(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Fotos no e-commerce: 7 dicas para ter ótimas imagens

LojaVirtual.com.br / Iniciando um e-commerce  / Fotos no e-commerce: 7 dicas para ter ótimas imagens

Fotos no e-commerce: 7 dicas para ter ótimas imagens

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Contar com excelentes fotos no e-commerce deve ser uma prioridade ao construir sua loja virtual. Uma vez que seus clientes não conhecem seu produto fisicamente, as imagens usadas precisam reproduzir essa sensação.

Ao selecionar as fotos que serão exibidas em seu site, apenas otimizar essas imagens para os buscadores não é suficiente. É importante levar fatores técnicos e estéticos em consideração para atrair o olhar do seu consumidor.

Engana-se quem pensa que o custo de obter imagens de alta resolução vai tomar grande parte do seu orçamento. Equipamentos modernos de alta qualidade são ótimas opções, porém, não são essenciais e podem ser substituídos por criatividade e algumas técnicas de que falaremos ao longo deste artigo. Siga conosco!

1. A escolha da câmera

Provavelmente, você já esperava que esse seria o primeiro item para começar a trabalhar suas fotos no e-commerce. Existem diversos modelos e marcas disponíveis no mercado e é claro que, entre elas, há uma adequada ao seu orçamento e necessidades.

Para fotografar seus produtos, o indicado é uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex). Câmeras desse tipo não são das mais baratas, porém, a cada ano, tornam-se mais acessíveis conforme a tecnologia avança.

Entretanto, caso o seu orçamento seja limitado, também é possível tirar fotos muito boas usando um celular como o Iphone, por exemplo, e depois ajustá-las com aplicativos. Há alguns até mesmo gratuitos, como o VSCO Cam.

2. Conte com uma iluminação artificial

Uma boa luz natural facilita o trabalho, e é recomendado usar sempre que disponível. O início da tarde é um excelente período para fotos no e-commerce. Não se esqueça também de prestar atenção na distribuição da luz para evitar sombras ou excesso de luminosidade.

Você pode encontrar tutoriais na Internet sobre como montar seu estúdio improvisado, com uma ou duas luzes de LED e cartolina branca. Procure por “miniestúdio para fotografar produtos e objetos”, e aparecerão vários resultados úteis no Google.

Você já deve saber, mas vale a pena lembrar, não use o flash da própria câmera para suas fotos no e-commerce. Crie uma iluminação adequada, pois o flash vai causar reflexos desnecessários que comprometem a real aparência do produto.

3. Controle a luz e garanta um fundo neutro

Quando começar a produzir suas fotos no e-commerce, lembre-se de utilizar fundos de tons neutros, de preferência brancos. Dessa forma, você evita o excesso de informação na imagem e facilita sua manipulação, caso necessária.

Utilize uma “tenda difusora” para um maior controle da incidência de luz sobre o produto. Com esse acessório, a luz é suavizada e a iluminação fica mais uniforme. Assim, você será capaz de controlar as sombras.

Você pode encontrar uma tenda profissional pequena por preços a partir de R$ 100, ou pode improvisar com uma versão feita por você mesmo, no seu miniestúdio.

4. Explore diversos ângulos das fotos no e-commerce

Utilizar um papel ou cartolina branca como rebatedor também é útil em diversas ocasiões. A luz é extremamente importante para obter boas fotos, ela pode exaltar ou até mesmo depreciar seu produto. Posicionar e refletir a luz de forma adequada é fundamental.

Você pode ir testando posições até encontrar uma que valorize o seu produto. É claro que isso também depende do tipo do produto e do posicionamento da sua loja virtual. Não esqueça de fotografar seu produto em diversos ângulos, até mesmo para experimentar em qual deles o objeto fica mais vistoso.

Lembre-se de que seu cliente precisa ter noção das dimensões do produto e que isso precisa ser retratado em fotos no e-commerce. Disponibilizar imagens com detalhes específicos do produto vai ajudar seu consumidor a tomar uma decisão mais consciente, além de evitar trocas desnecessárias e frustrações.

Também vale a pena criar cenários inspiradores para compor suas fotografias. Procure inspirações em sites concorrentes ou bancos de imagens. Redes sociais, como o Pinterest, são excelente fonte de inspiração e referências.

5. Escolha uma lente adequada para fotografar

Caso esteja fotografando com uma câmera, não use uma lente grande angular, pois ela distorce suas fotos no e-commerce. Se você já tem noções de fotografia, lembre-se de usar a abertura correta, com profundidade suficiente para manter o produto nítido e focado.

Também não esqueça do balanço de branco. Configure na mesma tonalidade de suas luzes artificiais. O ISO vai controlar a sensibilidade do sensor. Tente deixar configurado para ISO 100 e, assim, evitar muitos ruídos em suas fotos.

O zoom digital diminui a qualidade da imagem, evite usá-lo. Caso seja possível, opte pelo zoom óptico. A velocidade do obturador também precisa estar configurada de forma que a exposição de luz não prejudique o resultado final.

Mas não se preocupe: muitas câmeras têm configurações automáticas capazes de suprir essas necessidades. Importante mesmo é ter um tripé ou uma superfície plana para apoiar sua máquina e manter suas fotografias estáveis.

6. Faça um tratamento das suas imagens

O ideal é que essa parte seja menos trabalhosa, afinal, após aprender como tirar boas fotos, precisamos apenas nos preocupar com detalhes nessa etapa. Sua preocupação deve ser com cortes e correção de cores.

Procure manter seu produto o mais próximo do real, nada de alterar muito a saturação e temperatura. Seu cliente comprou uma foto e, quando o produto for recebido, deve corresponder ao que foi vendido.

Caso você tenha dificuldade em manipular o software de edição ou suas fotos precisem de um tratamento mais sofisticado, esse serviço pode ser terceirizado. Você também pode considerar um curso de edição de imagens para fazer por conta própria.

7. Encontre o tamanho correto da imagem para seu site

Passou por todas as nossas dicas? Essa você vai tirar de letra. Basta saber que sua loja virtual tem um  padrão de tamanho para imagens. Quando você realiza o upload das fotos em seu site, elas já precisam estar no formato correto.

Imagens muito pesadas influenciam no carregamento da página. Use as dimensões especificadas pela sua plataforma. Com isso em mãos, basta adequar o tamanho e subir suas fotos no e-commerce.

As fotos no e-commerce são uma das partes mais importantes na venda do seu produto. Seguindo as dicas acima, fica fácil obter boas imagens e aumentar o sucesso da sua loja!

Como estão as fotos no seu e-commerce? Acha que podem ser melhoradas? Assine nossa newsletter e se mantenha atualizado com nossas novidades!

Share

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

No Comments

Post a Comment