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Loja virtual: saiba quais os benefícios de ter uma!

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Loja virtual: saiba quais os benefícios de ter uma!

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Falar que o comércio eletrônico é um dos mercados que mais cresce tanto no Brasil como no mundo não é novidade para mais ninguém. Hoje, para um empreendedor obter sucesso, é necessário entrar nesse mercado através de uma loja virtual.

Veja alguns números que confirmam esse fato, de acordo com pesquisa realizada pelo Paypal/Ipsos e o CGI — Comitê Gestor da Internet no Brasil:

  • Entre 2013 e 2015, a quantidade de consumidores ativos na internet subiu de 31 milhões para 39 milhões;
  • No ano de 2015, aproximadamente 2,65% dos domínios registrados no Brasil eram de lojas virtuais. Em 2016, esse número passou para 3,54%.
  • O índice de satisfação dos clientes em relação ao comércio eletrônico brasileiro subiu de 54% em 2014 para 65% em 2015.

Esses dados nos indicam que o comércio eletrônico está se desenvolvendo a cada ano. Porém ainda tem bastante espaço para quem deseja entrar.

Apesar disso, muitos empreendedores ainda têm dúvidas a respeito da criação de uma loja virtual. Outros, já estabelecidos em lojas físicas, têm receio de transferir o seu negócio para a internet.

O que é preciso entender é que o comportamento do consumidor mudou e continua mudando. Atualmente, muitos preferem a comodidade de fazer uma compra online do que se deslocar para comprar na loja física.

Além de poder comprar a qualquer horário e no lugar que preferir, a facilidade em pesquisar, em poucos cliques, preços e informações sobre os produtos têm atraído cada vez mais pessoas às lojas virtuais.

Mais do que números e estatísticas, abrir e-commerce traz diversos benefícios para o empreendedor.

Veja agora 13 desses benefícios de ter uma loja virtual. Depois de ler você vai querer abrir uma o quanto antes.

1. Vendas 24 horas

Essa é uma das principais vantagens de ter uma loja virtual. Já pensou ter o seu negócio funcionando 24 horas por dia sem se preocupar em aumentar a estrutura e o número de funcionários?

Para uma loja física funcionar durante as 24 horas do dia precisa montar escalas de revezamento de funcionários e investir em segurança para não correr riscos de assaltos durante a madrugada.

Já a loja virtual funciona o dia todo sem a necessidade de aumento da estrutura.

Essa vantagem se estende também para os sábados, domingos e feriados. Enquanto a loja física está fechada e perdendo vendas, a loja virtual continua vendendo normalmente.

Enquanto você e a sua equipe descansam no final de semana, a sua loja virtual estará gerando receita para a sua empresa. Começar a segunda-feira será muito mais prazeroso ao ver a quantidade de vendas realizadas durante o sábado e domingo.

2. Mercado sem limites geográficos

A loja virtual disponibiliza esta grande vantagem ao empreendedor: poder romper fronteiras e vender para todo o planeta, se desejar.

Uma loja física, por mais que tenha uma ótima capacidade de atendimento, não consegue atender clientes que estão distantes, sendo necessário o deslocamento dessas pessoas à loja, se tornando um grande limitador de vendas.

O alcance global da internet possibilita às pessoas de diversos lugares do mundo acessar a sua loja virtual e conferir os detalhes dos seus produtos.

Além disso, permitiu também estabelecer modernos sistemas de pagamento que integram todo o planeta. Assim, a sua loja virtual fica habilitada para receber pagamentos de qualquer lugar através de cartões de crédito internacionais ou serviços como o Paypal.

Atualmente, os Correios e muitos outros serviços de entrega possuem parcerias com empresas transportadoras estrangeiras, o que permite que o seu produto vendido chegue até o seu cliente, por mais longe que ele esteja.

3. Custos de abertura e manutenção menores

Abrir uma empresa sempre envolve alguns custos iniciais, como o registro do contrato social na Junta Comercial, compra de estoque inicial, treinamento, dentre outros.

Mas se você comparar os valores a serem gastos ao abrir uma loja virtual com uma física vai perceber que a última sai muito mais cara.

Para uma loja física obter sucesso precisa ter um ponto comercial excelente. Porém, o dono desse ponto sabe disso, o que torna o local muito valorizado. Isso significa um aluguel caríssimo para pagar todo mês.

Soma-se ao aluguel os custos de instalações confortáveis para receber os clientes, vitrines, placas, equipe de vendas…  A lista é extensa.

Optando por abrir uma loja virtual a economia será muito grande. O que conta para se diferenciar na internet é a criatividade e um bom relacionamento com o cliente.

A parte de estrutura da loja virtual é muito simples. O mais importante é saber escolher bem a plataforma onde funcionará o seu negócio. Se ainda tem dúvidas sobre o que é plataforma, é fundamental ler sobre isso. Um artigo interessante é este aqui:

Para dar mais credibilidade ao seu negócio, precisará também registrar um domínio, mas o custo é baixo. Atualmente é R$ 40,00 por ano.

Além disso, o espaço utilizado para estoque poderá ser pequeno no início, ou até mesmo na sua residência, o que gera mais economia. Depois, com a evolução das vendas, é possível mudar para outro local maior sem maiores problemas.

Essa economia poderá ser investida em marketing, que fará a sua empresa ser conhecida mais rápido e alcançar o retorno do investimento em menos tempo.

4. Baixos custos de divulgação

As lojas virtuais fazem mais uso do marketing digital, enquanto as físicas estão descobrindo essa modalidade de divulgação agora, sendo mais usual utilizarem o marketing tradicional.

No marketing digital são utilizadas ferramentas que possibilitam segmentar o público de maneira que as campanhas atinjam exatamente quem é interessante para a sua empresa e no momento que está mais propenso para o consumo.

Sabe o que isso significa? Uma relação custo x benefício muito mais interessante, pois o resultado nas vendas será maior gastando menos com a divulgação.

Enquanto isso, uma loja física instala outdoors e distribui panfletos na esperança de atrair clientes para a loja. Todo tipo de gente vai receber essa divulgação, mas grande parte não é público da empresa e vai ignorá-la.

5. Comodidade para o cliente e empreendedor

Para o seu cliente, sem dúvidas é muito mais cômodo comprar pela internet. A transação pode ser feita a qualquer horário, sem necessidade de pegar o trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades, na segurança e conforto do lar ou trabalho.

Isso também facilita a vida de pessoas com deficiências ou dificuldade de locomoção, já pensou nisso? Para essas pessoas, receber as compras em casa é um grande diferencial.

Para o empreendedor a comodidade também é maior ao administrar uma loja virtual, se comparar com as lojas físicas.

As atuais plataformas permitem o controle total da loja virtual de qualquer lugar, através de celular, tablet ou computador.

Por estarem na nuvem, basta ter acesso à internet para entrar na plataforma e acompanhar pedidos, contatos, controlar estoques, enfim, todo o gerenciamento do negócio.

Além disso, há a flexibilidade de horário. Assim, você poderá ter outros compromissos durante o dia e realizar a administração da loja virtual à noite, por exemplo.

Basta apenas manter uma pessoa recebendo contatos durante o horário comercial.

Vinte anos atrás, quem diria que a internet proporcionaria tantas facilidades para as pessoas, não é mesmo?

6. Melhor acompanhamento do desempenho do negócio

Em qualquer modalidade de empreendimento, ter acesso a informações precisas de maneira rápida e fácil é primordial para o sucesso.

O empreendedor precisa tomar decisões diariamente, como fazer pedidos para repor estoques, realizar promoções de produtos que estão com baixas vendas e campanhas de marketing para atrair clientes.

Acompanhando de perto o desenvolvimento do negócio, essas atividades ficam mais fáceis de serem realizadas.

Em uma loja virtual, todas as atividades são feitas com o auxílio de ferramentas informatizadas. Sendo assim, há o registro dessas ações no sistema, o que facilita o levantamento de informações importantes.

Com poucos cliques é possível saber, por exemplo, quais os produtos que estão com estoque baixo, qual a margem de lucro em cada produto e quais são mais visualizados pelos visitantes.

É possível saber também o ticket médio das vendas, a taxa de recompra e de rejeição e analisar o tráfego do seu site, de onde vem e para onde vão os seus visitantes, dentre muitas outras informações.

7. Monitoramento do consumidor

Essa é uma grande vantagem de possuir uma loja virtual e que deve ser bastante explorada.

Ao fazer uma compra em uma loja virtual, o cliente necessariamente fará um cadastro com suas informações pessoais. Além disso, ficará registrado o produto que comprou, o local de entrega e se é a primeira compra ou se é um cliente recorrente.

Com essas informações, o administrador tem a oportunidade de estreitar o relacionamento com seus consumidores, algo bastante valorizado atualmente.

Pelo produto comprado é possível saber o gosto do cliente e enviar e-mails ofertando outros produtos que ele poderá gostar. Esses e-mails podem ser monitorados para saber se o cliente está abrindo, lendo e clicando em algum link ou ignorando a oferta.

Poderá também entrar em contato alguns dias após o recebimento do produto para saber se está satisfeito com a aquisição, o que fará com que o cliente se sinta importante para a empresa.

Através do monitoramento das redes sociais, saiba o que o seu consumidor está falando sobre a sua loja virtual e tenha a oportunidade de agir rapidamente, tanto em caso de comentários positivos como nos negativos.

Além disso, esse cliente costuma deixar um rastro, mesmo quando não efetiva a compra.

É possível saber se este visitante chegou ao seu site por algum sistema de busca ou link de outro site, quanto tempo ficou visualizando os seus produtos, o que buscou na sua loja e para qual site foi.

Enquanto isso, em uma loja física o cliente entra, pede por um produto, paga e vai embora sem falar nem mesmo o nome, na maioria das vezes.

8. Múltiplos estoques

Uma possibilidade que pode ser muito bem explorada pelo empreendedor que optar por uma loja virtual é trabalhar com estoques físicos e virtuais descentralizados, gerando economia e agilidade na entrega.

Um estoque físico é quando o comerciante possui o produto anunciado estocado em seu estabelecimento. Ao receber um pedido, ele é que será responsável por separar o produto, embalar e despachar para o destinatário.

O empreendedor poderá ter mais de um estoque físico, de acordo com as suas necessidades, descentralizando as entregas.

Imagine uma loja virtual estabelecida no estado do Rio Grande do Sul, mas que possui muitas vendas de clientes localizados na Bahia.

O empreendedor poderá firmar parceria com empresas de logística localizadas na Bahia para manter um pequeno estoque suficiente para abastecer os clientes da redondeza rapidamente.

Já os estoques virtuais também são uma grande vantagem da loja virtual. É possível anunciar produtos sem ter nada no estoque.

Os produtos estarão localizados nos fornecedores. O trabalho do empreendedor virtual será o de, ao receber um pedido, encaminhar os dados para o fornecedor, que será o responsável pelo envio diretamente ao consumidor.

Essa modalidade de estoque é interessante por reduzir muito os custos de estocagem e de frete. Além disso, não há dinheiro parado em mercadorias aguardando pelas vendas.

Porém, para que consiga trabalhar com estoques virtuais, é preciso contar com fornecedores sérios e comprometidos com a satisfação do cliente para que nada saia errado.

9. Flexibilidade promocional

Uma boa plataforma de lojas virtuais oferece diversas soluções para o empresário criar campanhas promocionais e acompanhar os seus resultados instantaneamente.

Assim, há a disponibilidade de criar cupons de desconto, regras de frete grátis a partir de determinado valor de compra, vinculação de dois ou mais produtos para serem adquiridos em conjunto com desconto, dentre outras ferramentas.

Essas promoções podem ser criadas em questão de poucos minutos e serem divulgadas para os seus clientes imediatamente, sem a complicação que acontece nas lojas físicas, de adesivar vitrines e imprimir banners e panfletos.

Depois de criadas, essas promoções podem ser acompanhadas de imediato. Caso o resultado não seja o esperado, o administrador pode fazer mudanças para conseguir o efeito desejado.

Ou, se o resultado for muito bom e o estoque esgotar em pouco tempo, poderá direcionar para outros produtos ou suspender a campanha e economizar o valor que seria gasto com a divulgação.

Percebeu como as promoções utilizadas nas lojas virtuais são muito mais flexíveis do que nas físicas?

10. Igualdade de oportunidade

Essa é uma incrível vantagem que a internet proporciona às lojas virtuais. Para competir com os grandes players do mercado você não precisa ter uma estrutura similar.

Com poucos recursos financeiros é possível ter uma loja virtual com as mesmas funcionalidades e tão atraente quanto às dos grandes varejistas.

Quanto ao sistema de estoque e logística, o empreendedor sendo organizado e atento ao negócio conseguirá oferecer um serviço até melhor do que o das grandes empresas.

Um negócio muito grande envolve muita movimentação de mercadorias e de pessoas para atender diversos clientes de uma vez.

Em um empreendimento menor é possível oferecer um atendimento mais próximo e personalizado ao cliente, que o deixará mais satisfeito.

Manter um estreito relacionamento com o cliente é uma grande dificuldade das grandes empresas que pode ser muito bem explorado pelo pequeno empresário.

Portanto, sendo organizado, atento ao negócio e às necessidades dos clientes e contando com uma boa plataforma, não há motivos para temer a concorrência.

11. Crescimento das vendas online

Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Forrester Research estima que as vendas online no Brasil vão dobrar até 2021.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 4500 pessoas com idade entre 16 e 75 anos a respeito dos seus hábitos e compras realizadas nos 3 meses anteriores.

De acordo com o estudo, o comércio eletrônico brasileiro perceberá um crescimento médio de 12,4% por ano, o que permitirá atingir uma marca de R$ 85 bilhões de faturamento.

Atingindo esse crescimento esperado, o comércio virtual terá uma participação de 9,5% das vendas no varejo. Atualmente, essa fatia é de 5,4%.

Grande parte desse crescimento será em virtude de novos compradores. A previsão é de que até 2021 27 milhões de pessoas façam a primeira compra pela internet.

Somados aos atuais compradores online, a quantidade chegará a 67,4 milhões de pessoas, ou 44% dos internautas.

Mesmo aquelas pessoas que não fecham a compra online sofrem influência da internet. De acordo com a mesma pesquisa, 19% das vendas de varejo em lojas físicas, desconsiderando alimentos e bebidas, são influenciadas por pesquisas realizadas antes na internet.

A previsão é de que essa influência aumente ainda mais, alcançando 32% das vendas em 2021.

Agora de acordo com previsões da ABComm — Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o faturamento esperado para o e-commerce no Brasil em 2017 é de R$ 59,9 bilhões, com o valor médio das vendas em R$ 450,00.

12. Aumento das vendas

Essa é para quem já é dono de uma loja física e pensa em transformar o negócio em um e-commerce. Saiba que abrir uma loja virtual pode ser uma grande oportunidade para aumentar as suas vendas.

Como administrar um e-commerce normalmente toma menos tempo que um negócio físico, nada impede o empreendedor de ter as duas atividades e, assim, lucrar mais.

Pode até ser interessante, através de um sistema que integre as vendas no balcão e na internet, pois grande parte da estrutura já existente pode ser utilizada para o novo negócio.

Os gastos com burocracia de abertura de empresa já foram realizados e os custos com funcionários, estoques, contas de energia, telefone, dentre outros serão os mesmos.

Mesmo que a sua empresa tenha uma boa clientela, a oportunidade de fidelizar clientes no e-commerce e aumentar o faturamento não deve ser ignorada.

Abrindo uma loja virtual, sua empresa ficará mais conhecida do seu público consumidor. Além disso, você conhecerá mais os seus clientes através do seu monitoramento, o que facilitará campanhas de marketing.

Ficando mais conhecida e com publicidade mais efetiva, a sua empresa certamente vivenciará um interessante aumento nas vendas.

13. Escalabilidade de clientes

Uma loja física possui uma limitação em relação à quantidade de clientes atendidos simultaneamente. Por mais que tenha espaço para ampliações e uma aumente a equipe, chega um momento que não tem mais como crescer sem abrir uma filial.

Porém, para uma nova filial incide os diversos custos de abertura de uma empresa que já foram citados.

Quando a sua empresa possui uma loja virtual, a escalada no número de clientes é sempre possível. Basta implementar melhorias no controle de estoque e logística para conseguir atender uma quantidade cada vez maior de pessoas.

Para visualizar essa diferença, pense como ficam as lojas físicas em datas comemorativas. Normalmente lotadas, muitas perdem vendas de clientes que desistem de esperar para serem atendidos.

Já as lojas virtuais têm capacidade para atender inúmeras pessoas ao mesmo tempo, mantendo o padrão de qualidade.

O que isso significa? Mais vendas e faturamento maior.

Percebeu os benefícios de ter uma loja virtual? A velocidade da internet e a criatividade do empreendedor abrem caminhos para obter lucros que até pouco tempo atrás eram inimagináveis.

Abrindo uma loja virtual através de uma plataforma que disponibilize as ferramentas corretas para ter um site atraente e funcional e utilizando as devidas técnicas para divulgação, as chances de ter muitos visitantes são grandes.

Disponibilizando produtos de qualidade com bom preço e atendimento eficaz, com bastante atenção desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda, esses visitantes certamente se tornarão clientes fiéis.

Não tem como deixar de citar também o avanço da tecnologia dos smartphones. Por meio de dispositivos móveis, qualquer pessoa pode acessar a internet e aproveitar qualquer momento para entrar na sua loja virtual de qualquer parte do mundo e fazer suas compras.

O consumidor de hoje recorre à internet para tudo. Trabalha, busca conhecimento e diversão, mas também procura informações de produtos que deseja e realiza suas compras, mesmo de empresas distantes.

Portanto, não estar online significa perder uma fatia de mercado cada vez maior, que poderia representar uma bela cifra a mais no seu faturamento.

Sendo assim, não perca mais tempo. Abra a sua loja virtual e conquiste o mercado online.

Para facilitar ainda mais a busca do sucesso, conheça os 3 poderosos segredos de lojas virtuais que vendem muito!

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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