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Estratégias essenciais para um e-commerce de sucesso!

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Estratégias essenciais para um e-commerce de sucesso!

Tempo de Leitura: 11 minutos.

Cada dia que passa, mais pessoas criam o hábito de fazer compras online. Isso se dá por causa do desenvolvimento tecnológico e a correria do dia a dia. No entanto, da mesma forma que aumenta o número de possíveis clientes, aumentam o número de lojas virtuais.

Por isso, uma pessoa que pretende investir no e-commerce e tem como objetivo ser bem-sucedido no mercado, deve esperar encontrar desafios no meio do caminho.

É preciso ter em mente, portanto, que será necessário tomar ações que possam garantir o retorno do investimento, a manutenção do seu negócio e a satisfação dos clientes para que eles possam voltar a comprar da sua loja.

Com o intuito de ajudar você a ser bem-sucedido nesse mercado competitivo, vamos mostrar quais são as estratégias essenciais para e-commerce. Quer saber um pouco mais sobre elas? Então continue lendo o nosso post que você não vai se arrepender!

Elabore uma boa marca para o e-commerce

Antes de qualquer coisa, você deve se preocupar em elaborar uma boa marca. Isso é extremamente importante para chamar a atenção dos seus possíveis clientes e manter o funcionamento adequado do seu negócio.

Já parou para pensar no que deve ser feito nessa estratégia? Realmente, isso pode ser mais difícil do que imagina. Então procure pensar em coisas essenciais a serem feitas na hora de levar em conta como fazer uma loja virtual.

Com o objetivo de ajudar você a ver quais serão as medidas que deve tomar, vamos listar algumas delas. Confira:

Pesquisa de mercado

Você deve levar em conta tudo que será necessário para manter a sua marca depois que ela for lançada. Para isso, precisa conhecer quais serão os fornecedores que você poderá contar.

Tentar vender um produto e não ter um fornecedor de confiança poderá prejudicar a sua credibilidade no mercado.

Ainda nesse ponto, você precisa pesquisar quem são os seus concorrentes, em que nichos específicos eles atuam, qual o diferencial de cada um. Assim, será possível lançar a sua marca de modo que ela já possua uma vantagem com relação àquilo que o mercado já tem disponível.

A pesquisa de mercado deverá ser feita antes de iniciar a divulgação da sua loja. Após algum tempo, é recomendável fazer isso de novo, afinal, sempre é possível encontrar novidades nesse ambiente virtual.

Escolha de imagens

A sua loja será virtual e o cliente não conseguirá tocar o produto antes de levar. Ele provavelmente se sentirá inseguro nas primeiras vezes que fizer alguma compra no seu e-commerce.

Com o objetivo de mostrar os produtos da forma mais realista possível, você deve escolher bem as imagens para negócio que apresentará no seu catálogo online.

Coloque fotos que sejam de qualidade e tenham boa iluminação. Também dê a opção do cliente ver o produto de diversos ângulos e aproximar a imagem quando quiser observar algum detalhe.

Essa é uma excelente forma de garantir que uma pessoa compre o seu produto e receba em casa exatamente o que estava esperando. Assim, as surpresas desagradáveis e o descontentamento por parte do cliente poderão ser evitados.

Planejamento visual

Outra coisa que você deve prestar a atenção é no planejamento de marca, principalmente na parte visual da sua loja. Muitos acabam não se importando com isso e montando o e-commerce de qualquer jeito.

Fazer isso é um grande erro. Existem técnicas que podem ajudar você a vender mais e a despertar o interesse do consumidor. A forma como as coisas aparecem no seu site pode atrair ou retrair o cliente.

Procure ter uma loja bem organizada e com elementos visuais que possam ser adaptados para visualização em qualquer dispositivo. Essas características, somadas à facilidade de mexer no site, vão chamar a atenção das pessoas e farão com que você venda mais.

Logo memorável

É importante ter em mente que o seu logotipo faz parte da identidade da sua empresa. Ele é como uma assinatura digital. Sempre que virem o seu logo, as pessoas já se lembrarão do que se trata o seu e-commerce.

Se você não tirar um tempo para criar um bom logotipo, a sua loja pode passar uma imagem negativa no mercado. Muitos acabam associando empresas sem logo ou que tenham ele mal elaborado com empresas amadoras, despreparadas e instáveis no mercado.

Essa imagem negativa prejudicará o seu negócio, fazendo com que muitas compras não sejam efetuadas por falta de credibilidade no mercado. Elabore um logo memorável e se destaque no mercado. Não copie marcas famosas e mostre que o seu negócio é único e extremamente profissional.

Invista em uma boa plataforma para sua loja virtual

É comum encontrar pessoas que dizem que criar um e-commerce é extremamente complicado e difícil por causa da concorrência que o mercado apresenta. 

No entanto, procurar os parceiros adequados pode ser um grande diferencial e pode ajudar você a se destacar em meio a concorrência. Por isso, se torna extremamente importante investir em uma boa plataforma para a sua loja virtual.

Mas, o que isso significa? Significa que você deverá pesquisar bem e optar por uma plataforma que seja rápida, fácil e que não custe muito para você. Fique atento aos benefícios que ela deve oferecer, tanto para a loja como para seus futuros clientes:

Diversas formas de pagamento

O seu foco deve ser concretizar as vendas e não perdê-las por alguma distração ou eventualidade. Desse modo, você deve se preocupar em oferecer uma excelente forma de pagamento para o seu cliente.

Você deve selecionar uma plataforma que já contemple essa facilidade. De modo inicial, deve ser pensado em oferecer pagamentos parcelados no cartão de crédito, débito online e até mesmo o uso de boletos.

Por se tratar de um ambiente virtual, alguns consumidores mais preocupados com a segurança talvez optem por não fazer nenhuma compra no cartão de crédito ou débito.

Oferecer uma opção a essas alternativas vai garantir que um maior número de pessoas compre os seus produtos e se sintam satisfeitos com a sua preocupação em atender bem os clientes.

Facilidade de navegação

A plataforma que você escolher também deve ser livre de complexidade desnecessária, tanto para você quanto para o cliente. Deve ser pensado em quanto tempo será gasto na hora de criar um e-commerce e em como os seus clientes conseguirão navegar em sua loja.

Se abrir a sua loja for algo trabalhoso demais e que exija muito tempo, você pode procurar outras plataformas que sejam mais eficientes.

A mesma regra de procurar plataformas mais eficientes vale caso seja verificado que a navegação dos seus clientes será dificultada por causa do sistema padrão desse seu parceiro.

A experiência do consumidor na sua loja será fundamental para determinar se ele voltará a comprar ou mesmo concretizará as compras dos seus produtos.

Bom layout

Esse item também está relacionado à facilidade de navegação que o seu site vai apresentar. O layout, assim como o logo, funciona como uma identidade visual da sua loja.

Por isso, na hora de verificar a plataforma que usará para lançar o seu e-commerce, você deve prestar bastante atenção às possibilidades que você encontrará.

O layout precisa ser bonito, funcional, agradar o seu público e ainda estar de acordo com as tendências do mercado. 

Precisa mostrar que você sabe o que está fazendo, de que realmente entende do assunto e fará o melhor para atender bem o consumidor, de forma que ele se sinta importante. Resumindo: deve deixar o cliente confortável.

Ótima segurança 

Pesquise também quais são as formas que a plataforma que você pretende firmar uma parceria usa para manter o ambiente virtual seguro e livre de fraudes.

Ter os dados dos clientes roubados na sua loja é prejudicial para a sua imagem no mercado. Passará uma sensação de amadorismo do seu site e as pessoas perderão a credibilidade no seu negócio.

Caso a plataforma selecionada não possua nenhum sistema que impeça a invasão de privacidade dos seus consumidores, você deve buscar outra opção no mercado.

A segurança deve ser muito prezada no seu modelo de e-commerce. Isso vai garantir para o seu cliente que você leva a sério o seu trabalho e está atento às necessidades dele.

Tenha um atendimento online impecável

Sempre que as pessoas procuram os produtos online, acabam surgindo dúvidas na hora de efetuar a compra. Por isso, procure ter um atendimento ao cliente muito bem estruturado.

Responder rapidamente um cliente vai garantir que ele compre o seu produto e não vá atrás do seu concorrente. Dessa forma, você se destacará no mercado. 

Infelizmente, por mais cauteloso que você seja, surgirão problemas que deverão ser lidados da melhor forma possível. Nessas situações, o cliente quer sentir que a sua queixa importa e que o obstáculo seja resolvido da melhor forma possível.

Seja honesto com o cliente e tome todas as medidas necessárias para resolver o problema. Nessas situações, o seu esforço em entender o lado do consumidor fará toda a diferença.

Invista em marketing de conteúdo

Por causa do desenvolvimento tecnológico, surgiu a necessidade de divulgar, ou seja, promover produtos ou marcas nas mídias sociais. Essa estratégia é conhecida como marketing digital.

Uma excelente forma de utilizar esse método de trabalho é investir nas divisões desse tipo de divulgação. Uma que tem cada vez mais ganhado espaço e destaque é o marketing de conteúdo.

Por meio dele, tornou-se possível desenvolver conteúdos que sejam atrativos para o seu perfil de cliente, de forma que ele seja atraído para o seu site e veja valor naquilo que você oferece para ele.

Uma excelente forma de colocar essa ideia em prática é criar um blog e postar ali textos que possam ser facilmente encontrados pelo seu público-alvo nos sites de busca, como o Google. No entanto, para ser bem-sucedido nessa estratégia, você deve:

Entender o seu cliente e definir as pautas corretamente

Esse passo pode não ser muito simples quando ainda não foi lançada a sua loja virtual. No entanto, você pode analisar os seus concorrentes. Ver quais são as pessoas que costumar comprar os produtos que o seu e-commerce vai vender.

A partir do momento que isso for feito, você conseguirá entender quem é o seu cliente, quais são as suas dificuldades e quais são as soluções que podem ser apresentadas para ele.

Após adquirir esse conhecimento, devem ser definidas as pautas, ou seja, quais os textos e quais informações eles deverão conter. Esse passo deve ser feito com cautela, assim, serão publicados no seu blog apenas o que for de real interesse do seu prospectivo cliente.

Utilizar um calendário editorial

Depois de definir aquilo que será publicado no seu blog, você deve estabelecer com que frequência conteúdos novos serão criados e postados na sua página. Fazer isso garante que sempre exista alguma novidade e que as pessoas sintam vontade de acompanhar aquilo que a sua empresa faz.

Deixar de atualizar o blog seria um grande erro. Afinal, logo as pessoas perderiam o interesse nele e, como consequência, a sua loja teria menos visualizações. Saber quando lançar um novo conteúdo e ser regular nisso é uma excelente forma de manter o tráfego no seu site.

Aumente o ticket médio

Aumentar o ticket médio está diretamente relacionado com o aumento das vendas de uma loja virtual. Essa é uma das estratégias essenciais para e-commerce.

Ticket médio é, na verdade, quanto o seu cliente gasta, em média, na sua loja. Mas, como fazer para que uma pessoa consuma mais? Veja agora as dicas que separamos para você ser bem-sucedido nessa jornada:

Estabeleça metas e tenha uma boa rotina

A partir do momento que você decidiu vender mais, ou mesmo iniciar uma loja virtual, é necessário estabelecer metas. Se você não souber aonde quer chegar, dificilmente conseguirá alcançar algum resultado.

As suas medidas não terão muito sentido e as suas vendas permanecerão as mesmas ou até mesmo cairão. Vale ressaltar que as metas devem ser realistas. Estabelecer objetivos inalcançáveis pode ser desanimador e você não se sentirá motivado a chegar em lugar algum.

Após estabelecer as suas metas, chegou a hora de traçar o seu plano de ação. Nele, devem ser incluídas ações rotineiras, ou seja, que devam ser executadas no dia a dia e garantam o seu sucesso no seu e-commerce.

Fique atento ao design

Para aumentar o ticket médio, você deve estar atento ao design que a sua loja tem. Ela deve ser fácil de mexer e de encontrar os produtos que são vendidos.

Se o cliente encontrar dificuldade, dificilmente ele vai comprar tudo o que precisa na sua loja. Por isso, o consumidor deve conseguir navegar na sua página de forma intuitiva, com um passo guiando o outro.

Outra coisa que deve ser observada são as sugestões de compras para quem está visualizando um produto. Mostrar produtos semelhantes ou complementares àquele que a pessoa está vendo pode fazer uma grande diferença no seu ticket médio.

Faça bom uso das mídias sociais

Como já vimos, o marketing digital é essencial para a divulgação dos seus produtos e da sua marca em um ambiente virtual. Por isso, divulgar as suas promoções ou mesmo os seus produtos em mídias sociais terá um excelente resultado.

Você pode manter páginas em redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Por serem páginas atualizadas constantemente, o seu cliente sempre verá as novidades disponíveis em seu e-commerce.

Se ele já tiver uma experiência positiva com a sua loja, provavelmente se sentirá motivado a consumir novamente e ainda olhar mais coisas que chamem a sua atenção na hora de finalizar uma compra.

Fidelize os seus clientes

Fidelizar clientes é mais barato do que conseguir novos clientes. Essa, dentre todas as estratégias essenciais para e-commerce, será fundamental para alavancar as suas vendas.

Sabe por quê? A fidelização de clientes consiste em deixar o consumidor satisfeito, de modo que ele queira comprar novamente da sua loja. Ela está diretamente relacionada à experiência do consumidor com o seu e-commerce.

Também vale a pena lembrar que as pessoas costumam comentar com outras sobre o que gostaram ou não. Por isso, um cliente satisfeito e que voltará a fazer negócio com você é uma excelente forma de divulgar a sua loja.

Fique de olho no seu e-commerce

Um passo extremamente importante para o funcionamento de lojas virtuais é o monitoramento que você dá a ele. Pense em como o cliente ficaria insatisfeito por você vender pra ele algo que na verdade não tem disponível para entrega.

Isso fará com que o cliente não se sinta confortável em comprar novamente do seu e-commerce e ainda falará para os amigos não comprarem da sua loja virtual. Monitorar adequadamente tudo aquilo que é feito faz parte das boas práticas de qualquer negócio.

Procure pensar em todos os segmentos que necessitam de atenção e invista em ferramentas para ajudar você nisso. 

Lembre-se que o mínimo para a o bom funcionamento da sua loja será manter uma análise de dados confiável, a segurança para as pessoas que compram os seus produtos e o uso de sistemas de gestão empresarial.

Conheça ferramentas que ajudam no monitoramento do seu e-commerce

Agora você já sabe o quão importante é ficar de olho no seu e-commerce. Mas você já parou para pensar quais ferramentas podem te ajudar nesse processo? Encontrá-las não é tão fácil.

Como já mencionamos, você deve se lembrar que será necessário ferramentas em pelo menos três segmentos — análise de dados, segurança e softwares  que ajudem você a gerir adequadamente o seu negócio.

Quer conhecer alguns de nossos parceiros nisso? Confira:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google que permite você acompanhar de perto os resultados do marketing. Ele ajuda você a mensurar os resultados.

Nessa ferramenta, será possível ver:

  • a quantidade de visitas que o seu site recebe;
  • o tempo que as pessoas gastam no seu site;
  • quantas conversões, ou seja, a quantidade de faturamento do seu e-commerce.

Essa ferramenta é indicada para a grande maioria das lojas virtuais. Ela permitirá que seja feita uma análise de dados integralmente. Sabe qual a melhor parte disso? O Google Analytics tem uma versão gratuita e bem completa para quem não deseja fazer um alto investimento.

FControl

FControl é um dos principais sistemas antifraude para e-commerce no Brasil. Essa ferramenta utiliza redes neurais e inteligência artificial que a torna bem-sucedida em identificar fraudes. Tudo isso em tempo real, garantindo a segurança do seu consumidor.

Proteger o seu cliente é essencial para que ele se sinta confortável em voltar para o seu site, comprar mais da sua loja e ainda comentar com os amigos de como a experiência com o seu e-commerce foi positiva. 

Afinal, ninguém quer ser conhecido no mercado como uma loja onde os seus clientes se tornam alvo fáceis de pessoas mal intencionadas, em que dados ali colocados são utilizados para golpes virtuais.

Por isso, ter uma ferramenta que garanta a segurança dos seus clientes é vital para o bom funcionamento do seu negócio.

Bling

Administrar um negócio não é uma tarefa simples. Por isso, vale a pena investir em softwares de gestão. Esse é um tópico das estratégias essenciais para e-commerce que merece toda a sua atenção.

Você deve pesquisar a fundo o mercado e encontrar a melhor ferramenta disponível para a sua loja virtual. O Bling é um software totalmente online, que vai lhe ajudar muito na gestão do seu negócio.

Por meio dessa ferramenta, será possível:

  • controlar o seu estoque, de modo que não se perca em meio as vendas realizadas;
  • controlar as suas finanças, ou seja, vai ajudar você a organizar toda a parte financeira do negócio;
  • emitir nota fiscal, um posso extremamente importante para manter a legalidade da loja virtual que abriu.

Fica claro que se você fizer uso das estratégias essenciais para e-commerce que mostramos, o seu negócio terá tudo para ser bem-sucedido. É vital selecionar parceiros que tenham uma metodologia de trabalho simples, segura e que ajudem você a colocar em prática o que aprendeu. Assim, as suas chances de alavancar as vendas e manter o negócio serão muito maiores!

Gostou de conhecer as estratégias essenciais para um e-commerce de sucesso? Quer aprender mais sobre o assunto? Então baixe nosso e-book e saiba tudo para criar uma loja virtual de sucesso!

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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