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Dúvidas sobre como aumentar as vendas pela internet? Confira 6 dicas!

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Dúvidas sobre como aumentar as vendas pela internet? Confira 6 dicas!

Tempo de Leitura: 4 minutos.

O marketing digital apresenta inúmeras possibilidades de obter grandes resultados e expandir o número de vendas, especialmente em relação aos clientes que estão em lugares distantes.

Entretanto, assim como existem facilidades, há algumas dificuldades que fazem parte do dia a dia das empresas que usam a internet para vender seus produtos.

Uma delas é a concorrência, que, mesmo sendo natural em qualquer área, aqui exige uma estratégia ainda mais sólida para que seja vencida. Para esse e outros aspectos do mercado, a principal medida rumo ao sucesso é realizar uma boa análise interna.

Desse modo, torna-se possível fortalecer alguns pontos essenciais para quem busca se destacar nesse meio.

Para auxiliar você na missão, listamos 6 dicas de como aumentar as vendas pela internet. Confira!

1. Forneça um site com boa navegabilidade

Imagine a seguinte situação: você entrou em uma loja física bagunçada e se sentiu tão mal com isso que deu vontade de sair correndo dali. Após esse episódio, resolveu procurar por uma loja limpa e com um ambiente organizando.

Quando encontrou, a sensação foi tão boa que você ficou o máximo de tempo que pôde no local, aproveitando para conhecer mais sobre os produtos e comprando alguns deles para maximizar essa experiência.

Se compararmos com uma loja virtual, podemos dizer que a relação existente é a mesma. Um site mal planejado certamente vai deixar uma má impressão, afugentar as pessoas e ter um impacto negativo nas vendas. Já um site bem elaborado se caracteriza como uma poderosa ferramenta para garantir ótimos resultados.

Um dos principais pilares para alcançar esse objetivo é investir em um design responsivo, especialmente focado em mobile. Oferecer uma boa navegação ao cliente é fundamental para proporcionar uma experiência positiva para ele.

Dessa forma, você permitirá aos seus usuários a mesma qualidade de navegação independentemente do dispositivo que ele estiver utilizando.

Levando em conta que tablets e celulares são responsáveis por grande parte dos acessos, essa simples medida é capaz de mudar o jogo a seu favor.

Assunto relacionado: entenda porque o design é tão valorizado no e-commerce.

2. Utilize imagens de qualidade

A maioria das pessoas se atenta muito aos detalhes que descrevem o produto. Assim, investir em boas imagens ajuda a passar confiança.

Tendo como base o item anterior, imagens de qualidade também são elementos que devem ser valorizados para oferecer uma boa navegabilidade para o visitante. Tal valorização, mais do que uma mera questão visual, é fundamental para aumentar as vendas.

Uma das explicações para isso é que, ao adquirir um produto pela internet, o consumidor busca uma boa margem de segurança para, como proclama o dito popular, não comprar gato por lebre.

Por isso, quanto mais informações você passar para ele acerca do item que está sendo vendido, maior será a certeza do cliente em relação às vantagens desse negócio.

3. Produza vídeos dos produtos

Para aumentar ainda mais o poder de exposição dos produtos, os vídeos se apresentam como um ótimo recurso.

Um dos fatores principais para isso é o fato de que muitas pessoas não gostam muito de ficar lendo textos descritivos sobre os produtos. Como um vídeo pode reunir muito conteúdo em um pouco tempo, você pode utilizar esse formato para apresentar uma descrição detalhada dos itens comercializados pela sua loja.

Um minuto pode ser o suficiente para realizar essa ação. Para o cliente, esse curto período pode ser fundamental para que ele decida se vai realizar a compra ou não.

4. Mantenha uma seção de descontos e promoções

Quando falamos em dicas sobre como aumentar a vendas pela internet, esse ponto pode até ser considerado óbvio. No entanto, ele retrata uma realidade que nem todos sabem explorar da forma como deveriam.

Ter uma seção de descontos e promoções depende de um bom conhecimento do seu estoque e também das necessidades do público. Mais do que ofertar produtos que têm baixa saída para buscar “se livrar” deles, é importante ver o que desperta o interesse dos consumidores.

Uma boa alternativa é verificar se existem itens que podem complementar os produtos mais vendidos e, assim, oferecê-los com desconto.

Vamos supor que, na prática, a sua loja virtual vende um bom número de camisetas por dia, porém as vendas de bermudas e calças está deixando a desejar. Para reverter esse quadro, você pode criar uma seção exclusiva de descontos e lá expor esses produtos.

Agindo assim, você melhorará em muito as chances de vendas, afinal são itens que fazem parte do gosto dos consumidores e estes, ao verem que podem comprá-los com desconto, certamente vão olhar essas ofertas com bons olhos.

5. Desenvolva boas políticas de troca e frete

Um dos grandes temores de quem realiza compras pela internet é em relação à troca do produto em caso de defeito. O alto valor do frete também incomoda diversos consumidores, visto que, muitas vezes, eles podem até superar o preço do produto.

Por esse motivo, é importante que a sua loja tenha uma política descomplicada de troca e frete. O principal ponto para ter êxito em relação ao frete é realizar um bom planejamento financeiro, verificando o seu capital de giro e os principais serviços de entrega.

Quanto às trocas, contar com bons fornecedores é imprescindível caso você precise de uma reposição rápida daquele produto ou até mesmo contar com o apoio do fabricante para solucionar o problema.

Assunto relacionado: conheça 8 formas de envio de mercadorias e frete para uma loja virtual.

6. Atente-se à retenção de clientes

Conquistar novos clientes faz parte da busca diária de qualquer empresa. É algo totalmente válido e essencial para o bom andamento do negócio. Porém, muitas delas focam tanto nessa necessidade que esquecem um fator tão ou mais importante do que esse: reter os clientes antigos.

Uma pesquisa desenvolvida pelo norte-americano Philip Kotler anuncia que obter um cliente novo pode custar cinco vezes mais do que investir na retenção dos que já fazem parte da sua carteira.

Sendo assim, não fica difícil perceber o quão essencial é manter e fidelizar sua clientela existente.

Porém, as vantagens não ficam restritas à diminuição dos custos operacionais e de marketing. Normalmente, clientes que passam por uma boa experiência, além de ter uma possibilidade maior de voltar a comprar, ainda podem indicar outras pessoas para adquirirem os seus produtos.

Para realizar essa ação com sucesso, é fundamental investir na construção de um relacionamento sólido e de longo prazo, ou seja, se manter na vida do cliente mesmo após a primeira compra dele.

Ter um ótimo serviço de pós-venda e uma boa estrutura de e-mail marketing são alguns dos recursos que podem ser utilizados para esse fim.

Com bases nessas dicas de como aumentar as vendas pela internet, você já tem um bom panorama e sabe o que fazer para começar a colher os resultados que deseja.

Lembre-se que é sempre possível contar com ajuda especializada para colocar a sua loja virtual no patamar que ela merece.

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Gabriel é sócio e co-fundador do LojaVirtual.com.br. Adora Tecnologia, novidades no mundo de marketing digital e métricas. É geminiano e grande fã de bons filmes.

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