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Gestão de negócios online

Entenda como fazer um contrato com os correios

PorGuilherme Reis
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Novidades

Semanalmente por Especialistas

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A logística é uma parte essencial no funcionamento de todo e-commerce. Dito isso, sabemos que a entrega de um ponto a outro é fundamental para a satisfação do cliente. Baratear e otimizar esse custo, portanto, é ótimo para seu negócio — e, nessa hora, um contrato com os correios pode ajudar.

A entrega está embutida no processo de vendas. Quando um consumidor tem problemas nessa etapa, é possível que deixe de fechar negócios e adquirir seus produtos (ou pior: pode fazer uma propaganda negativa sobre sua experiência para clientes em potencial).

Segurança, agilidade e qualidade são características indispensáveis na entrega. Portanto, quando se atinge certo patamar de entregas, o ideal é fechar um contrato com os Correios para conseguir descontos. Ter um parceiro como esse garante credibilidade e segurança em seus envios.

A não realização de um contrato com os Correios pode implicar em algumas dificuldades logísticas, com custos de entrega mais elevados e prazos ruins, o que acabará impactando negativamente no seu e-commerce.

A seguir, vamos explicar a você como funciona esse tipo de acordo e como fazer para contratar tal serviço em um e-commerce. Acompanhe!

Como fechar um contrato com os Correios?

O contrato com os Correios é um tipo de acordo de prestação de serviços firmado entre a empresa e a responsável pelo sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil. Por meio dele, o e-commerce passa a usufruir de uma série de vantagens e descontos nas entregas.

Contratar essa função é mais fácil do que parece. Basta ir até a agência de sua preferência (aconselhamos optar por uma próxima à sua empresa) e solicitar os documentos necessários. Logo em seguida, será realizado um teste de usabilidade no e-commerce. Assim que aprovado, seu contrato é fechado.

Ou então você pode realizar os trâmites de maneira online por meio da contratação do Cartão Correios Fácil. Temos um e-book gratuito que mostra o passo a passo para essa contratação, que é feita toda pela Internet, sem a necessidade de comparecer pessoalmente até uma agência.

Sistema próprio

Após esse procedimento, você já pode contar com os Correios como parceiro e começar a realizar suas entregas. Eles disponibilizam um sistema de uso próprio (o SIGEP WEB), que permite gerenciar todas as suas postagens.

Usando esse recurso, você pode programar previamente suas encomendas. É possível, ainda, criar etiquetas personalizadas com a logo da loja e colá-las em suas caixas para o envio. Além de prática, essa alternativa trabalha o branding e a percepção positiva do cliente sobre sua marca.

Retirada de mercadorias

Outro facilitador é a coleta de produtos. Você pode solicitar que os Correios retirem os itens diretamente de seu estoque, evitando a necessidade de levar as encomendas até a agência para, então, realizar a postagem.

Independentemente de escolher levar até a agência ou solicitar a coleta, o pagamento só é efetuado depois. Em uma data previamente acordada, você receberá um boleto com o custo total de seus envios do mês.


Vale a pena optar por esse serviço?

Já adiantamos que a resposta para essa pergunta é sim. Quem tem ou está planejando montar um e-commerce deve atentar na entrega dos produtos. Essa é a etapa final do processo de vendas — é preciso, portanto, causar uma ótima impressão e propiciar uma experiência de qualidade a seu consumidor.

Os Correios são referência em logística e têm uma área de entrega que abrange um território suficiente para que você alcance muitos clientes. Mas o principal benefício ao fechar um contrato com a empresa é o desconto no frete.

Quando esse valor é bancado pela própria loja, existem duas formas de desfrutar do desconto: repassando-o ao cliente, que pagará um frete de menor preço, ou tornando seu custo final mais competitivo. É possível, ainda, embutir a quantia no preço final e potencializar seu lucro.

Nos casos em que o frete é pago pelo próprio cliente, você, como e-commerce, pode destacar o desconto nos materiais de divulgação. Lembre-se de que o valor da entrega é decisivo na finalização da compra. Muitas vezes, o comprador abandona o carrinho por conta de um alto custo de envio.

Mais uma vantagem de fechar um contrato com os Correios é que não é preciso pagar pelo serviço no ato. Dessa forma, fica mais fácil para o comerciante controlar seus gastos com entregas e realizar comparativos mensais para entendê-los e otimizá-los.

Preciso ter um faturamento mínimo para um contrato com os Correios?

Recentemente, houve uma flexibilização por parte dos Correios em relação aos custos mínimos para fechar uma parceria. Antes, havia um valor mínimo mensal que deveria ser pago, mas hoje existem contratos que não fazem mais essa exigência.

Como as características de seus clientes mudaram, para que se adaptassem a esse novo cenário, os Correios ajustaram seus serviços, criando três grupos diferentes:

  • lojas virtuais: lojistas que comercializam seus produtos online por meio de e-commerce e contam com os Correios para realizar suas entregas;
  • intermediadores de comércio eletrônico (marketplaces): atuam como intermediários entre vendedores e compradores.
  • convencionais: clientes comuns.

Por meio dessa política comercial, o lojista que fechar contrato com os Correios passa a usufruir de benefícios diferenciados de acordo com seu faturamento, mas pode iniciar a parceria sem um valor mínimo.

Quando não compensa fazer uma parceria com a empresa?

Um problema que pode afetar suas entregas são as greves eventuais. Muitas vezes, os funcionários fazem paralisações que resultam em atrasos e prejudicam as empresas.

Os Correios também não realizam entregas de produtos perecíveis e cargas vivas. Caso você atue em algum desses ramos, é melhor procurar por uma transportadora especializada em tal tipo de frete.

Vale lembrar, ainda, que existe um limite de peso estipulado para as cargas. No caso de itens muito pesados, os Correios não são a melhor opção. Envios pelo Sedex são limitados a 30 kg e, por PAC, a 50 kg.

Entenda mais sobre os Correios

Estamos falando sobre tudo que é necessário e importante observar para firmar um contrato com os Correios, mas será que você conhece como funciona a prestação de serviços e os procedimentos internos dos Correios?

Muitos lojistas utilizam e dependem exclusivamente dos Correios para o envio das mercadorias, mas poucos sabem sobre os trâmites e como ocorre todo o processo.

Vamos conhecer nos próximos tópicos do artigo um pouco mais sobre os Correios e seu funcionamento.

As etapas do envio

Depois que você leva seu produto para ser enviado ao cliente, você sabe quais são os passos seguintes? Tudo começa com o condicionamento e o endereçamento realizado pelo remetente. Você ao levar a mercadoria até uma agência já deve ter registrado o endereço para onde o produto será enviado.

A segunda etapa ocorre já dentro dos Correios, que fazem a organização dentro de um centro de tratamento. As mercadorias, documentos e objetos então são separadas de acordo com a modalidade e o CEP de destino.

O passo seguinte é levar a mercadoria para o centro de tratamento já na cidade onde ela será entregue. A quarta etapa envolve a chegada do produto ao centro de distribuição, onde ele será levado pela equipe local até o consumidor final.

Como entrar em contato com os Correios?

Para obter mais informações a respeito do contrato com os Correios, o ideal é ir até a agência mais próxima de você. Caso sua avaliação seja positiva e a empresa tenha os requisitos para aproveitar as vantagens dos serviços oferecidos, é possível entrar em contato por um formulário.

Um profissional da área comercial atenderá você e seu e-commerce pessoalmente. Ele esclarecerá eventuais dúvidas e o aconselhará sobre o melhor serviço para sua loja.

O contrato com os Correios pode ser a melhor opção para o frete de seus produtos. Depois de avaliar o volume das entregas e se certificar de que essa é uma boa alternativa, certamente será possível melhorar o controle de seus gastos com logística.

Temos uma novidade muito interessante para você! Por meio de uma parceria da Loja Virtual com os Correios, eles disponibilizaram um consultor que poderá realizar atendimentos gratuitos de consultoria para explicar todos os passos, quais documentos são necessários, os benefícios e descontos existentes e por aí vai! Esse consultor se chama Moisés Pereira Santos e pode ser acionado pelo e-mail moisespsantos@correios.com.br ou pelo Whatsapp (11) 98939-6212.

Gostou deste artigo? Confira agora nosso guia completo de logística para e-commerce!

Tag: contrato correiosecommercelogísticaloja virtual
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Escrito por
Guilherme Reis

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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