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Descubra os 8 Ps do marketing digital

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Descubra os 8 Ps do marketing digital

Tempo de Leitura: 4 minutos.

O brasileiro passa mais tempo na internet do que assistindo TV. É o que afirma uma pesquisa realizada pelo IBGE. Sabendo desse fato, fica clara a importância de incluir o marketing online nas estratégias para alcançar seus clientes. Dito isso, é interessante começar conhecendo os 8 Ps do marketing digital.

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing digital leva em consideração 8 Ps — em vez de apenas 4 Ps. Embora existam muitas semelhanças, quando falamos em internet algumas especificações precisam ser levadas em consideração.

Para aproveitar todos os benefícios que um meio tão amplo como o marketing digital oferece, o professor e escritor Conrado Adolpho criou a metodologia dos “8ps”. Neste post nós abordaremos e explicaremos cada um deles.

Confira!

Pesquisa: o pontapé inicial

Conhecer o seu consumidor é o primeiro passo para delinear suas estratégias de marketing. Buscar informações sobre seus clientes na intenção de construir um banco de dados pode fornecer insights valiosos para o seu negócio. E desta forma também fundamentar suas campanhas.

Com esses dados acessíveis, é possível dar início à criação de personas. Esta é uma etapa que permite que você entenda os hábitos e o perfil do seu público de forma realista e individual. Dessa forma, o conteúdo criado torna-se uma mensagem direcionada ao cliente ideal.

Planejamento: preparando o ambiente

As campanhas mais eficazes são focadas em soluções e não em produtos. Quer entender melhor? Visualize o exemplo de um curso de inglês. Em uma pesquisa, os clientes responderam os objetivos e as metas que desejam alcançar ao longo do curso.

Nesse caso, eles optaram por exemplificar seus objetivos em situações como assistir a um filme sem legendas e comunicar-se com facilidade em viagens e intercâmbios. Sabendo desses desejos, é possível oferecer soluções específicas e criar um diálogo direto e muito mais atraente aos olhos do consumidor.

Produção: colocando em prática

Finalizado o planejamento, é hora de definir quais serão as ferramentas necessárias para colocar seu plano em prática e quais serão as plataformas utilizadas. Tudo deve estar contido no seu plano, como vimos no segundo dos 8 Ps do marketing digital.

Um site institucional e um blog integrado são essenciais para o início de suas ações. Esse será o seu endereço online e, por meio dele, seus clientes poderão encontrar sua empresa e saber mais sobre ela.

O blog auxilia na atração de usuários. Afinal, ao buscar por determinado termo na internet, eles podem encontrar as informações que precisam nos conteúdos publicados pelo seu blog. Lembre-se de ser fiel à linguagem definida em seu planejamento e de focar em pautas relacionadas ao seu negócio.

Publicação: conteúdo é a alma do negócio

Nessa etapa devem iniciar-se as publicações de conteúdo definidos no terceiro dos 8 Ps do marketing digital. Como a pesquisa já foi realizada, você já está apto a produzir textos que o seu consumidor quer ler.

O foco de suas ações de marketing digital deve ser aparecer na primeira página dos resultados do Google. Esse é um trabalho a longo prazo que será feito por meio da produção de conteúdo.

O que sugerimos é formatar o seu site, o blog e seus conteúdos seguindo as diretrizes de SEO. Com esse conjunto de estratégias você estará bem posicionado em relação aos concorrentes e, consequentemente, atrairá um maior volume de acessos.

Utilizar palavras-chave estratégicas em títulos em H1, H2, H3 e ao longo do texto, links internos e externos, nomear fotos e URLs são algumas dicas básicas de otimização que podem colocar seu site na primeira página do Google. Existem empresas especializadas em SEO que podem ajudar nesse processo.

Promoção: mais acessos qualificados

Quando utilizado de forma estratégica, o investimento em mídia paga — como Google Adwords, Linkedin e Facebook — pode trazer resultados positivos em número de visitas e conversões.

Lembre-se que seus clientes estão treinados para identificar postagens patrocinadas e descartá-las automaticamente. Uma forma de driblar essa rejeição é oferecer um conteúdo que seja exatamente o que eles procuram.

Uma das vantagens e diferenciais do marketing digital é a capacidade de abordar o cliente de maneira passiva, atraindo o cliente primeiro para o que você tem a dizer e, consequentemente, despertando interesse pelo seu produto como solução.

Propagação: o objetivo dos 8 Ps do marketing digital

Esse tópico é similar ao quinto dos 8 Ps do marketing digital. Entretanto, o objetivo nesta etapa é amplificar o seu conteúdo e instigar o compartilhamento — e, dessa forma, aumentar o capital social da sua marca por meio do marketing boca a boca.

A propagação deve começar logo após a criação e a produção do conteúdo adequado às diretrizes de SEO e às demandas oriundas do resultado da sua pesquisa. Assim, suas chances de agradar e de ter seu post compartilhado organicamente são muito maiores.

Personalização: individualidade automatizada

A segmentação — tão importante para o conceito dos 8 Ps do marketing digital — está diretamente ligada à personalização. A chave do bom relacionamento com seu público é entregar materiais e conteúdos interessantes — isso acontece quando trabalhamos com uma comunicação direcionada e assertiva.

O inbound marketing é o método que segmenta o público utilizando o funil de vendas, que se baseia no estágio de interesse da sua persona. Softwares de CRM combinados com uma ferramenta de disparo de e-mail marketing são capazes de criar e-mails tão segmentados que aparentam ter sido enviados de forma manual e individual.

A construção do seu público e possíveis adequações de conteúdo acontecem ao longo do processo de implementação e execução da comunicação. Aos poucos, com testes e acompanhamento de resultados, você terá um maior índice de acertos e criará postagens mais bem-sucedidas entre seus clientes.

Precisão: obtendo os melhores resultados

O último dos 8 Ps do marketing digital diz respeito à precisão na análise e na mensuração dos resultados. Primeiramente, na etapa de planejamento devem ser definidos as métricas e os KPIs (Key Performance Indicators) e a serem alcançados. Ferramentas como o Google Analytics são utilizadas para essa análise padrão.

Entender o que funcionou e o que deu errado em suas ações é fundamental para adequar o seu conteúdo e as suas estratégias e, assim, tornar o seu marketing cada vez mais especializado e lucrativo.

A metodologia dos 8 Ps do marketing digital é a melhor forma de guiar a implementação e a execução das suas estratégias. Seguindo essas orientações, as chances de cumprir seus objetivos e atingir suas metas são maiores ainda.

Gostou da metodologia dos 8 Ps do marketing digital? Confira também nosso guia com as melhores práticas para um e-commerce de sucesso!
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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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