
Gestão logística no e-commerce: conheça as melhores estratégias de 2022
Existem muitos fatores determinantes para o sucesso de uma loja virtual na atualidade. A experiência de compra dos consumidores no meio online vem passando por diversas transformações e os lojistas precisam estar sempre atentos às novidades. E nesse contexto, a gestão logística no e-commerce segue com uma importância decisiva para a realização de uma compra e a satisfação do cliente.
Em todas as pesquisas realizadas sobre o que os consumidores consideram determinante para efetivar uma compra online, os custos de frete e os prazos de entrega estão sempre entre os mais votados.
Isso significa dizer que as lojas com fretes muito elevados ou prazos ruins de entrega perdem milhares de potenciais clientes para lojas concorrentes.
E claro, é fundamental cumprir o prazo de entrega previsto para poder manter esse cliente em sua base. Se o pedido atrasar, principalmente sem muitas explicações por parte da loja, certamente esse consumidor não voltará mais a comprar no seu e-commerce.
A partir do momento que o cliente compra um produto pela Internet, o principal desejo dele passa a ser receber a compra em casa na data prevista, ou até mesmo antes da previsão informada.
E como conseguir ter custos competitivos de frete e oferecer prazos de entrega atrativos e possíveis de atender? Tudo passa pela gestão de logística no e-commerce!
A logística é um dos grandes desafios no e-commerce. É preciso buscar conhecimento, utilizar ferramentas eficientes existentes no mercado e realizar um planejamento aprofundado para cada etapa do processo.
A gestão de logística vai ser fundamental para sua loja virtual conquistar e fidelizar mais clientes. Sem gestão você não conseguirá ser competitivo, e isso poderá impactar diretamente no desempenho do seu negócio.
E como o assunto é tão importante para o sucesso de uma loja online e muitos empreendedores ainda tem bastante dúvida, nós vamos apresentar nesse artigo 5 estratégias que deixarão a gestão logística do seu e-commerce muito mais eficiente.
Vamos lá aprender a preparar suas entregas de forma eficiente! Continue acompanhando nosso conteúdo.
5 melhores estratégias de gestão logística
Como você deve imaginar, a gestão logística envolve uma série de fatores. Você pode estudar mais sobre o assunto e adotar outras estratégias além dessas que apresentaremos a seguir.
O importante é que você entenda a importância do assunto e tenha em sua loja boas práticas de mercado.
Confira abaixo quais são as 5 estratégias e em seguida veja o detalhamento de cada uma:
Use tecnologia e defina um fluxo logístico.
Converse com as transportadoras.
Pense sempre nos seus consumidores.
Seja inteligente na política de fretes.
Tenha prazos atrativos e logística reversa.
1 – Use tecnologia e defina um fluxo logístico
Para ter sucesso com uma loja virtual você precisa ter à sua disposição bons recursos e integrações com as principais ferramentas do meio do e-commerce.
E para cuidar bem do seu processo logístico, a tecnologia vai ser fundamental. Você também terá que conhecer as tendências do mercado e monitorar as vendas feitas em sua loja.
É com base nessas informações levantadas, tanto do mercado quanto do perfil das suas vendas, que será possível estabelecer o que funciona melhor para o fluxo logístico do seu negócio. E para que fique claro, aqui estamos falando em demanda, estoque e deslocamento da mercadoria.
A partir desse conhecimento prático, os caminhos que serão escolhidos para potencializar a sua operação logística ficarão mais facilitados. Isso inclui a execução e o controle adequado de todas as etapas do processo de venda.
E como a tecnologia tem um peso importante nessa estratégia, é essencial contar com uma plataforma de e-commerce que atenda às necessidades do seu negócio.
Para não errar na escolha, certifique-se, por exemplo, sobre o sistema de integrações da ferramenta que você utiliza conforme mencionamos no início deste tópico.
E por que essas integrações são tão importantes?
São esses parceiros integrados, como transportadoras, Correios e ferramentas como o Melhor Envio que contribuem diretamente para que você consiga otimizar o processo de envio dos produtos e reduzir os custos envolvidos.
2 – Converse com as transportadoras
Para ter uma gestão logística eficiente é impossível não utilizar as transportadoras. Dependendo do seu volume de vendas e da abrangência de localidades das entregas, você não terá resultados efetivos recorrendo apenas aos Correios.
O ideal é que você aproveite as transportadoras disponíveis para integração na plataforma utilizada. Isso torna o processo de acompanhamento mais prático. Mas não basta ativar uma transportadora e pronto. É fundamental que você entre em contato, crie um relacionamento e negocie melhores condições.
Quantos mais envios sua loja faz, mais descontos e benefícios você deve conseguir. Caso você não esteja enviando um volume elevado para negociar taxas mais competitivas, a alternativa é prever o volume de entregas, considerando a projeção das vendas.
Existem transportadoras que oferecem desconto quando sabem que a parceria vai continuar conforme o volume da sua loja for ganhando mais escala.
Com a economia obtida nas entregas você pode reduzir os custos de frete ou até mesmo criar frete grátis para determinados produtos. Pode também criar promoções com descontos nos produtos, ou pode manter os valores e com o lucro reinvestir em mais campanhas de marketing digital.
Qualquer uma dessas medidas tende a acarretar em aumento do tráfego e das vendas em sua loja.
3 – Pense sempre nos seus consumidores
Tudo que estamos falando até o momento está diretamente ligado à experiência de compra dos consumidores. Sendo assim, ao pensar na gestão logística da sua loja, você deve pensar o tempo inteiro no que é melhor para os seus clientes.
O nível de satisfação do cliente aumenta quando ele dispõe de opções e se sente no controle do processo de compra. Essa é uma das características do consumidor atual. Ele quer ter um papel ativo nas suas relações de consumo.
Mas beleza, além de frete grátis ou fretes mais reduzidos e prazos de entrega bem ágeis, de que maneira mais eu posso pensar nos consumidores? Como a logística pode impactar nisso?
Vamos conferir mais duas dicas que podem te ajudar nesse sentido para você adotar em sua loja. Uma delas, logicamente, só será possível caso você tenha uma loja física.
- Horários de entrega agendados – fazendo isso, você permite que o seu consumidor ganhe em conveniência, e sua loja ganha em eficiência, uma vez que pode organizar melhor o esquema de distribuição das mercadorias.
- Retirada na loja física– essa é uma forma de eliminar custos extras, já que ao optar pela retirada na loja física o consumidor deixa de ter a taxa de frete. E se engana quem pensa que isso é uma perda de comodidade para o cliente. Dependendo da situação, essa retirada se torna uma condição mais favorável em termos de prazo e até mesmo de conveniência.
4 – Seja inteligente na política de fretes
Ao reduzir seus custos operacionais realizando um contrato com os Correios ou negociando com as transportadoras, conforme já comentamos aqui no artigo, você ganha margem para reduzir o frete para os consumidores.
Um frete elevado é um dos principais motivos para a desistência de uma compra. Para evitar a perda de vendas em sua loja por conta desse motivo, você deve solucionar esse tipo de situação com uma política inteligente no frete, que não prejudique os resultados do seu negócio.
Os consumidores sempre ficam à espera de ofertas com frete grátis. É uma motivação e tanto comprar um produto com preço bom e sem um custo adicional pela entrega. Mas você não pode fazer isso a qualquer custo, a venda precisa ser vantajosa para sua loja.
Dessa forma, uma política inteligente de fretes passa por essa análise. Ou seja, você pode, por exemplo, oferecer frete grátis apenas em determinadas situações, como em compras a partir de um determinado valor ou para entregas em regiões específicas.
Embora nesses casos você esteja arcando um pouco mais com o custo de entrega, a tendência é que o ticket médio de pedidos aumente e acabe compensando a diferença.
Mais dicas sobre frete grátis
Já até citamos acima exemplos de situações nas quais você pode aplicar o frete grátis, mas antes de seguir com mais estratégias, vamos entender mais alguns pontos bem importantes.
É preciso analisar bem as margens dos seus produtos e mapear as regiões nas quais é possível disponibilizar o frete grátis.
Uma opção é definir um valor mínimo de compra para entregas na região (por exemplo, compras a partir de R$300,00 tem frete grátis). Outra possibilidade é utilizar essa estratégia para produtos com alto valor agregado.
Sua loja também pode trabalhar com frete grátis em campanhas sazonais, como datas especiais tipo Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e por aí vai.
É uma forma de potencializar as vendas em períodos de grande movimentação no e-commerce.
5 – Tenha prazos atrativos e logística reversa
Já falamos bastante em estratégias de fretes, agora vamos detalhar um pouco mais os prazos de entrega.
Embora hoje existam grandes lojas estabelecendo entregas em menos de 24h, as pessoas que compram pela Internet estão dispostas a aguardar, desde que sejam prazos compatíveis e que os mesmos sejam cumpridos.
A expectativa do cliente é receber o produto dentro do prazo estipulado. Caso a entrega seja antecipada, ponto para sua loja, pois isso causará satisfação nesse consumidor. Mas também tem o lado contrário, quanto mais tempo demorar, mais insatisfação.
Sabemos que é inviável ter os mesmos recursos que os grandes varejistas para fazer entregas super rápidas, então defina prazos realistas e trabalhe para mostrar que é possível cumprir o prometido sem maiores problemas.
Logística reversa
A logística reversa é outro aspecto fundamental para uma boa gestão de logística no e-commerce. Se você ainda não está familiarizado com o termo, a logística reversa diz respeito aos pedidos de troca ou devolução de produtos.
Essa é uma forma da sua loja melhorar a competitividade, já que em uma compra online pode ser comum a necessidade de trocar um produto ou devolver por diferentes razões.
Além de atender o cliente, trocar e devolver os produtos são direitos amparados na lei, mais especificamente no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é essencial pensar nesse tipo de procedimento.
Dica bônus: cuide do relacionamento com seus consumidores
Cuidou da gestão logística na sua loja online levando em conta tudo que abordamos no artigo? Excelente, suas chances de obter bons resultados serão ainda maiores!
Porém, isso não te impede de ter percalços no caminho que impactem, por exemplo, no prazo de entrega que havia sido informado.
E então, o que fazer em uma situação dessas?
Comunicar seus consumidores adequadamente é essencial para ter uma relação saudável e duradoura. Essa transparência, mesmo que seja para informar um atraso, poderá trazer saldo positivo.
Os atrasos na entrega das mercadorias ainda são apontados como um dos principais problemas dos e-commerces. Essa é uma das razões campeãs de reclamações quando se trata de comércio eletrônico.
Já que você, como lojista, nem sempre tem como controlar todas as etapas do processo, fica inviável falar em não ter atrasos nas suas entregas. Com isso, tornam-se necessárias adotar iniciativas que minimizem a insatisfação dos clientes.
Mantenha o comprador sempre informado, principalmente nesses casos de imprevistos que vão modificar a data antes prevista. Jamais tente enganá-los com falsas promessas, vale muito mais a pena jogar limpo.
Hoje existem diversos canais de comunicação com o público. É importante usá-los para estabelecer uma relação mais próxima com seus consumidores. Faça disso uma ação constante e rotineira.
Os clientes vão agradecer pela relação de proximidade e pela transparência demonstrada!
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.