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Estudo aponta o que precisa melhorar no e-commerce brasileiro

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Estudo aponta o que precisa melhorar no e-commerce brasileiro

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Vendas online em alta e cenário promissor para os próximos anos. Acho que esse tipo de informação não é mais novidade para ninguém. O comércio eletrônico vive um grande crescimento e fica mais forte a cada ano. Mas para se destacar frente a uma concorrência cada vez maior e um público que fica cada vez mais exigente, será necessário melhorar alguns aspectos considerados fundamentais pelos consumidores.

Um estudo recente apresentado pela Lett Digital, agência especializada em Trade Marketing Digital, em parceria com a Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico (ABComm), Opinion Box e ComSchool, revelou alguns dados preocupantes.

De acordo com o E-commerce Quality Index – EQI, a nota do comércio eletrônico brasileiro foi de apenas 40 pontos. A média considerada aceitável é de 60 pontos.

O EQI 2019 trouxe alguns pontos importantes para ligar o alerta de lojistas e todos aqueles que pretendem ingressar nesta área. O potencial de melhora e de crescimento é maior do que muitos imaginam, mas para isso ocorrer é preciso agir.

Vamos entender agora um pouco quais são os objetivos do estudo, os pontos falhos apontados pelos consumidores e como você pode melhorar sua loja.

Conheça o EQI

O E-commerce Quality Index, que pode ser traduzido como Índice de Qualidade do E-commerce, é o indicador que avalia como está a percepção do comércio eletrônico sob a ótica do consumidor final. No caso do Brasil, trata-se do único estudo que visa analisar como está sendo a experiência de compra online nos mais diversos sites e lojas existentes.

Como hoje cerca de 60% das vendas do varejo já acontecem no mundo online, passa a ser muito importante monitorar de perto como está a satisfação dos consumidores. A ideia do EQI é justamente proporcionar a transparência necessária para que lojistas, empresas e consumidores tenham conhecimento sobre o que está e o que não está funcionando no e-commerce.

O que é avaliado no EQI?

Atualmente existem 5 pontos fundamentais avaliados pelo EQI para medir a qualidade dos sites de lojas online no país. São eles:

1 – Image Score – quantidade de imagens presentes nas páginas de produtos;

2 – Description Score – número de palavras nos campos de descrição de produtos;

3 – Review Score – quantidade de comentários sobre os produtos;

4 – Rating Score – nota média de avaliação de cada produto;

5 – Search Score – nota média que considera o número de caracteres no título e se o produto está cadastrado em alguma categoria.

A definição destes itens ocorreu por meio de pesquisa realizada. Milhares de consumidores foram ouvidos no início deste ano para ajudar na elaboração do estudo.

No total foram analisados 78 sites e milhões de página de produtos no Brasil, que é o principal mercado da América Latina. Considerando que estes sites analisados representam um grande percentual das vendas online registradas, os problemas identificados certamente terão validade também para micros, pequenos e médios negócios.

Vamos ver mais detalhes!

Informações dos produtos

Parece tão simples que muita gente não acredita que isso seja um problema. Mas sim, os consumidores em sua maioria apontaram que faltam informações nas páginas de produtos das lojas. Isso significa dizer que acontece com bastante freqüência não encontrar todos os dados desejados a respeito dos produtos.

Em uma compra online, onde seu único contato com o produto é através das informações e fotos disponibilizadas no site, quanto mais completo for o cadastro mais o usuário irá valorizar. É comum encontrarmos descrições incompletas, desatualizadas ou até mesmo com erros, e isso pode ser crucial para a não efetivação de uma venda.

Lembre-se, como este é um problema recorrente, se você caprichar sua loja poderá ter um grande aumento nas vendas. Simplesmente 95% das pessoas tratam como muito importante encontrar conteúdos completos e bem detalhados dos produtos.

O aumento da taxa de conversão pode chegar a 30% com um trabalho bem realizado no cadastro de produtos. É ou não é um número considerável? E tem mais, apenas 13% dos consumidores retornam para uma loja onde ele não encontrou as informações desejadas ou mesmo que tivessem um cadastro de produtos confuso.

Cadastro dos produtos

Quando se fala nas informações a respeito do produto, o estudo não se refere apenas ao texto descritivo sobre o produto, seus benefícios e aspectos técnicos. A estrutura e a forma como o cadastro é feito também conta muito para os consumidores.

Categorias

Um dos aspectos que estamos falando aqui é a categorização de produtos. Se sua loja virtual possui uma grande variedade de produtos, separá-los corretamente por categorias é fundamental na busca que será feita pelos consumidores.

Faz parte de uma boa experiência de compra. Você, como consumidor, ao procurar modelos de tênis de corrida na categoria específica para isso, ficará bastante incomodado se encontrar outros tipos de calçado lá, correto?

Pois isso acontece, e muito! Evite cadastrar produtos em categorias erradas e não deixe de criar todas as categorias necessárias. Essa medida fará com que produtos diferentes se misturem, o que dificulta a busca dos consumidores e acaba influenciando para que o mesmo abandone o site.

Títulos

Muitas vezes o interesse do consumidor já surge direto pelo título do produto. Seja bem objetivo, mas procurando transmitir exatamente o que é o produto. Um título que chama a atenção do consumidor se diferencia em meio a tantos produtos e ofertas similares.

Imagens

As fotos dos produtos fazem total diferença na atração dos consumidores. No estudo de 2018, apenas 34% dos produtos possuíam mais de 3 imagens. É importante ter fotos de alta qualidade, com boa resolução, diferentes ângulos.

Claro que tudo depende muito do tipo de produto, mas tenha em mente que você precisa passar aos consumidores uma real visão daquilo que você está vendendo e que ele pretende comprar.

Se o produto tem cores diferentes, é preciso que você tenha um exemplo de cada e mostre por todos os ângulos possíveis. Não economize nas imagens, isso fará diferença no momento de concretizar uma venda.

Mais dados da pesquisa

De acordo com o estudo feito, 53% dos consumidores concordam que podem procurar outro site quando não encontram em uma loja determinada todas as informações do produto, enquanto outros 25,4% afirmaram que esse é o procedimento. Ou seja, a grande maioria dos consumidores sai ou fica muito propenso a sair de um site ao não encontrar adequadamente o que procura.

Mais de 80% dos consumidores deixam de efetuar uma compra caso o site não apresente ao menos uma imagem do produto. É um índice muito considerável, concorda?

Aprimore sua loja

Leve todos esses dados em consideração, isso é muito importante para definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Já que você é sabedor de quais são os problemas apontados pelos próprios consumidores, se diferencie dos demais e tenha uma loja bem avaliada.

Seguiremos trazendo conteúdos de qualidade com dicas e informações pertinentes para sua loja virtual melhorar cada vez mais. Continue nos acompanhando!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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