
Marketing digital ecommerce: 4 dicas para impulsionar seu negócio
O marketing digital tem papel importante para uma loja virtual se destacar no mercado. Saber como explorar todo o potencial ofertado pelas ferramentas atuais é fundamental para ser encontrado pelos consumidores e ampliar as vendas.
Você está satisfeito com seu marketing digital atual ou sente que não está aproveitando seu orçamento da melhor maneira possível? Uma forma de monitorar como está seu desempenho é analisando o número de vendas, volume de cadastros, taxa de conversão e engajamento nas mídias sociais.
É importante ressaltar que mesmo as melhores estratégias de marketing podem errar o alvo em determinadas ocasiões. Você não vai acertar sempre, isso não acontece com nenhuma empresa. O ponto chave é evitar que sua loja não tenha nenhuma estratégia.
É incrível tal volume nos dias de hoje, mas um estudo realizado pela Smart Insights indicou que “49% das organizações não têm uma estratégia de marketing digital claramente definida.”
Sabe o que isso significa? Ao dar a devida importância para o marketing digital, você já estará saindo na frente de praticamente metade das empresas no mercado.
E nós queremos te ajudar com o marketing digital para ecommerce com quatro dicas que vão te ajudar a superar seus desafios. São estratégias que vão te ajudar a ficar à frente da concorrência e melhorar o ROI (retorno sobre o investimento).
Vamos em frente!
1. Incentive a realização da venda
Se você já fez alguma venda pessoalmente, olho no olho com seu consumidor, você sabe que um dos quesitos mais importantes é incentivar e induzir a realização da venda.
Você pode criar um relacionamento super saudável, ter uma apresentação fabulosa e um encerramento sólido. Mas, a menos que você incentive a conclusão da venda, você corre o risco de sair sem concretizar o negócio.
No marketing digital existe um caminho parecido. Você tem que fazer um trabalho informativo bem feito, deve usar a criatividade e ser “agressivo” para motivar a compra. Sua página de produto pode ter todas as informações, banners atrativos e dispositivos com inteligência artificial.
Mas quando há muita coisa acontecendo, vários links e uma chamada à ação pouco clara, você perderá a venda. Muitos lojistas se preocupam com vários detalhes e acabam se esquecendo do principal ponto, que é o direcionamento constante para que a compra seja finalizada.
Os consumidores podem estar abandonando os carrinhos de compra, pois o botão “COMPRAR AGORA” está rodeado por dez outros links fazendo perguntas e apontando para fora da venda.
Claro que estamos descrevendo uma situação genérica e talvez até mesmo exagerada, mas vale uma análise e uma reflexão a respeito de como está o processo de venda em sua loja.
A primeira regra do marketing digital para e-commerce é usar a abordagem “menos é mais”. Aqui estão alguns outros métodos que podem ser mais bem explorados pela sua loja.
- Upselling de vendas– Um estudo concluiu que, simplesmente mostrando um item com preço mais alto ao lado da escolha do consumidor, 4,25% de todos os compradores compraram o item mais caro.
- Venda complementar– Você vendeu o computador para um consumidor, agora vende o mouse, os limpadores de tela, um plano de proteção. O cross-selling aumenta a receita e o Customer Lifetime Value (CLV). 31% dos varejistas veem aumentos na taxa de conversão de 1% para 15%.
- CTAs claros e múltiplos– Use um botão de chamada para ação destacado e chamativo em cada página. Adicione outros CTAs em áreas bem visíveis da sua loja, como por meio de banners.
Nenhuma loja online está imune a utilização incorreta das estratégias disponíveis, até porque o marketing digital no ecommerce é muito mais complexo do que parece.
Uma pesquisa com 200 empresas descobriu o fato de que 70% não exibem chamadas para ação claras, representando uma tremenda perda de oportunidade.
2. Integre sua loja com suas redes sociais
As mídias sociais são canais valiosos para os profissionais de marketing digital. São meios que proporcionam um grande alcance mesmo com investimentos mais reduzidos. O objetivo é converter visitantes em seguidores interessados e depois em clientes pagantes.
Criar perfis de mídia social para a loja e manter uma presença online consistente é a chave para obter o máximo de engajamento orgânico e assim gerar mais conversões.
Explore as mídias abaixo nas estratégias de marketing do seu e-commerce.
- Instagram– Faça postagens destacando novos produtos, ofertas lançadas, depoimentos de clientes, curiosidades dos produtos. Você pode ainda integrar seu site com o Instagram Shopping. Dessa forma seus potenciais clientes poderão clicar na imagem para ir diretamente à sua loja e comprar o produto desejado.
- Facebook– Existem 2 bilhões de pessoas no Facebook todos os meses, tornando-o uma poderosa ferramenta de marketing. Os anúncios do Facebook oferecem segmentação altamente qualificada usando dados demográficos e localização para fornecer informações relevantes com um melhor ROI.
- YouTube– A visualização de vídeos atinge um público em torno de 1,5 bilhão de pessoas. As empresas podem aproveitar essa plataforma gratuitamente, adicionando conteúdo valioso, como vídeos explicativos, análises de produtos, promoções e anúncios de novos produtos. É a terceira rede social mais visitada, tornando o YouTube um lugar perfeito para construir sua marca e gerar leads.
O marketing nas mídias sociais requer ações constantes e muita frequência para criar seguidores e ver retorno sobre os investimentos.
O marketing de influenciadores e de conteúdo também é bastante produtivo, principalmente com backlinks, tráfego orgânico de SEO e vendas.
Certifique-se de que os perfis do seu negócio nas mídias sociais de fato representem a identidade da sua marca e abordem o grupo demográfico correto.
Para quem é novo nessas mídias, manter a identidade da sua loja em várias plataformas pode parecer bastante complexo. E de fato não é tarefa simples, no entanto, pode ser uma ferramenta muito poderosa para o marketing digital do seu e-commerce ser realizado corretamente.
O marketing de um modo geral é uma área que exige muito pensamento e criatividade. A criação de conteúdo precisa ser consistente e original, além de autêntica e real.
Se você está realmente decidido a adicionar mídias sociais à sua estratégia de marketing digital, certifique-se de estar no topo do planejamento, se envolver com seu público e se divertir.
3. Otimize suas campanhas de e-mail
O e-mail marketing permanece sendo uma estratégia prática e muito eficiente quando bem utilizado. Porém, esse é um dos pontos mais críticas do funil de vendas/estratégia de marketing digital.
O uso excessivo de e-mail marketing por parte de algumas empresas causou a falsa sensação de desgaste desse formato. Mas se for bem planejado, produzido com a comunicação correta que pede seu público-alvo e sem extrapolar determinados limites, o e-mail marketing será sim um ponto de destaque para seu e-commerce.
Seguem abaixo algumas das otimizações fundamentais que muitas vezes são ignoradas pelos empreendedores, acarretando na perde de conversões e vendas.
- E- mails de boas-vindas– Um e-mail de boas-vindas ajuda a consolidar um relacionamento entre sua loja e os clientes. Isso aumenta o engajamento de futuras ofertas direcionadas eles, além de ações de upsell.
- Forneça dicas e informações relevantes– Em termos de marketing, isso é nutrição de leads. Manter seus clientes em potencial interessados enviando materiais de qualidade ajuda bastante a estabelecer confiança. Fornecer conteúdo útil e interessante mantém sua loja na mente dos consumidores.
- Envie cupons de descontos– Todos os compradores adoram uma oferta. Em um experimento, um comerciante que enviou cupons para o mailing e por meio de todos os seus canais de mídia social melhorou as conversões em 272%.
- Peça feedback– As pesquisas por e-mail são um meio eficaz de aprender sobre seus clientes e sua empresa. É muito importante saber o que os consumidores estão pensando, como foi a experiência de compra e de navegação na loja. O conhecimento que você ganha não tem preço.
- Lista de desejos – A lista de desejos dos clientes é uma mina de ouro inexplorada. Mantenha-os interessados com lembretes, quedas de preços, desejos de aniversário e avisos de estoque baixo. É o acesso direto à mente do seu cliente que você pode rentabilizar rapidamente.
Existem diversas ferramentas no mercado que permitem que você configure modelos de e-mail personalizados com sua marca e fluxos automatizados para garantir que sua estratégia de marketing digital atraia seus potenciais clientes.
Produtos de qualidade, um bom conteúdo, bons preços e uma ótima experiência do usuário no cenário do marketing digital. Tudo isso é um prato cheio para ter sucesso junto aos consumidores.
Tentar enganar os compradores ou usar táticas de curto prazo não trazem o retorno desejado ao longo do tempo. Portanto, revise todas as recomendações e certifique-se de que as dicas de marketing digital estejam alinhadas com os valores, propósito e capacidades do seu negócio.
4. Personalize para uma experiência única para os clientes
Atualmente é muito fácil encontrar dicas de marketing digital pela Internet, são inúmeras agencias e profissionais autônomos falando sobre o assunto. No entanto, um ponto crucial não aparece com a frequência que deveria.
Vivemos em uma era marcada pela tecnologia e com um crescimento exponencial do e-commerce. Por isso é preciso ter cuidado com quais dicas de marketing digital você realmente implementa em sua estratégia.
O objetivo é mostrar ao cliente os motivos que diferem sua loja dos demais concorrentes e porque ele deve comprar com você.
Um dos maiores diferenciais da marca é a personalização. O comércio eletrônico tornou-se o “me-commerce” à medida que os varejistas disputam a atenção e as vendas dos consumidores.
Os compradores esperam tratamento pessoal e acabam privilegiando as lojas que oferecem esse relacionamento mais personalizado.
As lojas online podem abordar os clientes pelo nome enquanto eles navegam, oferecer produtos relacionados, cupons e upsells quando eles compram.
Após a compra, você pode manter contato enviando cumprimentos de aniversário, pedir feedback, dar descontos exclusivos e promover novos itens para mantê-los engajados durante todo o ano.
Em breve, as lojas que não fazem das compras uma experiência pessoal serão tão obsoletas quanto as lojas que não oferecem sites responsivos para dispositivos móveis.
Faça essa reflexão a respeito do seu e-commerce. De que maneira você tem aproveitado a relação com quem já comprou em sua loja? Existe essa personalização na comunicação e nas estratégias?
Economize tempo e recursos
A menos que você tenha uma equipe interna (normalmente não é o caso da maioria das lojas virtuais), implementar essas quatro dicas pode consumir muitos recursos. Como você pode ver, o marketing digital para ecommerce é uma atividade relativamente complexa.
Mas existe solução para tudo! São necessários os aplicativos certos para selecionar e gerenciar todos os dados de cada estratégia. A ideia é entrar em contato com os consumidores no lugar certo, na hora certa, com a oferta certa.
A maioria das lojas online acha que o nível de sofisticação do marketing digital se tornou muito complicado e demorado. Não é simples como já destacamos, porém também não é inviável, mesmo para quem não conta com uma equipe ou agencia.
Siga essa e outras dicas que temos em nosso blog, procure se inteirar sobre as novidades de marketing digital e vá aos poucos colocando as iniciativas em prática no seu ecommerce.
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.