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Dicas para você preparar sua loja virtual para a Black Friday

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Dicas para você preparar sua loja virtual para a Black Friday

Tempo de Leitura: 7 minutos.

Estamos nos aproximando de mais uma edição da Black Friday, que será realizada no dia 27 de novembro.

E as expectativas são muito positivas para o evento deste ano, principalmente pensando no e-commerce. As vendas online estão batendo recordes em todos os indicadores ao longo de 2020, e mesmo com o retorno das lojas físicas, a perspectiva é que o comércio eletrônico seja o maior beneficiado nesta Black Friday.

Se no ano passado o varejo online já atingiu um faturamento de R$3,2 bilhões (dados do Ebit Nielsen) considerando apenas o dia anterior e o dia exato da Black Friday, este ano espera-se que os índices sejam ainda superiores.

De acordo com Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, apesar de algumas incertezas, a previsão é que esta seja a maior edição da Black Friday no Brasil.

Sendo assim, é muito importante que você prepare seu e-commerce com antecedência. Caso você já tenha uma loja virtual, nossas dicas serão muito válidas para você não se perder. E se você está prestes a ter seu próprio e-commerce, nada melhor que iniciar sua trajetória sabendo tudo que você precisa fazer para aproveitar a data mais marcante do ano para o comércio eletrônico.

Como a demanda cresce bastante, as lojas precisam estar prontas para atender o aumento de visitantes e de compras. Veremos a seguir então alguns tópicos que não podem faltar na sua preparação para a data.

Vamos lá!

Planeje seus objetivos

A grande maioria das pessoas já associa a Black Friday com promoções e ofertas. E não estão erradas, essa é a marca principal da data. Porém, isso não significa que basta você colocar um desconto em todos os seus produtos e achar que está tudo resolvido.

É preciso planejar adequadamente pensando nos seus objetivos. O que você quer para sua loja? Qual o seu foco principal para esta Black Friday? Veja abaixo algumas opções de objetivos que você pode ter:

– Atração e captação de novos cadastros e clientes

– Aumento da receita (maior volume de pedidos e de vendas)

– Divulgar novos produtos ou serviço

– Liberar o estoque de algum produto

– Destacar sua marca no mercado online

Você pode ter mais de um objetivo, eles não são excludentes. Você pode até mesmo ter todos eles como metas para a data, mas é preciso estar ciente que cada um gera um foco diferente.

Por isso é tão importante planejar. Avalie o que é mais importante para você no momento. O esforço para atingir cada um deles vai te levar a priorizar ações e investimentos diferentes, daí a importância de estar ciente dos seus objetivos.

Definidas as suas prioridades, ou apenas uma delas, você poderá se concentrar em preparar e executar ações que estejam voltadas para a busca dos resultados desejados.

Pense nas ofertas e promoções

A partir do momento que você tem um objetivo para sua loja, aí sim você poderá definir suas campanhas promocionais.

Quais produtos terão ofertas especiais? Qual será a sua estratégia e qual a margem que você pode aplicar em cada tipo de produto? Todos os itens da loja terão algum desconto?

Algumas perguntas simples como essas acima podem fazer uma grande diferença. Talvez você nunca tenha se preparando dessa forma, então é preciso ter critérios e embasar sua análise para definir as promoções.

  • Produtos mais vendidos:

Você pode, pode exemplo, listar seus produtos mais vendidos no ano para realizar uma ação especial. Como são produtos que possuem naturalmente muitas buscas e vendas, você pode aplicar descontos menores como forma de impulsioná-los ainda mais e ganhar no volume.

Ou você pode simplesmente criar uma motivação extra concedendo um cupom de desconto para quem comprar algum destes itens. Ou seja, mesmo sem reduzir o preço destes produtos, você vai se aproveitar da boa saída que eles possuem para induzir uma nova compra.

Assim você potencializa as vendas da loja se aproveitando de produtos já “consagrados” entre os consumidores. São estratégias diferentes e todas elas válidas.

  • Frete grátis:

Você pode definir outro tipo de promoção que não envolva cupons de desconto ou redução nos valores de produtos. Sua campanha pode focar apenas em conceder frete grátis para todas as compras ou para compras a partir de valores determinados.

  • Descontos mais agressivos para liberar estoque:

Outra tática de promoção que você pode adotar é criar ofertas bem agressivas para produtos que você queira liberar estoque ou mesmo divulgar para que se tornem mais conhecidos.

É muito comum na Black Friday vermos descontos acima de 40% do valor original. Tudo depende dos objetivos e estratégias definidas previamente. Mesmo que você minimize bastante sua margem de lucro, talvez seja importante para o seu negócio liberar ou promover certos produtos.

Deixe sua loja atrativa

Não adianta planejar e ter objetivos se você não estruturar sua loja pensando na Black Friday. São mudanças pontuais e temporárias para destacar o que você está preparando para a data.

Uma das principais ações neste sentido é a criação e a instalação de banners atrativos, que chamem a atenção dos visitantes da sua loja virtual. Esses banners já despertam a curiosidade de potenciais consumidores assim que eles acessam seu site.

O conteúdo dos banners vai depender dos objetivos que você definiu e das promoções que você preparou. O importante é não deixar de destacar aquilo que foi planejado especialmente para a Black Friday.

Além de banners, mude um pouco a estrutura da loja e deixe as categorias ou os produtos que estão em promoção mais visíveis na home do e-commerce.

Não faz sentido, por exemplo, que produtos sem promoção sejam encontrados na sua loja com muito mais facilidade que as próprias ofertas. Durante a Black Friday você precisa fazer alterações para adequar o seu site ao evento.

Planeje seus investimentos

Uma das maneiras mais eficientes de tornar sua loja e as ofertas mais visíveis é por meio de investimentos nas mídias pagas. Aproveite que se trata de um período de muita movimentação no e-commerce para atrair milhares de potenciais consumidores para sua loja virtual.

– Quanto você pode investir ao longo da campanha de Black Friday?

– Quais canais você pretende utilizar e como será a distribuição dos investimentos entre eles?

– Quais canais costumam ser mais eficazes para o seu ramo?

Não vamos tratar aqui sobre valores e quais são os investimento ideais. Cada negócio tem uma particularidade e objetivos diferentes, nosso intuito é mostrar quais as reflexões devem ser feitas.

É bem provável que você tenha informações suficientes sobre o mercado no qual você atua para tomar tais decisões. Nesse ponto entra a outra lição de casa, que é conhecer o público alvo, saber suas características, quais mídias eles consomem mais e por aí vai.

É muito importante você já ter tudo isso mapeado e definido para evitar investimentos errados de última hora. A maioria dos lojistas trabalha com valores bem apertados, então é muito importante ser bem assertivo.

Defina o período das campanhas

A Black Friday será realizada no dia 27 de novembro, mas as campanhas podem começar bem antes. Os próprios consumidores criaram o hábito de iniciar as pesquisas pelos produtos desejados e as melhores ofertas com algumas semanas de antecedência.

E no caso da sua loja, o que você pretende fazer?

Veja algumas das opções que você pode aplicar no seu e-commerce:

  • Black Friday – ofertas válidas apenas na sexta-feira do evento
  • Black Weekend – ofertas válidas ao longo do final de semana do evento, englobando sexta, sábado e domingo
  • Black Week – ofertas válidas ao longo de toda a semana do evento, iniciando no domingo e se encerrando no sábado logo após a Black Friday
  • Black November – ofertas válidas ao longo de todo o mês de novembro, tornando a campanha bem mais ampla e prolongada

Planeje esse período de acordo com seus objetivos e deixe bem claro nas suas divulgações. Vale lembrar que o período válido para as ofertas não significa que a divulgação deverá começar apenas no dia ou bem na véspera.

Você pode iniciar antes, já alertando seus visitantes e clientes sobre algumas das ofertas que estarão em vigor e por quantos dias. Assim você amplia o público e pode até mesmo ir captando leads interessados para receber algum contato ou comunicação no dia que a promoção se iniciar.

E lembre-se, quanto maior o tempo da sua campanha, mais tempo de investimentos você deverá fazer para manter as ofertas sempre impulsionadas.

Prepare o estoque e a logística

Estes itens são fundamentais na Black Friday. A falta de planejamento e o desalinhamento entre objetivos, investimentos e a preparação pode causar problemas muito sérios. Estoque e logística fazem parte de uma engrenagem básica e essencial para um e-commerce.

Estoque

Imagine você realizar grandes investimentos na divulgação de uma super oferta de um dos seus produtos sem ter um estoque suficiente?

Se você planeja vender muito um produto X e vai investir em ofertas para ele, jamais cometa o erro de não ter estoque de acordo com aquilo que você imagina que vai vender.

Seria um grande prejuízo preparar ações especiais para produtos que em pouco tempo você não conseguirá mais entregar por não ter estoque. Ou você teria que tirar urgentemente a oferta e o produto da página, ou teria que lidar com consumidores muito insatisfeitos. Nenhum destes cenários é um bom negócio.

Logística

Não fique dependente apenas dos Correios. Atualmente, mesmo que você não esteja em meio a um evento como a Black Friday, ficar refém apenas dos Correios já seria um péssimo negócio.

É preciso ter algumas transportadoras como alternativas e usar serviços e recursos como cálculo de frete, fretes personalizados e por aí vai. Qual você imagina que será sua demanda no período? O planejamento envolve até mesmo isso.

Com base nessa perspectiva você já conseguirá prever melhor quais meios utilizar, quantas vocês pessoas você poderá precisar para te auxiliar na preparação e despacho das mercadorias, dentre outras pequenas ações.

Não seja pego de surpresa

Não ser pego de surpresa é uma das melhores coisas que um empreendedor pode conseguir. Sabe quando parece que tudo deu errado, mas na verdade já existia uma previsão para isso? Pois é, na Black Friday você precisa se preparar para imprevistos.

Até mesmo empresas gigantes estão sujeitas a enfrentar transtornos em períodos com muito volume de buscas e de vendas. A sua loja virtual também está sujeita a isso. Se você se preparou, poderá ter uma “carta na manga” ou o famoso “plano B”.

– Procure validar a capacidade de acessos simultâneos de sua loja de acordo com sua plataforma e plano contratado. Existe limitação? Pela sua projeção de investimentos, será que vai ser necessário ampliar o plano?

– Avalie se o seu atendimento será capaz de suprir o aumento da demanda. Vai ser preciso ampliar a equipe por um período determinado? Você está utilizando os recursos de comunicação e suporte disponíveis?

– O estoque acabou muito rápido, você já tem algo engatilhado junto ao seu fornecedor para ter uma rápida reposição? Já estabeleça um plano antecipado com os fornecedores para ter um caminho mais ágil no período.

E defina um nível crítico de estoque que te permita solicitar a reposição ainda com tempo hábil para não ficar sem o produto e comprometer outras vendas.

Vem Black Friday

É hora de sentar e começar a preparar sua loja virtual passando por todas as etapas e itens que listamos acima. Tem muita informação para você colocar no papel a fim de se preparar de maneira eficiente.

A Black Friday vem movimentando o e-commerce brasileiro mais e mais a cada ano. Como dissemos, as expectativas para a edição 2020 são bem positivas, então as lojas que se prepararem melhor terão mais chances de ter sucesso.

Planeje, coloque tudo em prática e realize muitas vendas nesta Black Friday. Gostou das nossas dicas? Esperamos que você consiga ter sucesso em todas as suas iniciativas!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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