de loja do Facebook.
  3. Conectar o catálogo ao Insta.
  4. Marcar produtos como marca pessoas nas novas e antigas fotos.

Percebeu o diferencial? As pessoas se interessam por um produto, clicam e veem um catálogo interativo e claro. A partir daí, à distância de somente um clique a mais, elas seguirão para a própria página do produto.

A melhor parte é que este recurso é completamente gratuito! No entanto, nem pense em parar por aqui. Isto será ótimo para as pessoas que chegarem à sua página, mas como elas chegarão lá? Cuidaremos disso a seguir!

Dica 2: #Hashtagéimportante

A maneira de ser encontrado no Insta é muito conhecida por seus usuários: a famosa hashtag!

No entanto, escolher a esmo ou não dedicar tempo suficiente para pensar nelas pode relegar as postagens – e consequentemente os produtos – ao limbo.

O processo não é uma receita de bolo, e quanto mais tempo se passa pensando e pesquisando boas hashtags, melhor o resultado. O ideal é não abusar e focar em detalhes principais, como hashtags que envolvam:

  1. A categoria e o nome do próprio produto, como #camiseta
  2. Aspectos relevantes do que está sendo vendido, como em #camisetaverao
  3. Memes e o que está em voga no momento da venda.

E, além de tudo isso, é preciso verificar se as hashtags utilizadas são realmente usadas pelo seu público-alvo. Esta é a etapa de pesquisa, totalmente realizada no aplicativo, e muito importante nesta parte do marketing digital.

Como muito do que é indicado aqui, o ideal é realizar testes e modificações e ver como tudo funciona. Com um perfil comercial ativo, você terá acesso a estatísticas que poderá utilizar ao seu favor no futuro.

Dica 3: Use os Stories!

Mais do que bonitinhos ou interessantes, os stories podem conter links quase ocultos que podem ser destacados. Hoje existe um recurso no Insta que permite que a pessoa arraste para cima e abra um novo link.

Caso você realmente tenha pego o espírito da coisa, já deve estar imaginando diversas formas de utilizar isso ao seu favor.

O ideal aqui é colocar algo em um ou mais stories que chame a atenção dos possíveis consumidores e fazer com que eles queiram abrir o novo link. Com a certeza disso, você indica que eles podem arrastar e ver mais sobre um assunto.

Por exemplo, você pode indicar que eles podem ganhar uma promoção, que é o assunto da nossa próxima dica.

Dica 4: Cupons de Desconto e Promoções

Hoje em dia, já é possível utilizar a plataforma de e-commerce para ter uma loja virtual com promoções ativadas num simples clique. Com isso, você cria cupons de desconto e promoções exclusivas e decide onde publicar.

Com foco no marketing via Instagram, atraia pessoas para a sua página (via campanhas pagas, stories, hashtags etc.) e ofereça esses descontos. É certo que muitos passarão a seguir a página, e com isso terá início um efeito de bola de neve.

Aliás, você pode fazer disso uma campanha contínua. Continuando a oferecer descontos, mas exclusivos para seguidores (por exemplo, na lista de Melhores Amigos), com certeza mais e mais pessoas seguirão a página.

Com mais seguidores, cada nova postagem terá mais chances de gerar uma venda. Não há como errar com uma boa chamada!

Dica 5: Postagens estratégicas

É ótimo colocar fotos dos produtos com links e aguardar que as compras se realizem, mas não é assim que funciona toda vez. Mesmo com a dica das promoções, você precisa engajar as pessoas para que elas se interessem e se mantenham na página.

A seguir, descreveremos alguns tipos de conteúdo que estão com tudo para vendas na plataforma.

Postagens motivacionais

Quem não gosta de uma frase de efeito unida a uma boa fotografia numa segunda de manhã, enquanto toma coragem para sair de casa?

Secretamente ou não, as pessoas amam esse tipo de coisa e, o que é melhor, compartilham! Por isso, coloque uma ou outra postagem deste tipo, mas sem exageros.

Deixe os clientes falarem

Todos sabem que uma loja quer vender e que influencers são pagos para falar bem, mas consumidores reais felizes são ótimos para sua loja. Por isso, dê um gás extra à sua reputação oferecendo a seus clientes a chance de tirar uma foto com um produto e sair na página.

Identificação e engajamento

As pessoas gostam quando se identificam com algum conteúdo que veem na internet, e é quando mais compartilham. Por isso, não foque somente nos seus produtos, mas crie também textos e situações em foto com as quais as pessoas possam se identificar.

Em poucas últimas palavras

Você acaba de ler 5 dicas do MestredoHospedaSite para vender no Instagram usando estratégias de marketing digital. Agora, já pode ter uma loja completa dentro da plataforma e fazer com que seus produtos sejam notados.

Não é uma fórmula pronta e exige algum esforço e aprimoramento de acordo com o seu negócio, mas é a melhor maneira de progredir nos tempos atuais.

Aplique estas dicas, invista em publicidade e dedique-se à sua loja para que ela possa realmente crescer.
Crie sua loja virtual agora mesmo

Crie sua loja, experimente os recursos e comece a vender!

Experimente Grátis

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment