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Dia das Crianças no e-commerce: o que sua loja virtual pode esperar

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Dia das Crianças no e-commerce: o que sua loja virtual pode esperar

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Vem aí mais um Dia das Crianças, data que sempre movimenta importantes categorias do e-commerce. Neste ano em que as vendas online registraram alta em praticamente todas as datas comemorativas, a expectativa é novamente por mais um período de crescimento no número de pedidos e no faturamento das lojas.

Se você possui uma loja ou vende produtos das categorias de Brinquedos, Jogos, Moda e Acessórios e Eletrônicos, fique de olho nas intenções de compras que vamos trazer agora neste artigo. Essas são as categorias mais desejadas, e veremos em pesquisa realizada pelo Social Miner e Opinion Box outros pontos importantes.

Para acessar a pesquisa completa basta clicar aqui.

Como números gerais, do total de pessoas que participou do estudo, 40% informaram que irão comprar presentes. Desse público que vai comprar presentes, 58% já iniciaram as buscas e pesquisas para acompanhar as ofertas, e outros 35% pretendem presentear ao menos duas crianças, ou seja, comprarão mais de um item.

Vamos acompanhar agora outros detalhes!

Como atingir quem não pretende comemorar?

Essa é sempre uma das perguntas mais importantes. Existe um público grande que em todas as datas fica na dúvida e inicialmente não pretendem comemorar a data. E quem não comemora normalmente também não compra. Porém, eles podem ser “convencidos” a mudar de ideia.

No caso do Dia das Crianças, veja os principais pontos que apontaram os consumidores que se mostraram dispostos a rever as intenções:

1 – Boas promoções – 33%

2 – Bons preços – 29%

3 – Se pudesse receber/fazer visitas – 18% (fator ligado à pandemia e o isolamento social)

4 – Boas taxas de fretes – 16%

5 – Bons prazos de entrega – 13%

6 – Facilidades/opções de pagamento – 12%

Motivos de quem não vai comprar presente

Será que você sabe o que as pessoas que não pretendem comprar presentes alegaram para tomar essa decisão? Na verdade nesse aspecto os motivos não costumam ser uma grande surpresa.

Para a maioria (42%) o aspecto principal é a necessidade de economizar. Outros 24% alegaram que precisariam presentear muitas crianças e isso elevaria muito o custo. E empatados com 18% estão as pessoas que não apresentaram um motivo específicos e outras que preferem investir em uma experiência do que em um presente.

É possível convencer quem não pretende presentear?

A resposta é que sim, é possível, e muitos fatores são parecidos com aqueles que apresentamos anteriormente a respeito de quem não pretende comemorar. Tem gente que não comemora a data, mas compra presentes, por isso acontecem diferenças sutis.

Vamos ver os motivos principais:

1 – Preço – 62%

2 – Qualidade dos produtos – 33%

3 – Valor do frete – 32%

4 – Prazo de entrega – 30%

5 – Formas de pagamento – 27%

6 – Facilidade na hora da compra – 27%

O que fazer no seu e-commerce?

Os motivos apontados pelos consumidores deixam claro que as estratégias adotadas por cada loja virtual podem sim fazer diferença. Uma promoção combinando frete grátis com algum desconto no produto é um exemplo. Dessa forma você vai abranger dois dos fatores mais apontados pelos participantes da pesquisa.

A busca por uma estrutura logística eficiente para diminuir os prazos de entrega. Você pode conseguir melhorias por meio de um contrato com os Correios, caso você ainda não tenha. Pode usar ferramentas para cálculo do frete e utilizar transportadoras que aumentem o leque de opções.

Você pode também buscar por novas integrações com meios de pagamento que estejam disponíveis em sua plataforma de ecommerce. Assim você pode garantir taxas melhores para você mesmo e mais diversidade para que seus clientes escolham qual forma de pagamento irão utilizar.

Quais as categorias mais beneficiadas?

Lá no início do artigo falamos sobre as categorias mais desejadas. Mas veremos agora o detalhamento do top 5. Será que o seu e-commerce faz parte de uma dessas categorias?

1 – Brinquedos – 77%

2 – Jogos – 35%

3 – Moda e Acessórios – 29%

4 – Eletrônicos – 25%

5 – Livraria – 15%

Produtos mais procurados

Agora vamos ver mais detalhadamente, dentro das categorias, como será a procura por cada produto. Se você vende em sua loja virtual produtos dentre os que vamos apresentar aqui, já pode comemorar. E lembre-se de fazer boas ofertas para poder atrair o público e se destacar frente à concorrência.

1 – Brinquedos – 58%

2 – Roupas – 35%

3 – Bonecas/bonecos – 30%

4 – Jogos de vídeo game – 23%

5 – Jogos de tabuleiro – 22%

6 – Calçados – 20%

7 – Avião/carrinho – 18%

8 – Bicicletas, skates e patins – 18%

9 – Livros, gibis e revistas – 17%

10 – Celular – 16%

Onde as pesquisas serão feitas

Se você imagina que a principal fonte de pesquisa apontada pelos consumidores para encontrar produtos e boas ofertas são os sites de busca, você se enganou. A grande maioria apontou que vai procurar nos sites das próprias lojas.

Ou seja, é muito importante que seu e-commerce esteja com um bom posicionamento de marca e um site bem atrativo para você não só ser encontrado, como também ser capaz de captar esses visitantes.

Enquanto 68% dos consumidores informaram que irão pesquisar direto pelos sites dos e-commerces, outros 47% vão priorizar os buscadores como Google e Bing. Tem ainda 37% das pessoas que vão recorrer aos comparadores de preços e mais 36% que vão procurar por lojas físicas.

A soma passa de 100% pois um mesmo consumidor pode responder mais de uma opção. É bem comum inclusive que isso ocorra, mas revela quais os níveis de prioridade para cada formato.

As compras serão online?

E por fim, outra informação muito importante é o tamanho do público que vai priorizar as compras online. E ele é a maioria, mostrando como o e-commerce realmente se tornou a prioridade para milhões de consumidores.

1 – Comprar online para receber em casa – 42%

2 – Pesquisar e comprar em loja online – 27%

3 – Pesquisar tanto em loja física quanto online e decidir onde comprar no ato da compra – 22%

4 – Pesquisar e comprar em loja física – 15%

5 – Comprar online e retirar na loja – 14%

Analise os dados que trouxemos no artigo, veja o material completo pelo link que indicamos no início do texto e aproveite para criar, divulgar e impulsionar suas campanhas. As lojas virtuais que pertencem às categorias mais beneficiadas e que possuem produtos muito procurados podem se beneficiar bastante com o Dia das Crianças.

Capriche nas ofertas e boas vendas!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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