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A importância do relacionamento com clientes e visitantes da sua loja online

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A importância do relacionamento com clientes e visitantes da sua loja online

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Sabe aquele objetivo de atrair o maior número possível de visitantes para uma loja virtual na expectativa de aumentar o número de vendas? Pois é, trata-se de uma meta importante para qualquer negócio, mas que nunca pode caminhar sozinha. Muitos lojistas se preocupam em divulgar a marca e os produtos, aparecer em diferentes mídias e aumentar o tráfego do site, mas se esquecem de algo básico e essencial: o relacionamento com clientes e leads.

A forma como você se relaciona com as pessoas que se conectam ao seu negócio diz muito sobre o seu desempenho. Se você não possui nenhum processo para se manter próximo a eles, grande parte do seu esforço para atrair visitantes estará sendo completamente desperdiçado.

E vale aqui ressaltar que as ações não podem ser direcionadas apenas para os leads que ainda não compraram com você, e nem somente para os clientes. É preciso saber se relacionar com todos. E claro, entender as diferenças entre o momento de um novo visitante e o perfil de alguém que já fez ao menos uma compra em sua loja.

O relacionamento com clientes e visitantes não pode seguir uma regra única. Ele precisa ser personalizado. Veremos mais sobre o tema ao longo do artigo com detalhes importantes sobre Inbound Marketing. Siga acompanhando!

O que é Inbound Marketing

Apesar de ser um termo bastante difundido nos últimos anos, muita gente que não conhece bem a área de Marketing ainda não sabe o que é o Inbound Marketing. Então vamos entender esse conceito para compreender porque isso está associado ao relacionamento.

Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de ações e estratégias de marketing com o objetivo de atrair e converter clientes por meio de conteúdos. Ou seja, é um marketing de atração.

Através do Inbound as empresas utilizam canais como o Google, as redes sociais, blogs, dentre outros para que os potenciais clientes as encontrem e se interessem por conta própria. Quem procura pela empresa nessa metodologia são os clientes.

E o Inbound tem ligação direta com relacionamento, pois uma das premissas desse conceito é justamente criar relação com todas as pessoas que são atraídas pelo seu negócio.

No Inbound você utiliza uma série de conteúdos ricos e relevantes para educar e nutrir os leads e clientes. A ideia é tornar sua empresa em uma referência para assuntos na sua segmentação, influenciando na decisão de compras dos potenciais clientes.

Os benefícios do Inbound

As empresas que realizam um trabalho de Inbound Marketing conseguem obter alguns resultados importantes. Na verdade, toda iniciativa voltada para a criação de relacionamento com quem demonstra interesse pelo seu negócio gera retorno positivo.

No caso do Inbound, podemos apontar alguns benefícios principais a partir da sua aplicação. São eles:

– mais visibilidade para o negócio (sua loja se tornará mais conhecida e visitada)

– mais potenciais clientes atraídos para o seu negócio

– redução do custo de aquisição de clientes

– processo de vendas mais otimizado

Quais são suas etapas

Para se ter uma melhor compreensão do Inbound, precisamos saber quais são as etapas envolvidas ao longo do processo. Relacionar é assim, você não cria e estabelece um vínculo de imediato. É necessário caminhar passo a passo até atingir o objetivo final.

Atração

Tudo que um lojista quer ao criar uma loja virtual é ter muitas vendas no site. E para ter vendas, é fundamental que a loja seja encontrada pelo maior número possível de pessoas com potencial para se tornarem leads. Resumindo, atrair visitantes é uma etapa muito importante do Inbound para quem tem um e-commerce.

E como ter bons resultados nessa fase de atração?

Explorando bastante o SEO (Search Engine Optimization), que consiste na realização de técnicas que melhoram o resultado de uma página nos mecanismos de buscas online. Ou seja, você realiza uma série de ações para que sua loja seja encontrada nos primeiros resultados do Google para determinados termos ligados à sua área de atuação.

No caso de uma loja virtual, as próprias descrições dos produtos, se feitas de maneira bem completa e explorando as palavras-chave corretas, isso causa impacto positivo no SEO. Existem recursos e integrações na própria plataforma, como ocorre com a Loja Virtual, que também contribuem para a melhoria nos resultados.

Aqui na fase de atração podemos mencionar também anúncios pagos no Google ou outros mecanismos de busca, os chamados links patrocinados. E você pode ainda explorar as redes sociais, tanto de maneira orgânica, com posts, stories e lives, como também com anúncios pagos no Facebook Ads, por exemplo.

Conversão

Está atraindo visitantes para sua loja? Entra nesse momento então a próxima etapa, que é a conversão desses usuários em leads do seu negócio. Se tornar um lead significa que a pessoa, por vontade própria, em troca de algum conteúdo, informação ou benefício, informa seus contatos.

Quanto mais visitantes você consegue converter, mais potenciais clientes você terá em sua base para poder se relacionar.

Relacionamento

A fase seguinte é exatamente um complemento como acabamos de dizer acima. O objetivo de ter leads é estabelecer com eles uma relação mais próxima com o intuito de transformá-los em clientes.

Aqui nessa etapa tão essencial (se ela não for bem feita você torna perda de tempo as etapas de atração e conversão), você pode explorar bastante o e-mail marketing e as automações de marketing.

Mas claro, estamos falando aqui de maneira bastante resumida. Essas comunicações e a relação em geral precisam ser personalizadas para ter melhores resultados. Para isso, segmentar os leads de acordo com perfil, interesses, momento na jornada e outros dados possíveis de obter será de grande valia para suas ações.

Venda

Após um relacionamento já bem estabelecido, onde os potenciais clientes foram educados e receberam informações valiosas, você pode partir para a realização das vendas.

Se você não possui em seu e-commerce uma equipe comercial ou um CRM, fique atento aos resultados da etapa de relacionamento. Para quem possui fluxos de automação bem definidos, fica mais fácil identificar aqueles leads que podem ser tratados como oportunidades reais de realizar uma compra com você.

Análise

Está com todas essas etapas rodando em seu negócio? Pouco a pouco você terá um volume mais relevante de dados e informações para iniciar a fase final de análise. Dessa forma você consegue monitorar quais canais estão gerando mais resultados, que tipo de relacionamento traz mais ou menos impacto e por aí vai.

Somente é possível redefinir estratégias e traçar novas rotas analisando o que está sendo feito atualmente. Assim você tomará medidas com convicção, e não com achismos como infelizmente acaba ocorrendo em muitos negócios.

Os visitantes da loja

Um e-commerce que realiza um bom trabalho de marketing e de divulgação tende a receber milhares de visitantes diariamente. O fluxo de pessoas online pesquisando e comprando produtos dos mais diversos segmentos é bastante elevado todos os dias.

É normal que uma loja virtual receba muitos cadastros e tenha o carrinho abandonado por centenas de usuários, faz parte do processo. Mas a partir do momento que ele deixou um cadastro com e-mail ou telefone, ele se mostrou disposto a interagir com você. É o que ocorre na etapa de conversão que mostramos anteriormente.

A partir desse momento um relacionamento precisa ser criado. Esses leads são potenciais clientes do seu negócio. É importante que eles sigam recebendo informações sobre sua loja, ofertas e promoções que você venha a lançar, novidades de produtos (etapa de Relacionamento).

Tudo isso fará com que essas pessoas permaneçam se lembrando da sua marca e dos produtos que você vende. Em uma eventual necessidade futura ele saberá qual loja procurar para efetuar a compra (etapa de Venda).

Interação com clientes

O mesmo vale para os clientes, ou seja, aqueles consumidores que já compraram pelo menos uma vez na sua loja. Mantenha uma relação com todos eles nos moldes descritos no tópico anterior.

Você pode personalizar ainda mais, criando ofertas especiais pensando exatamente nesse público que já comprou em seu e-commerce. Assim você demonstra para eles uma sensação de importância, de valorização, e incentiva novas compras. Um ótimo caminho para fidelizar o cliente!

Outra medida muito válida é a realização de pesquisa para saber do cliente o que ele achou da experiência de compra, do processo de entrega e da qualidade do produto. As pesquisas demonstram ao consumidor que você está interessado em escutar o que ele tem a dizer e se preocupa em oferecer sempre o melhor.

As informações obtidas por meio de pesquisas podem se tornar um grande diferencial na criação de novas estratégias e novas abordagens.

Percebeu ao longo do conteúdo como o relacionamento com leads e clientes é indispensável para o seu e-commerce? E fazendo uma avaliação do seu negócio atualmente, como está sua relação com as pessoas que se conectaram com você?

Faça uma reflexão e coloque em prática ações e estratégias que mencionamos no artigo que hoje você ainda não aplica em sua loja virtual!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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