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Guia para encontrar a plataforma de ecommerce ideal para o seu negócio

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Guia para encontrar a plataforma de ecommerce ideal para o seu negócio

Tempo de Leitura: 6 minutos.

Uma das principais formas de vender produtos online na atualidade é por meio de uma loja virtual. Assim você passa a ter o seu próprio site, com sua marca, seus produtos, e pode utilizar as estratégias que você desejar. Existem no mercado dezenas de empresas que oferecem ferramentas para que você possa escolher em qual plataforma de ecommerce irá montar o seu negócio.

Um dos principais desafios para quem vive no universo das vendas online é justamente compreender o que deve ser observado para escolher a melhor plataforma de ecommerce. O que é essencial que uma plataforma tenha? Como você pode se beneficiar dos recursos oferecidos?

Uma boa plataforma para ecommerce te oferece integrações fundamentais para todo o processo envolvido em uma venda online. Você deve ter acesso a variados meios de pagamentos, opções para a logística da sua loja, gráficos e relatórios para acompanhamento  e gerenciamento do desempenho e por aí vai.

Vamos ver neste artigo tudo que você precisa considerar para escolher a plataforma de ecommerce ideal para você montar sua loja virtual.

Custo benefício x benefícios oferecidos

A primeira etapa de uma análise sempre passa pela viabilidade financeira. Em todas as áreas, quando vamos pesquisar por algum produto ou serviço, é bastante comum filtrarmos de acordo com um valor máximo que podemos gastar naquele momento.

Você deve evitar despender tempo e esforço estudando plataformas que estejam completamente fora das suas possibilidades de gastos. Por isso é muito importante ter planejamento e conhecimento do quanto você pode investir neste tipo de serviço.

Porém, a avaliação da plataforma que vai ser escolhida não pode ser embasada apenas no aspecto financeiro. Existem inclusive algumas plataformas que oferecem planos gratuitos, o que automaticamente atrai milhares de usuários.

Mas será que é isso mesmo que você precisa?

O fato de ser gratuito não significa que você não terá custos com a ferramenta ou com o processo de venda online como um todo. E muito menos garante que você tenha sucesso na criação da sua loja. Muita gente acaba não fazendo a análise correta e opta por ferramentas gratuitas ou pelos planos mais baratos.

Você precisa validar o investimento com base nos seus objetivos e nos recursos e benefícios oferecidos pela plataforma. Somente passando por essa combinação de fatores é que você terá a real noção se está fazendo a escolha certa.

Como fazer isso?

Imagine que você esteja começando agora no e-commerce e tenha ainda poucos produtos e uma pequena clientela. Montar um site próprio para fazer suas vendas é um passo importante para ampliar o seu negócio, mas inicialmente você não tem muito capital para investir.

Certamente ofertas de plataformas de ecommerce gratuitas vão chamar a sua atenção por não ter custos envolvidos inicialmente. Se você faz a opção por uma dessas ferramentas e não valida as contrapartidas, poderá gastar muito do seu tempo montando e personalizando sua loja para então perceber que ela não tem os recursos básicos que você precisa.

Por isso é fundamental, no momento da busca por uma plataforma de ecommerce, que você analise com detalhes tudo que você terá direito no plano gratuito ou nos planos mais baratos. Se essa informação não está clara no site, solicite que a empresa envie todo esse detalhamento para você.

Produtos

Verifique a quantidade máxima de produtos que você pode ter dentro do plano e já confira também quais são os planos seguintes e os custos de cada um. A versão gratuita, por exemplo, suporta com alguma margem a quantidade de produtos que você tem hoje? Você tem a intenção de ampliar essa gama de produtos em um curto prazo?

Fique atento a essa questão, principalmente considerando seus objetivos futuros. A plataforma e o plano escolhido precisam atender a quantidade de produtos atual e de acordo com suas pretensões a curto e médio prazo.

Um possível salto de plano após pouco tempo de ativação pode representar um aumento de custos acima do planejado. Se você avaliar tudo isso antes da escolha, não será pego de surpresa.

Limites de visitas

Verifique se existe limitação no número de visitas mensais em sua loja e valide se isso bate com suas pretensões. Não adianta optar por uma plataforma de ecommerce gratuita que vá limitar o seu crescimento. Você poderá ser “forçado” a mudar para um plano mais caro ou então ficará com a loja fora do ar perdendo vendas.

Muitas vezes essa informação fica disponível para os usuários, mas são ignoradas e percebidas apenas no momento que o plano não atende mais a demanda.

Imagine que você seja um micro empreendedor e você esteja dando apenas os primeiros passos em sua loja. A princípio você pode achar que um baixo número de visitas por mês é suficiente, mas e suas estratégias de marketing digital e captação de visitantes?

Você pretende fazer investimentos, ainda que reduzidos, para atrair um público maior para conhecer sua loja? Não justifica, por exemplo, ter planos gratuitos ou muito limitados quando você tem projetos de campanhas e investimentos de divulgação para o seu e-commerce.

Recursos disponíveis

Verifique quais recursos e integrações você tem disponíveis no plano escolhido. É comum, por exemplo, que planos gratuitos tenham bastante limitação de recursos e o lojista acaba sendo surpreendido no momento de realizar suas primeiras vendas.

Mesmo que seu negócio ainda esteja muito no início, é fundamental você validar tudo que você terá à sua disposição e se isso é suficiente para você no momento.

Quais os meios de pagamento você pode habilitar para oferecer aos seus potenciais clientes? São práticos e oferecem boas taxas para você? Tem boa aderência no mercado para que possa ser útil para o seu público?

Tem integração com os Correios ou com ferramentas de logística para que você possa oferecer entregas com preço de frete justo e um bom prazo de entrega? E para sua gestão, o que você vai ter disponível para facilitar seus processos, acompanhar os indicadores da loja e tomar decisões?

É bem importante avaliar todas essas informações. Como dissemos antes, a avaliação de custo benefício somente é acertada quando você faz um contra ponto com os benefícios que você terá para sua loja virtual.

Atendimento

Outro ponto fundamental é a política de atendimento oferecida pela plataforma de ecommerce. Algumas inclusive não possuem atendimento prático por telefone ou chat. Ou não oferecem essa opção no plano gratuito.

Não se iluda que o atendimento/suporte seja apenas algo complementar que talvez você não utilize. Durante o processo de criação de uma loja virtual e após a sua ativação é muito comum precisar tirar dúvidas, entender melhor a ferramenta e até mesmo resolver erros pontuais que podem ocorrer.

Se no seu plano não consta direito ao atendimento de suporte ou se a plataforma que você está analisando não possui boas referências neste quesito, avalie com cautela tal escolha. O atendimento, principalmente aquele que é reconhecidamente efetivo, é essencial para o sucesso do seu ecommerce.

Usabilidade da plataforma

Outro ponto fundamental é avaliar se a plataforma é amigável em termos de usabilidade e praticidade. Boa parte das plataformas existentes oferece a opção de experimentar gratuitamente por alguns dias. Isso quando a própria ferramenta já não possui planos gratuitos conforme mencionamos no artigo.

É uma oportunidade excelente para você sentir se é fácil de usar ou não. Ou seja, além de tudo que já foi citado no artigo, é muito importante que você sinta se a ferramenta é intuitiva, possui orientações, tutoriais e vídeos que auxiliem no processo.

A montagem, personalização da loja e as configurações não podem ser uma dor de cabeça para você. Evidentemente, esse processo de criação vai envolver algumas dificuldades. Sendo assim, a forma como você consegue descobrir os caminhos sem depender todo o tempo de um suporte, é essencial na avaliação.

E claro, leve em consideração se você recebe algum tipo de auxílio durante a jornada. Recebe e-mails com informações e materiais qualificados? Tem algum chat online ou telefone disponível para atendimento?

Casos de sucesso

Como complemento a tudo que já mencionamos, procure conhecer alguns casos de sucesso de lojas criadas na plataforma. Veja os depoimentos, confira como ficou o layout das lojas e avalie se são negócios com perfis parecidos com o seu.

Existem plataformas de ecommerce mais indicadas para um determinado perfil de lojas, o que não significa que seja ideal para você. A combinação de fatores que apresentamos no artigo, somadas com a análise dos cases poderá te trazer informações muito relevantes.

Conclusão

Como você percebeu, existem muitos fatores envolvidos na análise de uma plataforma de ecommerce. Você deve inclusive testar mais de uma para avaliar na prática as diferenças e como será a sua experiência.

Não tenha pressa no processo. A escolha acertada da plataforma que será utilizada para criação da sua loja é fundamental para o sucesso do seu negócio. Leve tudo que abordamos no artigo em consideração. Busque por todas essas informações e procure alinhar com suas expectativas, objetivos e planos futuros para o seu e-commerce.

Gostou das dicas? Acha que vai fazer sentido na busca pela plataforma de ecommerce ideal? Aproveite e experimente a LojaVirtual.com.br clicando no banner abaixo.
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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