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Indicadores de desempenho do e-commerce: crie um site com sucesso

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Indicadores de desempenho do e-commerce: crie um site com sucesso

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Para se obter o sucesso desejado com uma loja virtual é preciso bem mais do que escolher uma plataforma para vendas e cadastrar os produtos. Um grande passo nessa empreitada é estabelecer indicadores de desempenho do e-commerce. 

Ao definir esses indicadores, você terá chances reais de analisar com precisão os resultados obtidos e, assim, desenvolver estratégias de e-commerce mais eficientes — além de poder otimizar recursos e processos.

Com isso em mente, veja a seguir os fatores que mais influenciam no desempenho desse negócio para aprender a analisar o empreendimento digital da melhor maneira. Boa leitura!

Ferramentas de marketing

Apostar em ferramentas de marketing não é garantia de que um vendedor terá sucesso. É necessário conhecimento para saber lidar com elas, principalmente com a evolução abrupta dos métodos e técnicas de marketing que correm atrás de estudar e responder ao comportamento volátil da sociedade.

Independentemente de onde sua loja virtual esteja nas mídias sociais, sempre haverá uma forma de quantificar resultados. Seja no Facebook, Instagram, Pinterest, ou qualquer outra rede, a análise de resultados é muito importante para que você avalie o público que interage com você.

Logo de cara, saiba que analisar esses relatórios nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, os gráficos mais simples já passam informações relevantes. Agora, imagine como seria incrível interpretar todo o dossiê sobre o relacionamento do seu público com a sua marca.

Algo que pode facilitar muito a sua vida é investir na contratação de um especialista nessa área. Certamente, ele ajudará você a descobrir como atrair novos clientes e melhorar suas conversões.

Tráfego do site

Medir o tráfego da sua loja virtual é essencial para o seu planejamento estratégico. Sem esse acompanhamento, você perde muitas informações úteis para o negócio, como as páginas de desistência, o tempo do visitante, a origem e assim por diante.

A medição completa precisa ser vista entre os empreendedores como a principal ferramenta de monitoramento de e-commerce — afinal de contas, somente por meio dela será possível medir, em números, o sucesso ou insucesso da loja, permitindo também uma análise das causas que levam às quedas ou picos de tráfego.

Interpretar a média de visualizações de página e tempo no site apontará se o conteúdo da sua loja consegue envolver o público, bem como se o tráfego é direcionado. Se esse índice estiver baixo, uma boa dica é reavaliar as principais palavras-chave e as campanhas ativas.

Outros itens essenciais na hora de “prender” o possível cliente são a velocidade de carregamento do site e a responsividade, ou seja, se o mesmo é otimizado para dispositivos móveis.

Índice de vulnerabilidade

Monitorar o nível de exposição do site quanto a usuários mal intencionados é muito importante para manter a performance de qualquer negócio virtual — isso porque lojas online costumam serem alvos de hackers.

Esses indivíduos buscam encontrar vulnerabilidades e desestabilizar sistemas, interferindo no desempenho dos empreendimentos e gerando muitos outros transtornos. Portanto, tenha bastante atenção!

Para evitar esse problema, invista em escaneamento e proteção contínua. Você pode procurar um especialista ou empresa que ofereça esse tipo de serviço ou, se tiver experiência com a manipulação de plug-ins e combate a malwares, você mesmo pode ficar de olho nesse quesito e implantar medidas de acompanhamento rotineiro.

Intermediador de pagamentos

Uma loja virtual bem-sucedida precisa transparecer segurança e boas opções de pagamento. Um gateway de confiança pode simplificar as transações financeiras e, ainda por cima, ajudar no combate a fraudes e em prol do sigilo dos dados.

Se você quiser fazer uma análise da parte comercial, apurando vendas e rastreando a movimentação financeira, investir na terceirização de um sistema de pagamentos é uma solução que merece ser considerada.

Quanto mais agilidade e praticidade você tiver em suas operações, melhor será seu nível de produtividade. Além disso, do ponto de vista do cliente, conforto na hora do pagamento pode ser essencial para as conversões.

Gerenciamento do banco de dados

Contratar um sistema de gestão de banco de dados é primordial para o armazenamento e backup de dados. Essa ferramenta chega a ser crucial na hora de monitorar o uso do sistema utilizado para garantir o máximo desempenho da plataforma.

Muitas empresas acabam apostando na terceirização desse serviço devido à dificuldade de arcar com os custos de uma boa análise do ambiente tecnológico. Por sua vez, vale ressaltar que essa atividade exige um investimento um pouco maior, pois requer equipamentos avançados e profissionais com alta qualificação.

Taxa de conversão

A conversão é realmente prioridade nos mecanismos da sua plataforma? Você tem estratégias objetivas e práticas para melhorar esse indicador constantemente? Se tiver dificuldade para responder a essas perguntas, precisa dar mais atenção a essa taxa.

Converter deve ser o objetivo principal do e-commerce e, para aprimorar esse processo, você pode melhorar a descrição e as fotos dos seus produtos, buscando captar o cliente com persuasão e lábia.

Já na parte mais técnica do site, observe se os botões de call to action da loja estão destacados. Ajude o cliente a achar seu produto e invista em soluções diferentes de navegação para atraí-lo.

Lembre-se de que segurança e credibilidade são pontos fundamentais quando se trata de compras online, pois o cliente precisa se sentir protegido no ambiente digital. Para isso, deixe seus canais de atendimento bem visíveis, assim como os selos de segurança e recomendações.

Logística

Nenhum cliente compra online sem se importar com o tempo e a qualidade da entrega. Nesse sentido, a logística é um ponto que merece atenção. Esse setor é tão importante para o e-commerce que pode produzir uma lista enorme de indicadores válidos para uma boa gestão do negócio.

Ao trabalhar a logística da sua loja virtual, até mesmo por meio de aplicativos para e-commerce, você perceberá diversos fatores que poderão ser monitorados para o aumento da performance geral. Alguns deles são:

  • integração da cadeia de suprimentos;
  • fluxo dos processos;
  • gestão de rotas e entregas;
  • gerenciamento do estoque;
  • tratamento das defasagens de informação e operação;
  • delivery imediato;
  • rastreamento de pedidos e entregas.

Por fim, destacamos que utilizar as ferramentas certas torna o gerenciamento da loja virtual muito mais fácil, podendo aumentar os lucros do negócio. Além disso, todo empreendedor que deseja ter sucesso precisa se conectar com as novidades e estar sempre olhando para o futuro. Logo, não deixe de se atualizar!

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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