
Dia do Cliente 2021: promessa de muita movimentação no e-commerce brasileiro
A movimentação no e-commerce brasileiro ganhará um impulso ainda maior no mês de setembro. O Dia do Cliente 2021, data comemorada no dia 15/09, foi um grande destaque no ano passado e promete repetir o bom desempenho esse ano. Afinal de contas, qual cliente não gosta de promoções, descontos e ofertas especiais, não é mesmo?
Essa é a ideia do evento, proporcionar uma aproximação entre consumidores e comércios, principalmente por meio de preços diferenciados ou outros tipos de benefícios. Não é por acaso que 47% das pessoas entrevistadas em pesquisa realizada pelo Social Miner, All In e Opinion Box responderam que tem a intenção de comprar na data.
O Dia do Cliente ainda vem sendo potencializada pela Semana do Brasil, evento que ocorre do feriado de 7 setembro (Independência do Brasil) e normalmente vai até o Dia do Cliente. Ela é organizada pelo Governo Federal junto aos principais varejistas visando a criação de condições bem especiais para os clientes.
Vamos conferir agora alguns dados dessa pesquisa para conhecer melhor o que os consumidores estão esperando para a data!
Expectativas para o Dia do Cliente
Uma informação fundamental em todas as pesquisas desse estilo é o que motivará os consumidores a comprarem. Será que as pessoas estão em busca prioritariamente de produtos de desejo? São aqueles produtos que você quer muito ter, mas por não serem essenciais, não são uma necessidade, você aguarda que apareçam boas oportunidades.
De acordo com a pesquisa, confira na relação abaixo quais foram as 5 motivações mais citadas:
1 – Comprar itens de necessidade com melhor preço – 71%
2 – Comprar itens de desejo com melhor preço – 67%
3 – Utilizar programas de fidelidade – 39%
4 – Substituir itens por versões mais modernas – 29%
5 – Presentear alguém de imediato ou em datas futuras – 20%
Principais canais de pesquisa
Outro dado bem interessante da pesquisa é a tentativa de entender o comportamento de pesquisa dos consumidores. Quais canais serão usados para buscar pelas ofertas, comparar preços e decidir a compra? O processo de pesquisa é essencial para a realização da compra posteriormente.
Apesar do crescimento do volume de pessoas que pretendem pesquisar nas lojas físicas (45%), o volume nos canais online segue bastante considerável. Vale considerar que com o avanço da vacinação no país, seria uma tendência natural o aumento da participação do comércio de rua e shoppings.
Mas vamos lá, se mais da metade dos consumidores realizará pesquisa em canais online, quais seriam os principais meios?
1 – Aplicativos das lojas /ou marcas – 54%
2 – Sites de busca (Google, Bling) – 50%
3 – Sites dos e-commerces – 43%
4 – Comparadores de preço – 40%
5 – Instagram das lojas e/ou marcas – 37%
Lembramos que a soma dos percentuais supera 100%, pois diversos consumidores pesquisam em mais de um canal. Importante destacar nos dados acima como é essencial ter bom posicionamento no Google e ter sua própria loja virtual.
E mais, veja como ter um perfil comercial no Instagram, principalmente integrado com seu e-commerce, terá grande impacto no alcance de um público potencial ainda maior.
Categorias mais procuradas
Pensando no Dia do Cliente, quais tipos de produtos será que os consumidores mais irão procurar? Quais serão as categorias mais impactadas?
O grande destaque é a categoria de “Eletrônicos e Informática”, com 42% das intenções de compras. Logo em seguida vem “Eletrodomésticos e Eletroportáteis” com 40%. Ainda merecem menções valiosas “Moda e Acessórios” com 38%, “Beleza e Cosméticos” com 33% e “Alimentos e bebidas” com 32%.
As formas de pagamento
Para finalizar o nosso resumo sobre as intenções e comportamentos dos consumidores, vamos ver quais serão os meios de pagamento mais utilizados. Fique atento a todas essas informações que estamos trazendo, incluindo o link que disponibilizamos no início do artigo para baixar a pesquisa completa. Todos esses dados podem te ajudar na definição de estratégias, criação de campanhas e na preparação da sua loja.
Voltando às formas de pagamento, veja abaixo o top 5 dos meios mais citados na pesquisa:
1 – Cartão de crédito (parcelado) – 56%
2 – Cartão de crédito (à vista) – 40%
3 – Cartão de débito e PIX – 25% cada
4 – Dinheiro – 24%
5 – Boleto – 19%
A observação de destaque aqui vai para o PIX no e-commerce, que já aparece com o mesmo percentual que os pagamentos no cartão de débito.
Dicas para sua loja
Como foi possível ver com base em algumas informações da pesquisa, preços melhores e o uso de programas de fidelidade terão grande impacto junto aos consumidores. Até mesmo pelo momento econômico do país, com uma elevação acentuada nos preços do etanol, gasolina e diversos outros produtos essenciais, o momento é mesmo de tentar atrair com promoções de maior impacto.
Planeje suas promoções
Faça um planejamento prévio para definir quais produtos você vai realizar promoções. Estabeleça quais margens você pode trabalhar com cada produto, cupons de desconto que poderão ser oferecidos, em quais casos serão possíveis ofertar frete grátis e por aí vai.
Esse planejamento é fundamental para que você não crie ofertas além de um limite saudável para sua loja. Lembre-se que ao estimar uma quantidade X de vendas e de ganhos, é preciso considerar a possibilidade de não atingir as metas. E caso isso ocorra, ao não planejar você pode acabar tendo prejuízos ao invés de aproveitar uma data especial para impulsionar os ganhos.
Tipos de ofertas
Como é bastante comum nessas datas, você pode apenas trabalhar com descontos nos produtos, como milhares de lojas fazem. Use percentuais mais agressivos nos produtos com maior apelo comercial do seu negócio, dentro do limite definido no passo anterior de planejamento.
Outra ação que gera bastante efeito são os cupons de desconto. Ao invés de definir descontos nos produtos durante o período do evento, você pode simplesmente oferecer um cupom com um percentual de desconto pré-definido, e o consumidor pode utilizar em qualquer produto de sua escolha.
Você pode também definir frete grátis para determinados produtos ou para compras acima de um valor determinado. Tudo de acordo com sua estratégia. O frete grátis chama bastante atenção dos consumidores, então essa iniciativa pode incentivar a comercialização de um item específico, ou pode acabar incentivando a compra de mais produtos como no caso do valor mínimo para ter o benefício do frete sem custos.
E tem mais sugestão! Você pode oferecer brindes para compras acima de um determinado valor, assim como na estratégia do frete grátis. Quem sabe a partir de um valor X você não consegue ter frete grátis e ainda um brinde para o cliente? Fica bem atrativo!
E na compra de um produto, que tal ofertar desconto na compra de outro item? Isso motiva o consumidor a levar mais de um produto da sua loja por perceber um benefício real com o desconto no segundo item.
Tem muita coisa que pode ser feita, é importante usar a criatividade, pensar em mais de uma estratégia e comunicar isso para sua base de clientes e para os novos leads.
Conclusão
Fica muito claro, não apenas por essa data comemorativa, mas todas as demais existentes, que as vendas online são potencializadas nesses períodos. Não perca essa oportunidade em sua loja virtual.
O Dia do Cliente ainda não é conhecido por todos os consumidores como acontece no Natal, Black Friday, Dia das Mães, dentre outras. Então trabalhe sua comunicação, envie e-mails e outros alertas para sua base de contatos.
Mostre que você terá promoções e ofertas especiais voltadas para o Dia do Cliente. Isso despertará o interesse de potenciais clientes a conferirem em sua loja ou nas redes sociais quais condições você está oferecendo.
O evento está quase aí, se prepare e boas vendas! Você ainda não tem sua própria loja online? Clique aqui para se cadastrar e experimente grátis por 15 dias!
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.