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A força do e-commerce brasileiro: vendas online em alta

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A força do e-commerce brasileiro: vendas online em alta

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A economia brasileira ainda não voltou a crescer conforme se espera, porém para muitos setores o momento é positivo e com boas perspectivas. Este é o caso do comércio eletrônico no país: vendas online em alta! É isso mesmo, as vendas virtuais seguem crescendo e superando todas as crises que surgiram nos últimos anos.

Em 2019 não está sendo diferente, e nos consolidados apresentados até março, a alta já atingiu 4,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As expectativas divulgadas no início do ano pelo Ebit/Nielsen, que indicavam um faturamento acima dos R$61 bilhões, já foram bastante ampliadas.

Primeiro Trimestre

De acordo com dados divulgados pela Compre&Confie, o 1º trimestre teve um crescimento de 23% nas vendas online e já somaram R$17 bilhões. Para se ter uma dimensão do potencial destes números, o Brasil é o número 1 na América Latina e o 10º colocado no ranking mundial de vendas pela Internet.

O brasileiro está cada vez mais habituado e familiarizado em pesquisar e comprar no e-commerce. A tendência de alta no comércio eletrônico brasileiro vai se confirmando e ampliando a cada nova pesquisa divulgada.

Nova previsão

Agora no início de abril a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), elevou as estimativas para um faturamento em torno de R$79,9 bilhões. Serão cerca de 265 milhões de pedidos até o final do ano com um ticket médio de R$301,00.

E então, com dados e pesquisas sempre com números tão expressivos, será que ainda existe quem duvida da força do e-commerce? Você que ainda está analisando a possibilidade de colocar seus produtos online, o que falta para tomar sua decisão e se tornar um empreendedor no comércio eletrônico?

Vamos ver mais alguns detalhes sobre o mercado online e então você terá mais confiança para iniciar seu próprio negócio.

Segmentos mais fortes

Dentro do e-commerce existem algumas áreas mais promissoras que outras. O que é normal no mundo do comércio. Existem segmentos e tipos de produtos que jamais deixam de ser consumidos. Se você planeja vender online, essa informação poderá auxiliar na escolha de qual ramo seguir.

  1. Perfumaria, Cosméticos e Saúde – os produtos ligados a estes segmentos aparecem no topo com 51% dos pedidos no e-commerce. Simplesmente pouco mais que a metade e com um ticket médio de R$181
  1. Informática – na segunda posição aparecem os produtos de Informática, quase sempre bem posicionados em todas as pesquisas. Quem possui loja virtual desta segmentação raramente passa por período de baixas vendas. E o melhor, além do alto número de pedidos, o ticket médio é bem elevado, atingindo R$802
  1. Alimentos e bebidas – completando o pódio temos os pedidos ligados a alimentos e bebidas. Não é nenhuma surpresa considerando que são produtos consumidos durante todo o ano por milhões de pessoas. Essa é uma outra área que não tem muito risco e o ticket médio é de R$219

Na sequência temos “Casa e Decoração”, com 16%, “Esporte e Lazer” e “Eletrônicos” empatados com 10%, os “Eletrodomésticos” com 8% e por fim dentre os mais relevantes temos “Moda e Acessórios” com 6%.

Preferência pelo e-commerce

E como será que anda a preferência das pessoas atualmente: ainda priorizam as compras em lojas físicas ou já uma migração acelerada para o mundo virtual? Como as vendas online crescem ano após ano, isso é um indicativo de que aos poucos os consumidores estão priorizando o e-commerce. Mas resta saber exatamente qual é essa proporção.

Uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence apurou estes dados, que são absolutamente animadores para quem já possui uma loja virtual ativa e também para aqueles que estão com tudo certo para aderir ao comércio eletrônico.

Hoje 74% dos consumidores brasileiros já preferem realizar compras pelo e-commerce. É isso mesmo, você não viu errado. Praticamente ¾ das pessoas estão comprando os produtos de interesse pela Internet e estão fazendo isso por preferirem a agilidade, o conforto e os preços de uma transação online.

E olha que ainda existem muitas pessoas com receio de comprar online em função da segurança dos dados. Ou seja, quanto mais garantias a loja dá para seus visitantes, mais vendas ela tende a fazer. São muitos os leads que você pode gerar diariamente para fazer suas vendas alavancarem.

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Fonte: Exame / E-commerce Brasil / Correio Braziliense

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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