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Entenda a importância da Meta Description para sua loja

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Entenda a importância da Meta Description para sua loja

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Você pode até não ser um especialista no assunto, mas provavelmente já ouviu falar em Meta Descriptions e Title Tags. Esses dois itens são fundamentais na busca por mais cliques e mais visitantes. Se você deseja colocar sua loja virtual no topo das buscas orgânicas deverá ter uma atenção e um cuidado especial com as descrições e os títulos das páginas.

O tempo inteiro as pessoas utilizam ferramentas de buscas, principalmente o Google, para pesquisar algum conteúdo. E você certamente também sabe bem como é estar do lado do consumidor que procura mais informações sobre um tema específico.

Pois bem, quando falamos em Meta Description e Title estamos falando daqueles títulos e textos descritivos bem resumidos que aparecem nas pesquisas junto com o link de uma determinada página.

Além de ser o primeiro contato que o usuário tem com o seu negócio, o que faz com que você precise ser estratégico para atrair a atenção dele, existem outros benefícios envolvidos em um trabalho bem feito de títulos e descrições.

E é exatamente isso que veremos agora neste post. Você vai saber um pouco mais sobre a importância de ter Meta Descriptions e Meta Titles bem configuradas em sua loja.

O que é Meta Description

Falando inicialmente de maneira mais técnica, a Meta Description é uma pequena parte do código HTML que tem como objetivo resumir o que uma página determinada apresenta de conteúdo. Portanto, você precisa ter uma descrição que deixe claro o que existe naquela página específica.

Hoje a Meta Description tem funções bem importantes quando falamos das duas principais fontes de tráfego de um e-commerce, que são as ferramentas de buscas, como já mencionamos, e também as redes sociais.

Ou seja, a preocupação com as descrições terá um impacto direto na quantidade de visitantes que você levará para seu site. Quanto mais bem posicionado e relevante você está nas buscas orgânicas e nas mídias sociais, mais tráfego você terá.

Vamos então conhecer algumas boas práticas que você pode aplicar em sua loja virtual.

Rankeamento das ferramentas de buscas

A principal fonte de tráfego dos sites ainda são as ferramentas de buscas, com grande destaque para o Google. Não ter um bom posicionamento nestes mecanismos resulta em perda de visibilidade, redução de acessos, perda de público para concorrentes e queda nas vendas.

Mas antes de entrar no detalhamento sobre como trabalhar a Meta Description para ter melhores resultados nos buscadores, vale destacar que este não se trata de um elemento de rankeamento atualmente.

Em outras palavras, não são essas meta descrições que melhoram diretamente o posicionamento do seu site nas ferramentas de busca, porém elas geram outros impactos positivos que indiretamente interferem na classificação.

E como muitas empresas e lojas deixaram de dedicar tempo e atenção a elas, quem segue fazendo um trabalho diferenciado de Meta Description acaba criando benefícios e vantagens em relação aos concorrentes que não executam tais ações.

Aplicação nas ferramentas de buscas

A importância do detalhamento das descrições quando falamos das ferramentas de buscas está na objetividade, estratégia e clareza de informações a respeito do tema pesquisado.

Isso significa que você pode ganhar cliques de um concorrente melhor posicionado (desde que não estejam tão distantes), pelo simples fato de ter chamado mais atenção do usuário através da forma como você descreveu o conteúdo que sua página oferece.

Sim, uma descrição confusa, que não destaca a palavra-chave buscada pelo usuário e que não deixa claro o que você oferece pode fazer com que um potencial cliente deixe de clicar para acessar sua loja.

E tem outro detalhe importante! Se você não configura a descrição da página, o Google, por exemplo, utiliza um trecho aleatório do conteúdo existente. Ou seja, não necessariamente a sua Meta Description em uma situação dessas vai ser clara e certeira como uma descrição pensada e estruturada para a busca.

Evite deixar que isso aconteça! Você pode estar perdendo cliques e centenas de visitas simplesmente por não ter descrições que sejam atrativas para os potenciais clientes que estão buscando produtos e assuntos ligados ao que você oferece em sua loja.

Tamanho das descrições

Existe sempre uma grande dúvida em relação ao tamanho das descrições. O ideal para o Google é cerca de 156 caracteres, e todo texto que passa disso acaba ficando cortado. Descrições que não aparecem por inteiro não conseguem transmitir a mensagem desejada. O ideal é evitar que isso ocorra.

E para não ultrapassar o número máximo de caracteres tem muita gente que acaba resumindo demais. Nenhum extremo é válido, nem uma descrição muito curta e nem muito longa. No caso de um texto curto, dificilmente você conseguirá transmitir uma mensagem atrativa para o usuário. Vai ficar parecendo que falta algo.

Parece complexo, mas não é. Basta equilibrar e se preocupar em ser bem objetivo e assertivo para que o usuário se sinta instigado a querer clicar na sua loja!

Foco no conteúdo

Já que você está vendo o quanto é importante dedicar tempo para as Meta Descriptions, não defina os conteúdos de maneira aleatória e pouco estratégica. Não adianta querer “ficar livre” desta demanda de qualquer jeito, pois aí os resultados serão insatisfatórios.

Use a palavra-chave principal de cada página em destaque para sua respectiva meta description, pois elas irão aparecer em negrito nas buscas e isso chama a atenção de quem está pesquisando.

Dê uma atenção especial aos primeiros 50 caracteres. A mensagem mais importante precisa estar neste trecho inicial, já que hoje existem os sitelinks que exibem apenas esta quantidade de caracteres. Dessa forma você transmite qual é o objetivo principal daquela página independente de ser exibida a descrição completa ou o sitelink.

Se o texto for atrativo, leve, descontraído, e ao mesmo tempo indicar claramente o que você oferece e possíveis benefícios, o usuário terá ótimos motivos para clicar no seu link.

Você pode ainda induzir ao usuário o que ele deve fazer por meio de chamadas para uma ação no texto, as famosas “calls to action”, como por exemplo: “clique aqui”, “saiba mais”, “leia mais”, “baixe gratuitamente”, “experimente gratuitamente”.

O que são os Titles

A lógica dos ‘Títulos’ nas buscas é similar a tudo o que falamos sobre as descrições. Porém com um fator fundamental: os títulos chamam ainda mais a atenção dos usuários e são responsáveis por atrair para que ele leia ou não o resumo da sua página.

Imagine que um potencial cliente está pesquisando por tênis apropriados para corridas e esportes em geral. Se no título você coloca apenas “Os Tênis mais modernos para você” e menciona que são tênis próprios para corridas e a prática de esportes apenas na meta description, você corre o risco que o usuário não veja tal informação e não clique em seu site.

Ou seja, é essencial que você tenha nos seus Títulos a palavra-chave de maior destaque para o conteúdo de cada página. Se você possui diversos modelos de tênis de corrida, isso precisa ficar claro para quem está buscando.

Dicas para as Titles

Vamos destacar aqui algumas dicas simples que você precisa colocar em prática ao configurar os títulos de suas páginas. Na verdade algumas delas servem também para as Meta Descriptions que já vimos anteriormente.

Não repita as palavras-chave várias vezes e nem as utilize de forma pouco natural. O uso “forçado” acaba não trazendo benefícios como muita gente ainda teima em fazer;

– Não há a necessidade de colocar o nome da empresa ou da sua loja em todos os títulos. O foco é chamar a atenção pelo conteúdo pesquisado, e não fazer uma espécie de “propaganda”, perdendo espaço de texto relevante;

– O chamado título ideal costuma ter de 50 a 65 caracteres. Tente ajustar de maneira coerente e inteligente sempre dentro desta medida.

Como editar na plataforma

Você já é usuário da nossa plataforma? Ter uma loja na plataforma da Loja Virtual trás uma série de recursos avançados que facilitam a vida dos lojistas. E isso inclui iniciativas como configurar descrição da loja, palavras-chave, exibir descrição dos produtos e por aí vai.

Tudo isso será importante no trabalho de posicionamento orgânico da sua loja.

Quer saber como fazer?

Dentro de Configurações > Configurações Gerais > Funções Avançadas você tem disponível para ativar um recurso chamado ‘Configurar SEO e scripts do Google’, onde você terá os campos para preencher adequadamente de acordo com seu negócio e suas estratégias.

Nessa mesma aba de Funções Avançadas você poderá conferir outras opções que possam agregar valor para sua loja. Basta ativar aquelas que sejam do seu interesse e seguir as orientações indicadas.

Ao cadastrar cada um dos seus produtos em Produtos > Adicionar Produtos, você já tem o campo para incluir uma ‘Pré Descrição’ com conteúdo mais resumido. Tem também o campo de ‘Descrição’, onde será fundamental você inserir o máximo de detalhes a respeito do produto.

E tem ainda o campo ‘Palavras Chave’ para uso em cada um dos produtos cadastrados.

Toda a estrutura já vem pronta para que você tenha mais facilidade e agilidade para realizar toda essa parte de configurações que serão fundamentais para o sucesso de sua loja!

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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