(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Imagens de produtos no e-commerce: quais os tamanhos ideais?

LojaVirtual.com.br / Especializando em e-commerce  / Imagens de produtos no e-commerce: quais os tamanhos ideais?

Imagens de produtos no e-commerce: quais os tamanhos ideais?

Tempo de Leitura: 5 minutos.

As fotos e imagens dos produtos em uma loja virtual possuem um papel essencial no desempenho online do site. Boas imagens de produtos são determinantes para atrair a atenção dos consumidores e aumentar a taxa de conversão.

São as fotos/ilustrações dos produtos que fazem do site uma verdadeira vitrine. E elas podem chamar a atenção  dos visitantes ou não, assim como acontece com as lojas físicas. Tudo depende da nitidez, resolução e qualidade das imagens que você utiliza.

Até mesmo fatores de ranqueamento em buscadores, como o próprio Google, são influenciados pelas imagens, descrições e demais informações inseridas no site de e-commerce.

De todos os quesitos que contribuem para uma boa imagem de produto de um site, a qualidade e o tamanho são os dois mais importantes.

Qual é o tamanho mais adequado em relação às dimensões das imagens para sites de e-commerce?

Tipos de imagens de produtos

Vamos começar falando nas variações dos tipos de imagens de produtos que são utilizados. Até o momento não existe nenhum guia abrangente ou classificação de tipos de imagens de produtos de e-commerce.

Contudo, podemos definir algumas diferenças com base em alguns aspectos:

  • No número de objetos em uma cena: grupo e/ou individual.
  • No tamanho e dimensões: tamanho normal, produto grande, detalhe, miniatura.
  • No objetivo: uma embalagem, uma visão 360º do produto.
  • Nos adereços  e recursos usados: um manequim, por exemplo.
  • Nas informações fornecidas em uma foto: infográfico e imagens promocionais.
  • Na proposta de uso: estilo de vida.

A importância do tamanho da imagem

Não basta simplesmente inserir várias imagens, é importante avaliar como elas se encaixarão no design do seu site.

Cada proprietário de loja virtual deve ter uma compreensão clara da influência da imagem de um produto de e-commerce na apresentação e na atratividade de seu site.

A composição de imagens qualificadas com descrições bem completas dos produtos é capaz de gerar resultados extremamente positivos.

E lembre-se sempre: não adianta adequar corretamente o tamanho das imagens caso elas não tenham qualidade. Fatores como a iluminação e a capacidade da câmera utilizada são essenciais para ter mais nitidez e fotos mais atrativas!

Conhecendo as imagens digitais

As imagens digitais para sites de e-commerce são mosaicos de milhões de pequenos quadrados chamados elementos de imagem. Em outras palavras, os famosos pixels.

Cada pixel é uma cor sólida e uniforme. Por mais que você não soubesse bem qual a definição de pixel, é bem provável que já tenha escutado esse termo algumas vezes.

Os dispositivos eletrônicos podem usar esses minúsculos pixels para exibir fotos nos sites com alta qualidade.

Como se calcula o tamanho da imagem?

Antes de preparar as imagens dos seus produtos para o seu e-commerce, precisamos falar sobre “tamanho da imagem”. Nesse caso estamos nos referindo às dimensões em pixels da imagem (largura e altura em pixels), ou o tamanho do arquivo de imagem (KB ou MB).

Tamanho da imagem em relação à sua dimensão física é o termo utilizado para descrever a altura e a largura de uma imagem. Ele determina o quão grande ou pequena é a imagem em uma página. Ao falar em termos de design de site, as imagens são sempre medidas em pixels.

O tamanho do pixel de uma fotografia digital é especificado de duas maneiras – por suas dimensões em pixels ou pelo número total de pixels que contém. Por exemplo, pode-se dizer que a mesma imagem tem 4.368 por 2.912 pixels ou 12,7 (4368 multiplicado por 2.912) milhões de pixels ou megapixels.

Tamanho ideal para imagens de produtos

Não há uma resposta definitiva, o que podemos dizer é que o melhor tamanho é ​​aquele que funciona corretamente para o seu site. Para obter o desempenho ideal do site, as imagens do seu e-commerce devem ser tão grandes quanto necessário para preencher seus espaços.

Portanto, é necessário aprender primeiro as dimensões da imagem, para identificar o quão estendida é a área de conteúdo do seu site. Por exemplo, as imagens da apresentação de slides geralmente são mais largas do que as imagens de blog (tamanho médio) e as imagens de miniaturas (muito menores).

Como recomendação para que se tenha uma resolução melhor, é indicado que suas imagens tenham no máximo 1020 x 1024 pixels. Dessa forma o consumidor da sua loja virtual conseguirá ver melhor os detalhes.

1

Qual tamanho é adequado para uma imagem de produto de e-commerce?

Geralmente, uma loja virtual usa três tamanhos que são adequados para três tipos principais de imagens de comércio eletrônico: apresentação de slides, blog e miniaturas.

Tamanho pequeno

Imagens pequenas com um tamanho de 100 x 200 ou 200 x 200 costumam aparecer na categoria de produtos ou nas listagens de resultados de pesquisa de produtos no site. Geralmente, eles precisam ser grandes o suficiente para transmitir as características básicas de um produto: forma, cor e design.

Normalmente, ao clicar em uma miniatura os consumidores são direcionados para uma página de produto mais completa com imagens maiores e mais detalhes do item em questão.

Tamanho médio

Todo produto precisa de fotos com boa qualidade na sua página de produtos. Essas imagens devem mostrar as várias perspectivas do item, como frontal, lateral, inferior, etc.
Nesses casos, geralmente temos imagens de 640 x 640 ou 800 x 800.

Tamanho grande

É um tipo de fotografia que exige enquadramentos específicos de câmera e iluminação para poder dar zoom em uma determinada parte do objeto e captar apenas um detalhe de todo o produto fotografado.

Dependendo da categoria do produto, close-ups detalhados são super importantes, para qualquer produto com padrões, tecidos, textura de superfície e cores especiais. Um tamanho grande o suficiente de 800 x 800 e 1000 x 1000 é perfeito para zoom.

A captura de fotos detalhadas é frequentemente usada para páginas de produtos de uma loja online, bem como fotos comerciais para mídia social.

Um dono de loja virtual de roupas saberá como utilizar fotos para definir expectativas realistas quanto ao nível de qualidade, portanto, aumentar a taxa de conversão significativamente. Antes de comprar uma roupa, por exemplo, é normal que o consumidor queira ver detalhes da estampa, do tecido, de algum símbolo bordado, uma frase ou qualquer outro detalhe na peça de roupa em questão.

Recomendações no uso de imagens de produtos

Você pode selecionar os três tamanhos mencionados acima para as seções de miniaturas, produtos e zoom. No entanto, você deve levar em consideração as restrições de diferentes plataformas de sites no que diz respeito ao tamanho da foto do produto.

Considere as restrições de imagem nas plataformas

Quase todas as plataformas de e-commerce estabelecem restrições ao tamanho das fotos. Na Loja Virtual, recomendamos que as imagens tenham uma resolução mínima de 1.000 x 1.000 pixels e cada arquivo deve ter no máximo 15mb. Elas são redimensionadas pela própria plataforma de acordo com o espaço disponível.

Conclusão

Resumindo, o melhor tamanho para a imagem de um produto é aquele que funciona corretamente para o seu site.

Como proprietário de uma loja virtual, você precisa tomar decisões estratégicas e assertivas sobre o tamanho das imagens de seus produtos para o seu e-commerce após analisar todos os determinantes do design de seu site.

Lembre-se de que boas fotos para uma loja online são determinantes para movimentar mercadorias em seu site e aumentar suas vendas.

Crie sua loja virtual agora mesmo

Crie sua loja, experimente os recursos e comece a vender!

Experimente Grátis
Share

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment