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Dia dos Namorados 2021: dados importantes e dicas para sua loja virtual

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Dia dos Namorados 2021: dados importantes e dicas para sua loja virtual

Tempo de Leitura: 5 minutos.

O Dia dos Namorados é sempre uma das datas comemorativas mais importantes para o e-commerce brasileiro. A edição de 2021 (sábado, 12 de junho), que ainda acontecerá em meio aos impactos da pandemia de Covid-19, terá novamente grande destaque para as vendas online. A expectativa é por um crescimento de 2,5%, o que representará uma movimentação superior a R$1,6 bilhão no varejo.

Com tamanho cenário promissor, vale a pena criar campanhas para a data e pensar em ofertas especiais para a sua loja virtual. Dessa forma você conseguirá atingir um público potencial bastante elevado e terá mais possibilidades de aproveitar as oportunidades geradas pela grande movimentação de consumidores.

Vamos ver ao longo do artigo quais são as expectativas dos consumidores para o Dia dos Namorados 2021. E listaremos também algumas dicas importantes para você colocar em prática e ter mais sucesso em suas ações!

O que esperar dos consumidores

De acordo com uma pesquisa realizada pela Shopee Brasil, o ticket médio para a data deverá ser de R$240,00. Caso a tendência se confirme, o valor será mais alto que o do Dia das Mães. Outra informação importante para quem possui loja virtual:

– 69% dos participantes dessa pesquisa indicaram ter preferência pelas compras na Internet.

Outra pesquisa com dados muitos interessantes foi realizada pelo Social Miner, All In Marketing e Opinion Box. Você pode conferir o material completo clicando aqui.

Uma das principais informações é que 53% dos consumidores participantes pretendem presentear alguém. O número é superior ao que foi observado na pesquisa do ano passado (47%).

Ainda existem outros 15% de consumidores indecisos que podem ser influenciados por boas estratégias! O público potencial total pode se aproximar dos 70% com base na pesquisa, o que indica um volume de compras bem elevado.

Categorias mais procuradas

O Dia dos Namorados é uma data com capacidade de movimentar diversos ramos. Como são presentes para homens e mulheres de diferentes faixas etárias, o mercado abre a possibilidade para opções bem variadas.

Vamos ver na sequência as 5 principais categorias com base na pesquisa:

1 – Moda e Acessórios – 50%

2 – Beleza e Cosméticos – 39%

3 – Eletrônicos e Informática – 32%

4 – Alimentos e Bebidas – 19%

5 – Vale presente – 19%

Quando as vendas mais aquecem?

Se você fica em dúvida sobre quando começar a impulsionar suas campanhas, é importante se basear nas tendências indicadas pelos próprios consumidores. Nos momentos em que mais se tem procura e intenção de compra, suas ofertas devem estar em destaque na loja.

Tem a turma bem prevenida que já comprou (8%), mas o grande impacto nas vendas acontece principalmente nas duas semanas que antecedem a data. Com mais de duas semanas temos outros 18%. Esse número sobe para 21% com duas semanas e outros 35% na semana do evento.

Com base nesses dados, fica claro que o ideal é você começar a dar ênfase nas suas promoções com pelo menos 14 dias de antecedência ao evento. Explore ao máximo em sua loja, nas redes sociais e campanhas de e-mail marketing.

O que atrai os consumidores?

Uma informação sempre muito valiosa nas pesquisas feitas em datas comemorativas é sobre o que atrai mais os consumidores. Não adianta gastar energia criando algo que seus potenciais clientes não dão importância.

– Bons preços e promoções (75%)

Não tem como fugir, em datas especiais as pessoas esperam por ofertas e preços melhores. É clichê, mas é o que mais chama atenção dos consumidores, e não por acaso foi indicado por 75% dos participantes da pesquisa.

Lembre-se, se você não fizer promoções, algum concorrente certamente fará. E é lá que um potencial consumidor da sua loja vai acabar comprando.

– Garantia de qualidade (55%)

Ter bons produtos, com garantia de procedência, dará mais segurança para as pessoas comprarem em seu e-commerce.

– Vantagens no frete (52%)

O custo do frete tem sido um dos principais empecilhos para a conclusão de vendas online. Por isso, em datas como o Dia dos Namorados, ofereça frete grátis para determinados produtos e crie estratégias para poder ter vantagens nos preços.

O frete e a logística são tão importantes que taxas ruins de frete (54%) e prazos de entrega ruins (49%) são os dois principais fatores apontados como motivos para desistir de uma compra.

Dicas para aumentar as vendas

Saber todas essas informações é muito importante, mas elas serão úteis apenas se colocadas em prática. Vamos dar agora algumas dicas para que você possa criar uma campanha de sucesso para o Dia dos Namorados.

Faça conteúdo personalizado

Quando falamos em conteúdo personalizado significa que o tema deve ser voltado para o Dia dos Namorados. Existem empresas que muitas vezes fazem uma pequena adaptação entre um evento e outro, mas não personalizam adequadamente.

Explore curiosidades sobre a data, utilize vídeos ou imagens de casais apaixonados e felizes, fale sobre a importância e o simbolismo de presentear a pessoa amada. Quanto mais personalizadas, mais identificadas com o público suas campanhas serão.

Ofereça dicas de presente

Coloque-se no lugar de parte dos seus consumidores: quantas vezes você já ficou em dúvida sobre o que comprar para um(a) namorado(a)?

Pois é, muita gente tem bastante dificuldade para definir um presente. Será que isso vai agradar? Será que ele/ela vai gostar? O que mais tem agradado homens/mulheres atualmente?

Com base nos produtos de sua loja, procure criar um guia com sugestões para cada tipo de segmento e de perfil de consumidor. Por exemplo: vamos supor que você tenha uma loja de roupas, masculinas e femininas, com linhas casuais, outras mais elegantes, linha fitness e etc.

Você pode direcionar os visitantes que possuem parceiros(as) que praticam atividades físicas para sua linha de roupas fitness, mostrando o que é mais procurado tanto na segmentação masculina quanto feminina.

Se você tem acessórios voltados para esse ramo fitness, indique as novidades, fale sobre a utilidade de cada um, mostre o que é tendência no mercado. Esse direcionamento fará você conquistar potenciais clientes.

Cuide da logística

Você viu que, de acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores entrevistados informou que desiste de uma compra pelo custo do frete ou pelo prazo ruim de entrega.

Se você ainda não tem, faça um contrato com os Correios e tenha acesso a melhores taxas e condições para o envio das mercadorias. Utilize as ferramentas oferecidas pela plataforma para calcular os melhores fretes e também faça o uso de transportadoras e entregas personalizadas.

Crie estratégias para ofertar frete grátis em determinados produtos, isso vai alavancar as vendas desses itens. Quanto mais preparado você estiver, melhores são seus preços de frete e prazos de entrega.

Ofereça brindes, cupons e outras surpresas

Os bons preços e promoções são o grande destaque para atração dos consumidores. Porém, quando falamos em promoções, não é necessário se limitar apenas ao preço. Seja criativo!

Você pode oferecer brindes em compras acima de determinado valor. Pode oferecer cupom de desconto para quem já comprou antes na sua loja ou mesmo para novos clientes utilizarem em uma compra futura.

Que tal também oferecer desconto na compra de um segundo item? Tem muito presente de Dia dos Namorados que pode ser um conjunto para o casal, mas eles são vendidos separadamente. Ao levar um a pessoa leva o outro pela metade do preço, é um ótimo incentivo, não é mesmo?

Ofertas relâmpago

Você pode definir um horário para impulsionar alguma publicação nas redes sociais direcionando para uma promoção especial em sua loja válida só naquele dia, ou só até uma determinada hora.

Assim, além do elemento surpresa, você cria uma sensação de imediatismo para uma oportunidade que para o consumidor parece imperdível!

Gostou de saber todas essas informações? Agora é com você! Faça seu planejamento e coloque em prática as melhores ações para aproveitar o Dia dos Namorados com sucesso na sua loja!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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