(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Email marketing: como essa ação pode impactar suas vendas

LojaVirtual.com.br / Marketing digital  / Email marketing: como essa ação pode impactar suas vendas

Email marketing: como essa ação pode impactar suas vendas

Tempo de Leitura: 3 minutos.

Todo empreendedor que deseja alavancar o número de vendas pode alcançar esse objetivo por meio de uma boa campanha de email marketing.

Apesar do email ser uma plataforma antiga de relacionamento, ele tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo e na geração de novas oportunidades de negócio. Isso acontece pela facilidade de segmentação e personalização do público-alvo da organização.

Por isso, não se deve ignorar a importância do email marketing, independente da área de atuação. Afinal, ele é uma ótima ferramenta de resultados e primordial em qualquer estratégia do marketing digital.

Dessa forma, separamos neste artigo algumas dicas para aumentar as vendas criando uma boa campanha de email marketing. Ficou interessado? Acompanhe!

Formatos de email marketing

Como mencionamos anteriormente, o email tornou-se o queridinho das organizações em relação às estratégias de marketing.

Além disso, ele é uma ótima ferramenta de comunicação, com o objetivo de anunciar um produto ou serviço aos consumidores, ou até mesmo conteúdos informativos.

Tratando de comércios eletrônicos, podemos citar alguns formatos de email marketing que podem ser trabalhados. Veja:

  • Promoções;
  • Newsletter;
  • Novidades e tendências;
  • Pós-venda (usar o email como forma de personalizar o contato ou apresentar ofertas relacionadas a última compra, por exemplo);
  • Chamadas para novos produtos (como uma placa de circuito impresso dupla face, por exemplo).

Além disso, o disparo de mensagens por meio do e-mail apresenta ótimas vantagens. Afinal, as mensagens são enviadas em tempo real, os custos são menores, contribui para a visibilidade da marca, retem ótimos retornos financeiros e mensura os resultados.

Agora que você já sabe os formatos do email marketing, que tal conhecer algumas práticas para que o disparo das suas mensagens tenha uma ótima taxa de retorno? Vamos lá?

Como usar o email marketing para aumentar as vendas

Não podemos negar o potencial do email, não é mesmo? Entretanto, não é tão simples desenvolver uma estratégia de email marketing. É necessário considerar algumas variáveis antes que a sua campanha tenha o impacto desejado. Acompanhe!

1. Segmente e personalize a sua campanha

É fundamental segmentar a sua lista de clientes, ou possíveis clientes, seguindo o foco do email marketing. É possível dividir o público-alvo por meio de dados demográficos, como idade, sexo, região e interesses.

Além disso, é possível segmentar pensando nas necessidades do consumidor, desejos e hábitos, que podem estar relacionados com o comportamento do cliente na internet. Por exemplo, uma pesquisa de molde de injeção plástica feita pelo usuário.

Por isso, é fundamental que você mantenha a sua lista de contatos atualizada, com o objetivo de deixar a sua campanha segmentada e relacionada com o perfil do destinatário.

Nesse momento, é importante investir em layout, em uma linguagem adequada e não fugir da proposta inicial.

2. Invista no design

Investir em design é essencial para o desenvolvimento de uma campanha de email marketing, afinal, os usuários são muito exigentes em relação aos aspectos visuais.

Assim, é necessário que o design siga o objetivo da segmentação e do público-alvo. Aliás, ele precisa destacar os pontos fundamentais da sua campanha.

Quando o layout não é bem desenvolvido, a chance do destinatário descartar a mensagem é muito grande. Por isso, aposte em textos curtos, atrativos e em um layout responsivo.

3. Produza bons conteúdos

Um bom conteúdo no email é fundamental. Isso porque a partir de um texto atrativo e relevante, você consegue chamar a atenção do usuário.

Para isso, não envie apenas produtos e ofertas, mas também conteúdos interessantes e informativos, que auxiliem o consumidor a sanar possíveis dúvidas e conseguir solucionar os seus problemas.

A partir disso, é possível construir uma relação entre marca e consumidor, pois, o mesmo passará a enxergar a empresa como referência e uma autoridade no assunto.

Por isso, mantenha os seus clientes informados com posts, vídeos, imagens ou materiais ricos (e-books, infográficos e guias), mesmo se o assunto principal for piso de concreto, por exemplo.

4. Aposte em títulos atrativos

O título é o segredo para fazer com que o destinatário leia a sua mensagem. Por isso, é primordial desenvolver títulos atrativos, que sejam condizentes com o assunto, que apresentem os benefícios e também sejam convincentes.

Dessa forma, vale ressaltar a importância de trabalhar com títulos que contenham no máximo 60 caracteres, para não serem muito longos e facilmente compreendidos.

Por fim, além de todas as dicas que citamos acima, vale destacar outras fundamentais para o desempenho da sua campanha de email marketing. Veja:

  • Escolha muito bem as fontes e cores da sua mensagem;
  • Não crie emails longos e cansativos;
  • Use a simplicidade;
  • Revise o conteúdo antes de dispará-lo;
  • Deixe as redes sociais da organização bem destacadas;
  • Trabalhe com landing pages para aumentar o tráfego do site.
Como você cria as suas campanhas de email marketing? Conta pra gente!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment