
E-commerce brasileiro bate novo recorde de faturamento
Tempo de Leitura: 3 minutos.Os números do e-commerce brasileiro seguem batendo recordes em 2020. A quantidade de pedidos e de faturamento vem registrando um crescimento bastante expressivo e elevaram ainda mais o patamar do comércio eletrônico.
De acordo com dados de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm em parceria com o Movimento Compre & Confie, o faturamento do e-commerce atingiu a marca de R$41,92 bilhões ao final de agosto de 2020.
Esse número representa um crescimento de 56,8% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a agosto). E tem mais, o número de transações efetuadas atingiu a marca de 105,6 bilhões em seis meses, um crescimento de 65,7% na comparação com o ano passado.
Tantos índices positivos elevaram a previsão de crescimento acumulado no ano para 30% (antes era 18%).
Crescimento por categorias
Que tal conferir quais as categorias que tiveram a maior variação de crescimento no ano?
É legal para você saber o que está em alta e quem sabe até mudar os planos, caso ainda não tenha uma loja virtual. Agora se você já tem seu e-commerce, dependendo das categorias de produtos que você possui, certamente já percebeu pela movimentação do mercado os índices que vamos mostrar abaixo:
- Beleza e Perfumaria – alta de 107,4% (faturamento de R$2,11 bi)
- Móveis – alta de 94,4% (faturamento de R$2,51 bi)
- Eletroportáteis – alta de 85,7% (faturamento de R$1,02 bi)
- Eletrônicos – alta de 68,4% (faturamento de R$3,93 bi)
- Esporte e Lazer – alta de 66,8% (faturamento de R$1,57 bi)
Muitas outras categorias também registraram alta e animaram o mercado. Listamos aqui o top 5 com base nos dados divulgados pelo estudo da ABComm.
Boa hora para criar uma loja virtual
Se você ainda não tem o seu próprio e-commerce ou vende produtos de uma maneira mais informal e desestruturada, vale a pena pensar na criação da sua loja.
Como você deve ter percebido pelos números que trouxemos anteriormente e outros vários dados divulgados na mídia diariamente, o e-commerce está trazendo diversas oportunidades para milhares de lojistas e empreendedores.
Algumas datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Cliente, a famosa e aguardada Black Friday e o Natal geram uma movimentação intensa no e-commerce. Existem hoje datas e eventos que visam a atração dos consumidores ao longo de todo o ano.
Isso tem feito com que as vendas online tenham grandes volumes e atinjam picos consideráveis nas proximidades de cada data.
Plataforma de e-commerce
Quando falamos em vendas online de maneira mais informal, estamos nos referindo a vendas realizadas apenas via redes sociais, whatsapp ou mesmo o tradicional “boca a boca”.
O vendedor não tem um site próprio, uma loja online, onde a marca e os produtos ficam expostos para a atração e captação de clientes.
Com tamanho volume no varejo online, por meio da criação de uma loja em uma plataforma própria para e-commerce você ganha em praticidade, recursos e capacidade de atendimento.
É preciso um trabalho inicial para configurar a loja, cadastrar corretamente os produtos e habilitar todas as funções básicas para a realização de uma venda. Mas não se trata de um processo longo, principalmente quando se tem dedicação ao projeto.
E o custo benefício da ferramenta escolhida pode ser muito positivo para o seu negócio. É possível experimentar gratuitamente, e os investimentos iniciais, dependendo do seu estágio no e-commerce, não precisam ser elevados.
A Loja Virtual, por exemplo, já oferece importantes recursos para um e-commerce e um atendimento qualificado mesmo no seu plano mais básico. Você pode se cadastrar sem custos e experimentar todo o ambiente da plataforma para começar a montar sua loja.
Fonte dos dados: E-commerce Brasil