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Guia sobre Marketing Digital e estratégias para e-commerce

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Guia sobre Marketing Digital e estratégias para e-commerce

Tempo de Leitura: 5 minutos.

O número de lojas virtuais deu um grande salto no Brasil ao longo deste ano em função da pandemia de Covid-19 e o isolamento social, e com isso o Marketing Digital ganhou uma importância ainda maior. Muitos lojistas e empreendedores migraram seus negócios para o meio online, enquanto outros milhares iniciaram sua trajetória no e-commerce ao perceberem as oportunidades do mercado.

Com tamanha concorrência e os desafios do mercado atual, ter uma loja virtual é apenas o primeiro passo para quem deseja viver das vendas online ou planeja ter nesta atividade um complemento de renda importante.

Nos dias de hoje, quem não realiza nenhuma ação de marketing fatalmente será “engolido” pelos concorrentes. Um negócio online precisa estruturar o seu marketing digital para ser visto pelos potenciais consumidores.

E está aí um grande desafio apontado por diversos empreendedores, principalmente nos micro e pequenos negócios. Como definir corretamente as estratégias e as ações de marketing digital para impulsionar o seu e-commerce?

Apesar de 92% dos pequenos negócios já utilizarem alguma estratégia de marketing digital de acordo com pesquisa do Opinion Box realizada em 2019, a maioria encontra dificuldades para saber se está agindo corretamente.

Os canais e mídias utilizadas são as ideais para o meu negócio? Será que os investimentos que estou destinando para minhas ações são suficientes? Estou direcionando para o público certo, com maior potencial de engajamento e compra em minha loja?

Esses são alguns dos questionamentos que muitos lojistas fazem diariamente na tentativa de buscar os melhores resultados.

Vamos ver neste conteúdo tudo que você precisa saber sobre marketing digital. E você ainda vai receber algumas dicas para saber como aplicar os conhecimentos na elaboração de estratégias e ações para o seu negócio.

O conceito de Marketing Digital

Por mais que hoje você escute falar em Marketing Digital quase todo o tempo, saber exatamente qual o conceito é outro papo.

Podemos defini-lo como um conjunto de ações e estratégias executadas com o objetivo de atrair novos clientes, criar uma identidade da marca e estabelecer relacionamento com leads, clientes e seguidores.

Dentre as iniciativas que podem ser utilizadas, temos ações de publicidade, propagando e comunicação, SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, mídias pagas e por aí vai. São muitas as possibilidades e os caminhos que você pode seguir atualmente.

É por meio do Marketing Digital que você vai se comunicar com seu público-alvo de maneira mais direta e personalizada. É através dele que você irá promover seus produtos visando ampliar as vendas de sua loja, como no caso de um e-commerce, por exemplo.

Presença digital

Como a grande maioria das pessoas está no meio digital, sem uma presença estruturada no meio online você não conseguirá atingir seu público. Por isso é tão importante que o seu negócio tenha força no ambiente digital.

Os consumidores em sua quase totalidade, mesmo aqueles que pretendem comprar em loja física, fazem pesquisas na Internet. É uma forma que as pessoas encontraram de comparar preços, buscar informações e opiniões sobre produtos e serviços e assim ter mais segurança na tomada de decisão.

Como estamos falando mais especificamente sobre e-commerce, você precisa garantir uma presença digital bem estratégica e eficaz para sua loja a fim de buscar por mais visibilidade e mais vendas.

Comece pelo planejamento

Parece básico, mas é sempre importante destacar a necessidade de começar uma nova ação pelo planejamento. Antes de montar sua loja virtual você certamente planejou todos os prováveis passos. O mesmo vale para iniciar ou reestruturar o seu Marketing Digital: planeje!

Você tem bem definido, por exemplo, quais são seus produtos? Tem a intenção de expandir sua linha de produtos para outras categorias/segmentos? Quais seus planos em relação a isso?

Você definiu seus preços com base em pesquisas de mercado, características da sua região de atuação e preços praticados pelos concorrentes? Sua estratégia de precificação foi feita com base em quais critérios?

Você pensou em formas de atrair o público-alvo para sua loja? Como você vai promover os produtos, sua loja e sua marca?

Todas essas perguntas fazem parte de um conceito básico do marketing que são os famosos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Seu planejamento de Marketing Digital depende diretamente de ter tudo isso bem definido antes de iniciar as ações.

O Sebrae/MG tem um conteúdo bem completo sobre Marketing Digital, com foco inclusive para pequenas empresas, o que poderá te fornecer informações ainda mais precisas. Nesse conteúdo foram apresentados alguns passos fundamentais para o seu planejamento:

– Estabeleça objetivos e metas

– Faça pesquisas de mercado

– Defina os canais que serão utilizados

– Produza conteúdos

– Tenha anúncios e campanhas em mídias pagas

Saiba quem é o seu público

Quando falamos em saber quem é o seu público-alvo não estamos falando apenas de saber informações básicas e genéricas. Vamos supor que você tem uma loja de produtos fitness. Quem é seu público? De uma maneira geral você pode definir como pessoas que cuidam da saúde, realizam atividades físicas, praticam esportes, cuidam da alimentação, dentre outras características.

Porém, a linha de produtos fitness é bastante ampla e você pode ter diferentes focos dentro dessa segmentação. Você precisa unir o que você sabe a respeito do seu público-alvo com detalhes da sua persona.

E como descobrir quem é essa persona?

Você pode realizar pesquisas de mercado para conhecer hábitos, comportamentos, preferências, desejos e outros detalhes sobre o seu consumidor ideal. Quando você compreende melhor quem é sua persona, toda sua comunicação e direcionamento de mídia passam a ser feitos de maneira mais personalizada e assertiva.

Presença nas mídias sociais

É muito importante que você tenha perfis do seu negócio nas redes sociais. É essencial ter um site próprio para sua loja? Sem dúvidas, lá você terá todos os elementos para captar contatos e realizar as vendas online. Mas é preciso atrair público, fortalecer a marca, expandir a divulgação dos produtos, e nesse aspecto as mídias sociais serão fundamentais.

Através das redes sociais você consegue criar um relacionamento diferenciado com os potenciais consumidores e com os clientes de sua loja. Não é preciso focar apenas em vendas, na verdade o intuito principal de ter presença nessas mídias é para aprender a se relacionar com seus seguidores.

Crie perfis do seu e-commerce apenas nas principais redes usadas pelo seu público, não é necessário atacar todas elas ao mesmo tempo. E não se esqueça de alinhar os objetivos definidos para o seu negócio com as estratégias que serão adotadas nas redes sociais.

Quais são hoje as principais mídias utilizadas no Brasil?

– Facebook

– Instagram

– Youtube

– Twitter

– LinkedIn

– TikTok

– Whatsapp

Planejamento de mídia

Definiu quais mídias sociais utilizar e criou o perfil profissional do seu negócio nelas? Então é preciso partir para o planejamento de utilização dessas mídias. Mais uma vez o planejamento aparece como etapa indispensável, é assim para cada nova decisão, ação ou estratégia adotada.

Quando falamos em planejamento das mídias sociais, estamos nos referindo a:

1 – Planejar e estipular qual será a periodicidade das publicações

2 – Definir quais os formatos serão utilizados e que tipo de conteúdo será abordado

3 – Realizar o monitoramento dessas publicações e interagir com os comentários recebidos

4 – Analisar os resultados para compreender quais conteúdos e formatos possuem melhor repercussão

Uma dúvida que sempre surge quando se fala no uso das redes sociais está relacionada aos investimentos necessários. É gratuito? Preciso investir altos valores? Consigo ter abrangência de público mesmo com investimentos reduzidos?

Sim, nas redes sociais você consegue realizar todo um trabalho de publicações sem custos. Mas tudo depende das suas estratégias e do alcance que você quer ter. Por isso indicamos que seja feito um investimento em mídias pagas. O alcance pode ser bem elevado mesmo com poucos recursos investidos.

Se você tem o objetivo de aumentar consideravelmente seu número de seguidores ou de atrair um público maior que possa ter interesse nos seus produtos e conteúdos, você precisará estipular investimentos em campanhas pagas.

Conclusão

Como está hoje o seu conhecimento em Marketing Digital? Você já tem algumas ações em andamento feitas com o devido planejamento conforme citamos no artigo?

Nosso artigo toca em pontos muito importantes e que poderão te ajudar a entender se você está no caminho certo. Fazer Marketing Digital sem planejamento, sem objetivos e sem definir as estratégias corretas não trará os resultados desejados.

Veja todas as informações, procure nossos outros artigos sobre Marketing digital, Redes sociais e Vendas online e aprenda o máximo possível sobre o assunto. E claro, conte com o apoio do nosso atendimento para melhor aproveitamento da nossa plataforma!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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