Ir para o conteúdo Pular para o rodapé
13K
4K
15K
LojaVirtual.com.br
  • Login orRegister
Menu
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja
LojaVirtual.com.br
Menu
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja
  • Login orRegister
LojaVirtual.com.br
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja
Especializando em e-commerce

Geração de leads para e-commerce: obtenha mais clientes com essas 10 dicas

PorGustavo Faleiro
Compartilhe este artigo
Compartilhar postagem
Novidades

Semanalmente por Especialistas

Quero ficar por dentro

Um dos maiores segredos para ter sucesso em um e-commerce é saber fazer uma excelente geração de leads. Afinal, é dessa forma que os clientes vão chegar a conhecer o seu negócio. Por isso, ao criar uma loja online, um dos primeiros passos que deve ser tomado é aprender a captar leads para a sua empresa. 

Na teoria, todos sabem que é importante fazer essa captação, porém, na prática, a geração de leads é muito mais complexa do que se imagina. E para conseguir realizar essa etapa, é importante aprender os caminhos que vão ajudar nessa busca.

É fundamental entender que existem técnicas e etapas que precisam ser cumpridas para ter bons resultados.

Conheça agora as 10 dicas de geração de leads que vão ajudar no crescimento do seu e-commerce.

Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre os leads para e-commerce.

O que é um lead para e-commerce?

No e-commerce, um lead é uma pessoa que mostra algum interesse nos seus produtos ou serviços. Nesse meio eletrônico, o interesse é demonstrado através de ações específicas como clicar em anúncios, seguir sua marca nas redes sociais, fornecer o próprio e-mail para participar da sua lista na estratégia de e-mail marketing, entre outras iniciativas.

Keyword-research-ecommerce

Sendo assim, podemos definir um lead como uma oportunidade de negócio. Afinal, se essa pessoa forneceu suas informações de contato (nome, e-mail, telefone…) em troca de uma oferta de valor no site (conteúdo, ferramenta, avaliação…), provavelmente ela gostaria de ouvir mais da sua empresa.

Assim, ela pode ser abordada por um membro da sua equipe.

Como definir seu lead ideal?

Antes de iniciar um processo de geração de leads é importante definir quem é o lead ideal para o seu e-commerce, para saber qual perfil a sua estratégia deve buscar. São necessárias duas etapas para descobrir quem são esses alvos.

Primeiro, descubra quem você deseja atrair como cliente, ou seja, defina personas ideias para o seu produto ou serviço.

Para isso, defina características como idade, sexo, educação, renda, desafios, pontos fracos, fontes de informação, entre outras características.

A segunda etapa da geração de leads para o seu e-commerce é descobrir onde esses clientes estão no meio online. É possível descobrir essa informação analisando os seus dados no Google Analytics.

ecommerce_marketing_graphic

Dessa forma, você ficará sabendo, através dos dados das suas redes, onde cada cliente te encontra, de onde eles estão vindos, e se eles estão ficando ou indo embora.

Com essas informações você saberá onde concentrar esforços e quais técnicas devem ser mantidas, ou alteradas, dentro da sua estratégia de geração de leads.

Por que a geração de leads é importante para o seu e-commerce?

Os leads, se bem trabalhados, podem gerar um poderoso banco de dados. Através de organização e análise é possível identificar gostos, desejos, necessidades e várias outras informações que permitem separar e selecionar os melhores clientes em potencial.

É possível também perceber o nível de conhecimento da sua marca, em cada lead.

Dessa maneira, estratégias como e-mail marketing, conteúdos de valor, ofertas ou até uma venda direta podem ser feitas para cada cliente específico, no momento certo.

De acordo com o ponto em que cada um estiver na sua jornada do comprador. E cada cliente terá um tempo diferente para completar essa jornada e estar pronto para fazer a compra.

Ter conhecimento sobre a jornada do comprador e saber identificar a fase de cada cliente dentro dela é fundamental para aumentar o número de vendas do seu e-commerce.

ecommerce_marketing_graphic

E para que tudo isso aconteça, é preciso existir um sistema bem elaborado de geração de leads, afinal, para poder selecionar e vender os seus produtos, o primeiro passo é ter para quem ofertar.

10 dicas para geração de leads para e-commerce

Nem sempre é fácil elaborar estratégias capazes de realizar a geração de leads de forma eficiente. Às vezes, não se consegue um número suficiente de leads, outras vezes, não se tem a capacidade de atrair uma lista de qualidade. Ou seja, aqueles que possam ter real interesse no seu produto.

Conheça agora 10 dicas para facilitar essa geração de leads para o seu e-commerce.

1 – Gere leads através de uma lista de e-mail

O e-mail ainda é uma das ferramentas mais ativas na internet e, por isso, é muito utilizado em campanhas e ações realizadas por uma empresa, incluindo um e-commerce.

Ter uma lista de e-mail é muito importante, mas é preciso garantir que esses contatos tenham real interesse no seu produto, caso contrário, essa lista se torna irrelevante. Por isso, nunca considere comprar uma lista de e-mails pronta.

Com uma lista formada, especialmente para o seu produto ou serviço, é possível realizar campanhas com avisos de novidades ou mudanças na empresa.

É possível também divulgar conteúdos de interesse do seu público e criar estratégias para direcioná-lo para outras páginas do seu interesse. Por isso a lista de e-mail personalizada ainda é tão utilizada.

O uso de uma lista de e-mail própria poderá oferecer os melhores resultados para a sua equipe. Por isso, comece a criar estratégias para a coleta.

Isso pode acontecer através de cadastro dos clientes no momento da compra, em landing pages oferecem em troca um conteúdo de valor para o cliente, ou qualquer outro método que resulte em captar esse lead realmente relevante para o seu negócio.

2 – Gere de leads através de um blog para seu e-commerce

Antigamente, os blogs eram utilizados por usuários comuns que queriam compartilhar qualquer tipo de informação, como um diário virtual. Após o surgimento do marketing de conteúdo, os profissionais do marketing perceberam que o blog teria potencial para ser muito mais, ele poderia ser uma excelente estratégia para a geração de leads.

Afinal, seria possível atrair potenciais clientes através de conteúdos que dialogassem com pessoas interessadas por determinadas marcas. Para isso, foram desenvolvidas estratégias que pudessem atrair um público específico para que os e-commerces aumentassem as suas vendas.

Estas 11 estratégias fazem geração de leads para o seu e-commerce turbinar através de um blog.

  1. Produza uma excelente peça de conteúdo
  2. Solicite a assinatura da sua newsletter
  3. Utilize pop-ups após algum tempo de navegação
  4. Utilize banners para direcionar para outros conteúdos
  5. Use muitas CTAs de qualidade
  6. Não deixe de utilizar link building
  7. Ofereça a opção para o usuário escutar o conteúdo em vez de ler
  8. Disponibilize conteúdos em vídeo
  9. Escreva o resumo de um material muito requisitado
  10. Aposte nos serviços de chatbots
  11. Ofereça uma consultoria gratuita na sua área.

3 – Utilize as redes sociais e gere leads para o seu e-commerce

No início, as redes sociais eram apenas ferramentas de interação entre as pessoas. A partir do momento que as empresas passaram a fazer parte desse mundo, as plataformas também se transformaram em ambientes de negócios.

Elas se tornaram vitrines de inúmeras marcas, e com o passar do tempo, outras estratégias foram sendo criadas.

Atualmente existem métodos padronizados para captar leads e fazer vendas através dessas plataformas, como o social selling e muitas pessoas se especializaram nesses métodos.

E ainda hoje os profissionais do marketing estão criando novas formas de fazer geração de leads através das redes sociais.

Conheça algumas dicas para gerar leads para o seu e-commerce através dessas ferramentas.

  1. Elabore muito bem a sua persona ou público-alvo
  2. Escolha as redes sociais certas para trabalhar
  3. Estruture um plano voltado para a captação de leads qualificados
  4. Utilize as redes sociais para nutrir o seu seguidor
  5. Compartilhe conteúdos e materiais de valor para o seu público
  6. Aplique estratégias voltadas para a interação e relacionamento
  7. Utilize anúncios patrocinados ao seu favor
  8. Disponibilize o preenchimento automático, que é um sistema que memoriza dados como nome, endereço e outras informações para preencher futuros formulários de forma mais rápida e fácil. 

4 – Crie iscas digitais

A isca digital também pode ser chamada de recompensa digital. Se trata de entregar algum material de valor para um seguidor e receber o seu e-mail e/ou telefone em troca, dessa maneira, ele se torna um lead.

Porém, essa estratégia não se trata apenas de geração de leads, ela vai influenciar em outras questões, como por exemplo, na relevância da sua marca.

Isso acontece porque, se você oferta um conteúdo de valor, que realmente resolva o problema desse usuário, sua marca se torna uma referência para ele. À medida que essa imagem é propagada para outras pessoas, você se torna uma referência no assunto no meio digital.

Lembrando que esse conteúdo disponibilizado será sempre gratuito. E o diferencial está justamente em apostar na qualidade apesar de aparentemente não ganhar nada em troca.

Muita gente negligencia esse conteúdo por ser gratuito, mas, se ele não tiver um grande valor, a estratégia não funciona. É importante entender que ele não é gratuito de fato, afinal, pode converter em muitas vendas para o seu e-commerce.

Alguns exemplos de iscas digitais que podem ser usadas para a geração de leads para o seu e-commerce são:

  1. Ebooks
  2. Webinários
  3. Infográficos
  4. Modelos de planilha
  5. Cupom de desconto
  6. Cursos online gratuitos
  7. Sorteios e concursos
  8. Série de artigos
  9. Teste gratuito
  10. Quiz

5 – Otimize seu conteúdo para SEO

A meta mais conhecida ao se investir em SEO (Search Engine Optimization) é melhorar o posicionamento no ranking do Google. Porém, dependendo do objetivo da sua marca com o trabalho de SEO, as metas podem variar. Você pode, por exemplo, usar o SEO para captar leads qualificados para o seu e-commerce.

Essa estratégia permite segmentar bastante o público-alvo, e dessa forma, estreitar o relacionamento com as diferentes personas. Para utilizar o SEO na geração de leads é preciso focar em conversões.

Desse modo, é necessário implementar otimizações que vão desde a produção de conteúdo até o SEO Onpage, passando pelo Link Building.

Veja algumas dicas para gerar leads para o seu e-commerce através de SEO.

  1. Escolha uma plataforma adequada para geração de leads
  2. Tenha cuidados especiais com as páginas de conversão
  3. Produza conteúdo otimizado abrangente
  4. Aposte na otimização de páginas para gerar leads
 

6 – Use CTAs e gere leads para o seu e-commerce

CTA é a sigla para a expressão em inglês “Call to Action”, que significa Chamada para Ação. A CTA é qualquer chamada, seja ela visual ou textual, que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação específica.

Sendo assim, é uma das ferramentas mais importantes para as estratégias de marketing digital, incluindo a geração de leads.

Quanto mais visível a sua CTA estiver, mais resultados ela trará. Para ter uma boa taxa de conversão em leads entre seus visitantes, é preciso saber inserir alguns tipos de CTAs em locais estratégicos.

Pensando nisso, os 3 tipos de CTA com maior capacidade de geração de leads para o seu e-commerce são:

  1. CTA no topo do site
  2. Uma caixa de slide no rodapé
  3. CTA em formato de Popup

7 – Otimize seu site para celular e gere leads para o seu e-commerce

O seu site e a sua página podem estar perfeitamente trabalhados para a geração de leads. E as suas estratégias podem estar funcionando perfeitamente para quem entra no seu site e consegue navegar com facilidade.

Porém, existe uma informação que as pessoas podem esquecer na hora de montar as suas estratégias de geração de leads.

Atualmente, a maioria das pessoas está utilizando o celular na maior parte do tempo. E elas acessam todas as informações que desejam por lá, muitas vezes estando até impossibilitadas de utilizar um notebook ou computador durante boa parte do seu dia. Por isso, elas precisam conseguir acessar as suas páginas através do celular.

Muita gente cria um site e não pensa que ele precisa ser otimizado para o uso em dispositivos móveis, ou seja, responsivo. Quando o visitante acessa ele pelo celular, as estruturas ficam fora de padrão, a acessibilidade fica ruim e eles desistem de fazer qualquer interação.

Por isso, se você quer que as suas estratégias funcionem, não esqueça de converter as suas páginas para celular.

8 – Não esqueça do remarketing

Remarketing significa fazer o marketing de novo para a mesma pessoa. Isso quer dizer que a empresa continua mandando informações atrativas com o intuito de conquistar aquele potencial cliente que já visitou o seu site, interagiu com os seus anúncios, ou teve algum tipo de contato com a sua marca.

Essa técnica pode ser aplicada em uma pessoa que já se tornou um lead. Assim são mandados e-mails ou anúncios direcionados para aqueles que já estão na sua lista de possíveis clientes.

Porém, também é possível trabalhar o remarketing com pessoas que ainda não entraram no grupo de leads do seu e-commerce.

Por exemplo, um visitante vê um anúncio e clica na sua landing page de um produto específico e não compra nada, nem se inscreve para receber mais informações.

Através de estratégias de remarketing, é possível continuar enviando anúncios específicos voltados para que a pessoa volte a página e se inscreva na sua lista. Dessa forma, você está utilizando o remarketing para a geração de leads.

9 – Aplique descontos

O povo brasileiro adora um desconto e é possível utilizar essa estratégia para realizar a geração de leads para e-commerce. Afinal, as pessoas gostam de repassar aos seus amigos as ofertas que consideram realmente vantajosas.

Por isso, é interessante utilizar o poder das redes sociais para propagar as promoções com descontos da sua marca.

Como as redes sociais têm a capacidade de espalhar notícias de forma rápida, se a sua oferta for boa, muitos leads podem ser atraídos nesse momento.

Mas, preste muita atenção na sua tática, afinal, o consumidor não pode ficar acostumado a só comprar quando houver descontos. Por isso, analise todas as variáveis e crie um calendário de acordo com a realidade do seu e-commerce.

Pense que o objetivo é atrair novos leads, para isso, a sua promoção precisa ser bem elaborada e voltada para causar impacto.

A pessoa que tiver acesso a esse desconto deve acreditar que a oportunidade é tão incrível que ela, além de fazer a compra, precisa espalhar a novidade para que seus amigos também possam aproveitar essa chance.

10 – Faça uma oferta urgente

Uma oferta urgente é feita com o uso de gatilhos mentais que induzem o consumidor a comprar. O principal gatilho utilizado, como o próprio nome já diz, é o de urgência, que é um gatilho relacionado a tempo e prazo limites.

Entre os termos mais utilizados nessa estratégia estão “agora ou nunca”, “sua última chance”, “só até hoje” e “compre agora”.

Na hora de utilizar esse gatilho é importante tomar alguns cuidados, caso contrário, ele pode parecer apelativo. Você deve ser claro, ser honesto, fazer boas chamadas, utilizar diferentes recursos, utilizar diferentes canais para divulgação e considerar a plataforma utilizada para criar o gatilho.

Mas, se bem utilizada, essa técnica, além de conseguir vender para leads já existentes, ainda pode gerar novos leads para o seu e-commerce. Afinal, eles podem ser atraídos por anúncios, mas também, pelos próprios clientes que se sentirem confortáveis a divulgar a sua oferta.

Conclusão

Agora você já sabe como realizar a geração de leads do seu e-commerce e assim obter mais clientes. Aplique as 10 dicas e não deixe de automatizar esse processo para alcançar os maiores números possíveis, em menos tempo.

Os leads são um dos ativos mais valiosos para um e-commerce. Sem eles, suas vendas podem despencar diante de pequenos problemas. Mas, com uma lista bem segmentada, as dificuldades podem ser superadas de forma inteligente e saudável.

E aí, já está gerando leads e vendas para o seu e-commerce?

 

Autor: Edson Carlos

E-mail: ed@snov.io

Bio: Link builder da Snov.io Brasil. Apaixonado por SEO, gestão de projetos e inteligência artificial.

Tag: ecommercegeração de leads
0LikesCompartilhar postagem

Navegação de Post

Anterior
5 estratégias de Marketing de Conteúdo para e-commerce
Próximo
Confira as datas mais importantes do calendário e-commerce 2022
Escrito por
Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

Ver todas as postagens deGustavo Faleiro
Copyright © 2022 por LojaVirtual.com.br. Todos os direitos reservados.
LojaVirtual.com.br

Crie já sua loja virtual incrível.

Menu
  • Loja Virtual
    • Escolha seu ramo
    • Veja como é fácil
    • Como Vender Mais
    • Entre em Contato
  • Clientes
  • Recursos – Loja Virtual
    • Iniciantes
    • Já tenho Loja Física
    • Já tenho Loja Virtual
  • Planos e Preços
  • Blog
  • Venda mais
    • Materiais de Marketing
    • Base de Conhecimento
    • Gamificação
  • Acessar Loja

© 2022 LojaVirtual.com.br – Todos os direitos reservados

LojaVirtual.com.br
Faça login na sua conta
Esqueceu sua senha?