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E-commerce: estratégias para estimular compras

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E-commerce: estratégias para estimular compras

Tempo de Leitura: 2 minutos.

Atualmente, cerca de 76 milhões de brasileiros estão conectados à internet, navegando pelo computador de mesa, notebook, tablet, smartphone ou celular.

Dados de 2011, do site e-commerce.org.br, apontam que a movimentação financeira na internet ultrapassou os R$ 18 bilhões no ano, com mais de 31 milhões de pessoas comprando por meio de um simples clique no mouse. Mas, como tornar esses valores ainda mais volumosos e incrementar o faturamento das empresas que utilizam o e-commerce? Há táticas e estratégias aplicáveis em qualquer tipo de negócio e que podem estimular as pessoas a gastar mais pela internet.

O consultor do Sebrae-SP, José Carmo Vieira de Oliveira, dá algumas dicas. Segundo ele, mesmo com o crescimento das lojas virtuais, a rede ainda necessita da integração das diversas mídias existentes, das tradicionais às mais modernas.

“A empresa deve anunciar a loja virtual em sites de busca, fazer o maior número possível de parcerias para ter o link da sua loja divulgada em outros sites, utilizar o e-mail marketing com foco no público-alvo bem segmentado, publicar anúncios no jornal, rádio, TV, outdoor e revistas. Vale, ainda, aplicar o esquema de marketing direto, com o envio de mala direta, telemarketing e outras mídias impressas, como folhetos e flyers”, sugere José Carmo.

Fisgando o cliente

O layout da página da empresa na internet funciona como uma ferramenta de tomada de decisão, que possibilita identificar o consumidor com o negócio. Nesse sentido, para atrair mais clientes, invista em um layout bem feito. “Só é preciso tomar cuidado para não rebuscar demais. O menos sempre é mais, principalmente no web design”, comenta o consultor. Existem várias maneiras de fazer com que o cliente consuma mais. Veja algumas dicas.

Sensorial

É preciso seduzir o cliente. Utilize fotos, vídeos, animações e simulações. Cerca de 90% das informações entram pelos olhos. No comércio online, os clientes são persuadidos a comprar pela imagem de um produto.

Experiência

A loja virtual deve se preocupar com a experiência que o consumidor terá na navegação. Variedade, velocidade, praticidade, facilidade e comodidade irão gerar compra e recompra.

Destaque

Entre dez lojas desconhecidas, o consumidor visita e permanece no site que apresenta o layout de página mais interessante. Por isso, a página deve chamar a atenção, mostrar novidades e ser curiosa.

Descrição e imagens

O cliente virtual só compra quando ele se sente seguro no site. Por isso, valorize as imagens e descreva os itens com detalhes.

Seja claro

A política da empresa, que envolve diretrizes de troca, devolução, privacidade, frete, prazo de entrega e forma de pagamento, precisa ser clara e objetiva para que o entendimento do consumidor seja rápido e fácil.

Promoções e preços

Sempre que possível promova as ações promocionais, descontos, brindes, condições personalizadas e fretes grátis.

Formas de pagamento

Ofereça várias opções de pagamento.

Estude

Procure analisar o que o cliente mais procura, quais as tendências e o que ele gostaria de ver na sua loja.

Canal direto

Pesquise, responda perguntas e críticas, ligue e envie e-mail para seus consumidores.

Fique alerta!

Atendimento é fundamental para o sucesso do negócio. Nunca deixe o seu cliente sem respostas e informações. Comporte-se em sua loja virtual como se estivesse atendendo aos clientes pessoalmente.

Fonte: sebraesp

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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