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Logística: como gerar autoridade com formas eficientes de frete

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Logística: como gerar autoridade com formas eficientes de frete

Tempo de Leitura: 3 minutos.

Uma logística eficiente pode fazer sua loja vender mais. Mais utilizado do que nunca, o frete como diferencial competitivo pode fazer sua loja virtual “fechar as fronteiras”.

Para gerar autoridade no mercado, você precisará ter, acima de tudo, uma eficiência logística. Para isso, você precisa diversificar a logística da sua loja; ou seja, usar simultaneamente diversas formas de envio. Para o seu cliente, porém, aparecerá apenas as melhores formas de entrega. Nesse sentido, o objetivo final será o cliente “abrir mão” de pesquisar em outras lojas, pois a sua possuirá a melhor conveniência logística.

Logística em Espiral: Entenda e Aplique

Esse conceito já é utilizado há muitos anos pelo mercado alimentício e está ganhando muita força no e-commerce. A Logística em Espiral visa ajudar e atender melhor àqueles clientes que buscam agilidade no recebimento do item comprado.

O primeiro passo é criar formas de atender bem ao cliente que se encontra em uma região mais próxima da sua empresa ou loja. Assim, priorize a retirada do produto na própria loja, ou em pontos de retirada que estejam localizados em ruas de bairros próximos à residência dos clientes ou em bairros onde estes estejam de passagem constantemente. Isso reduz ou elimina o preço do frete, o que pode ser um pronto positivo para suas vendas.

A busca por “Same Day Delivery” cresceu muito nas buscas no Google. E não somente as empresas, como também os clientes, estão buscando lojas que ofereçam entrega expressa como forma de receber suas encomendas. Desta forma, a segunda estratégia de entrega podem ser as bicicletas e motoboys, que podem fazer entregas mais longas e de forma mais rápida ou imediata. Para isso, é importante que sua loja possa oferecer o serviço de entrega expressa como uma de suas formas de envio.

O segundo passo é buscar transportadoras que possam atender bem o seu estado. Lembrando-se de buscar especialistas para interior e capital, bem como, tipos de carga (itens grandes e pequenos).

Com a cidade e o estado “conquistados”, busque especialistas por região (sul, sudeste, norte, nordeste) com a mesma lógica anterior (tipos de carga, capitais e interior).

Veja quem usa a logística para gerar autoridade

Mercado Livre e Amazon são dois exemplos de empresas que utilizam sua logística e política de frete para gerar autoridade e conquistar clientes por todo o país.

Dificilmente não somos impactados por campanhas que priorizam o frete como diferencial. Frete grátis, envio expresso, devolução grátis por 30 dias são apenas alguns exemplos de como essas empresas utilizam o frete para gerar autoridade e, assim, “blindar” o mercado.

Basicamente, o que eles buscam é que o cliente não vá buscar o produto em outra loja, uma vez que, dificilmente alguém conseguirá oferecer uma logística tão eficiente.

Mas como fazer isso na minha loja virtual?

O primeiro passo é buscar especialistas para cada região, por cada tipo de carga: um especialista para cargas pequenas, outro para grandes, e tudo isso por região. É necessário, também, possuir um sistema de indicação de transportadoras que, a partir do seu perfil, segmentem os transportadores mais indicados para lhe atender.

Em segundo lugar, você precisará conectar a sua loja virtual com a transportadora. Você pode fazer isso de forma automatizada ou por tabela ou planilha.

No formato automatizado, você precisará apenas das informações de login e senha (token) e, no formato de planilhas, você consegue cadastrar qualquer transportadora.

Por fim, o terceiro passo é um dos mais importantes, pois é quando vamos configurar como vamos ofertar as opções de frete para o nosso cliente.

Imagine que você possui 5 transportadoras que atendem todo o Brasil, sendo que, cada uma é mais competitiva para uma região.

Quando o seu cliente digitar o CEP, possivelmente aparecerão 10 serviços de entrega. Isso pode confundir o consumidor e tornar a compra mais complexa.

Para ajudar esse processo, você pode criar uma regra onde define qual o resultado aparecerá no momento da cotação; além de duas opções de frete mais rápido e duas opções de frete mais barato, assim você está oferecendo apenas o melhor para o cliente, facilitando sua escolha.

Quanto custa para a minha loja virtual?

Ter um Gateway de Frete na sua loja virtual não é um investimento alto.

O maior desafio é desenvolver uma rede de transportadoras parceiras, já que a maioria delas não exige uma quantidade mínima de envios por mês. Ou seja, não há custo fixo se existirem poucos envios por uma transportadora específica.

As opções de plano dessas transportadoras podem variar de R$50,00 mensais para integração automatizada até R$120,00 (pagamento único) para conectar por tabela ou planilha.

Coloque-se no lugar do cliente!

Muitos clientes desistem de suas compras online por conta do valor do frete, gerando o que se denomina, atualmente, de síndrome do carrinho abandonado.

Ter um bom preço no produto e um alto custo na entrega do mesmo é um fator que gera alto índice de perda de vendas. Por isso, se não é possível adotar uma política de frete grátis, ou não existe a possibilidade do cliente retirar seu item em uma loja física, pense adote uma estratégia de logística e transporte que seja uma vantagem comparativa perante outras lojas.

Em alguns casos, o preço dos produtos pode ser, inclusive, maior que o dos concorrentes, porém, se o preço do frete e o prazo de entrega são atrativos, isso se tornará o maior diferencial das suas vendas!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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