(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Dicas para você fidelizar seus clientes com Marketing de Conteúdo

LojaVirtual.com.br / Marketing digital  / Dicas para você fidelizar seus clientes com Marketing de Conteúdo

Dicas para você fidelizar seus clientes com Marketing de Conteúdo

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Investir em marketing de conteúdo é muito benéfico para os negócios sobretudo por ajudar a fidelizar os clientes, além de captar novos adeptos.

Com a produção de conteúdo próprio a empresa passa a usar uma estratégia que é válida por muitos anos, ao contrário de anúncios que geralmente tem curta duração. Além disso, ter à disposição conteúdo de qualidade permite economizar o tempo de trabalho dos vendedores consultores e funcionários de suporte.

Assim, quando os clientes têm dúvidas, primeiro eles recorrem ao conteúdo e, somente em último caso solicitam atendimento por meio de colaboradores.

Outra questão importante é que por meio do marketing de conteúdo a empresa cria uma relação de proximidade com os seus clientes.

Fidelizar os seus clientes com marketing digital

O marketing de conteúdo contribui para agregar valor à sua empresa e produtos, o que faz também com que o seu cliente confie e indique o seu negócio à outras pessoas.

Dessa forma é possível facilmente conseguir aumentar a disseminação da sua marca e, consequentemente aumentar as vendas e promover upgrades. Para que isso seja possível é preciso ter estratégias de marketing digital muito bem estabelecidas e cumpridas.

Algumas delas são:

  • Fortaleça a sua identidade: busque estratégias para que os seus clientes tenham orgulho da sua marca e que realmente queiram exibi-la por aí;
  • Escute a opinião dos seus clientes: os feedbacks positivos e negativos são importantes para que o seu negócio esteja sempre melhorando. Além disso, ao dar atenção às opiniões, você mostra ao seu público que se importa;
  • Preze pelo atendimento ao cliente: o atendimento de qualidade sem dúvidas faz com que os clientes apreciem a sua empresa. Muitas vezes problemas no setor são as principais causas do insucesso;
  • Interaja nas redes sociais: atualmente as redes sociais têm um enorme potencial de fidelização. Por isso interagir constantemente com os clientes contribui muito para a construção de um bom relacionamento;
  • Crie um programa de fidelidade ou recompensa: são uma ótima forma de estimular os clientes a consumirem os seus produtos em detrimento daquele de outras empresas;
  • Compartilhe o conteúdo criado pelos seus clientes: nas redes sociais muitos clientes enviam fotos, vídeos, avaliações e compartilham as experiências. Aproveite isso para movimentar as mídias e dar mais força ao seu negócio;
  • Use e-mail marketing no pós venda: o e-mail marketing é uma das principais estratégias do marketing digital para a fidelização dos clientes. Quando ela é aplicada no pós venda os resultados geralmente são excelentes.

Fidelizar antes de converter

Basicamente, fidelizar seus clientes significa desenvolver um laço forte de modo que ele não se desfaça diante dos concorrentes. Para isso é preciso mais do que tudo criar uma relação de confiança, o que exige muito esforço e não ocorre de uma hora para a outra.

Para a fidelização não basta que o seu produto seja bom. É necessário que o seu cliente sinta a satisfação em todas as etapas, desde as primeiras pesquisas até o pós venda.

Por isso é muito mais eficiente produzir conteúdo de qualidade, que sane as dúvidas dos clientes e faça com que eles confiem na sua marca do que fazer propagandas de forma direta.

Se o seu público conseguir sentir a sua preocupação com o atendimento e com a sua satisfação, a relação de confiança tende a aumentar, melhorando o relacionamento e aumentando as vendas.

Marketing de conteúdo não se limita a um blog

Para aplicar as técnicas de marketing de conteúdo é necessário antes de mais nada compreender que isso não se limita somente à manter e alimentar um blog. Por mais que essa seja a estratégia mais comum e também bastante eficiente, é possível também usar muitos outros canais.

Você pode fazer a publicação de conteúdo atrativo e de qualidade também nas mídias sociais ou também enviar e-mail marketing, criar webinars e vídeos para o YouTube.

Invista no relacionamento mesmo após a venda

Uma das principais falhas cometidas pelas empresas é se preocupar demais com as vendas e deixar o cliente de lado depois que o negócio é fechado. Apesar de a finalização de uma venda dar a sensação de missão cumprida, ela é apenas o início do elo que deve ser criado.

A fidelização dos clientes já existentes é muito importante e, para que ela realmente ocorra é necessário marcar presença. Quando uma venda é fechada, geralmente o cliente fornece os seus contatos e, dessa forma você pode aproveitar isso para manter o contato enviando bom conteúdo, que realmente desperte o interesse dele.

Além disso, você pode também enviar novidades ou cupons de desconto para estimular uma próxima compra. Essas são algumas maneiras de aplicar o marketing de conteúdo e assim fazer com que a sua marca seja constantemente lembrada e divulgada.

Educar o cliente sobre o produto adquirido

Uma forma muito valiosa de usar o marketing de conteúdo é criando materiais que contribuam para educar o seu cliente à respeito do produto adquirido. Com isso é possível fornecer dicas e orientações de como obter o máximo desempenho ou ainda utilizar o produto de maneiras diferentes, melhorando ainda mais a experiência.

Algumas ideias que você pode aplicar são:

  • Crie um FAQ
  • Criar manuais detalhados;
  • Elaborar tutoriais de utilização;
  • Gravar vídeos ou oferecer treinamentos;
  • Criar uma comunidade de usuários.

No entanto, para que você consiga elaborar materiais de qualidade e que realmente supram as necessidades dos seus clientes é preciso conhecer as necessidades e dúvidas deles.

Por isso, conhecer quem compra os seus produtos é essencial para a aplicação do marketing de conteúdo e assim aumentar a satisfação e melhorar a relação com os seus clientes.

Sendo assim faça questionários constantemente o seu público, traçando um perfil comportamental detalhado. Isso fornece as informações de que você necessita para fazer essa aproximação.

Dedique-se a despertar o interesse por outros produtos

Como já foi dito anteriormente, a fidelização é extremamente importante para despertar o interesse dos seus clientes em realizar a recompra. Mas não basta apenas aguardar o retorno deles, é necessário estar constantemente presente e assim estimular o interesse em fechar contratos.

Então procure sempre disponibilizar materiais mostrando os lançamentos da sua marca ou simplesmente revelando o quanto os produtos comercializados pela sua empresa são fantásticos e necessários.

Basicamente é preciso mostrar ao cliente o quanto ele precisa dos seus produtos, sobretudo dos lançamentos, mesmo que ele mesmo não saiba disso. Criar uma necessidade e interesse é fundamental para estimular as compras posteriores. E isso é muito mais eficiente do que gastar recursos e energia tentando captar clientes novos.

Muitas vezes em compras complexas é preciso reintroduzir um funil de vendas para passar a nutrir ele novamente. Assim as análises do histórico de interesse e compras do consumidor deve ser reavaliado. E é também muito importante conhecer o ciclo de vida dos produtos adquiridos visando enviar as ofertas adequadas na hora certa.

Por meio da aplicação do marketing de conteúdo de maneira adequada e seguindo as recomendações descritas nesse texto, é possível fidelizar os seus clientes e assim manter uma relação duradoura capaz de proporcionar tanto novas vendas como trazer novos clientes por meio de recomendação.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment