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Conheça o calendário do e-commerce no 2º semestre e prepare sua loja

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Conheça o calendário do e-commerce no 2º semestre e prepare sua loja

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Algumas datas são muito representativas para o comércio eletrônico brasileiro. No decorrer dos últimos anos, com o grande crescimento das vendas online, se tornou possível mensurar quais os momentos de maior impacto positivo para o e-commerce.

E eles são muitos! Lojas virtuais de diferentes segmentos podem se beneficiar de diversas datas ao longo do ano para aumentar o faturamento.

Os consumidores valorizam esses momentos específicos, e ficam mais propensos a comprar em maior quantidade, principalmente com a realização de ofertas e promoções especiais.

Por isso é tão importante você saber quais são as principais datas, quais são as comemorações secundárias que podem impactar seu negócio e já realizar um planejamento antecipado.

Não adianta deixar para última hora! Certamente você perderá vendas, até mesmo porque muitos dos seus concorrentes provavelmente não deixarão a oportunidade passar.

Vamos conhecer agora mês a mês até o final do ano as datas comemorativas que mais podem influenciar nas vendas de todo o e-commerce do país!

2ª quinzena de julho

19/07 – Dia do Futebol

Com certeza em algum momento da sua vida você já ouviu falar que o Brasil é o “país do futebol”. De fato o brasileiro é apaixonado pelo esporte mais popular do mundo. E essa paixão se reflete na busca por artigos que envolvem o futebol.

As vendas de camisas de clubes e seleções estão sempre em alta. E tem ainda as chuteiras, calções, meiões e outras centenas de artigos ligados aos clubes, como copos, chaveiros, pôsteres e por aí vai.

Se no seu e-commerce você comercializa produtos ligados ao futebol, faça promoções especiais para a data. Dificilmente você não terá bons resultados!

26/07 – Dia dos Avós

Quem é que não tem um carinho especial pelos avós? A data em homenagem a essas pessoas tão especiais está ganhando mais destaque a cada ano. Com mais gente presenteando os avós, mais vendas online são feitas.

São tantos produtos que podem satisfazer os avós, existe uma infinidade de opções que podem ser exploradas para esta data. Se a sua loja pode se beneficiar, faça campanhas especiais pensando nas vovós e nos vovôs de todo o Brasil!

Agosto

11/08 – Dia dos Pais

O Dia dos Pais dispensa apresentações! É uma das datas mais importantes do ano para o comércio eletrônico. Milhões de presentes são comprados por diferentes perfis de público com o simples objetivo de homenagear seus pais.

Ofereça cupons de desconto e crie ofertas especiais para que as pessoas escolham sua loja na hora de escolher um presente para os pais. O potencial da data é enorme, basta você saber explorar!

Setembro

06/09 – Dia do Sexo

Existem muitas lojas voltadas para o segmento erótico. Que tal aproveitar essa data para incentivar seu público a comprar alguns novos produtos?

E mais do que isso, você pode aproveitar a ocasião para dar dicas e instruir seus potenciais consumidores. Isso vai gerar mais proximidade e interação com sua marca e seus produtos!

15/09 – Dia do Cliente

O Dia do Cliente é uma das melhores oportunidades que você tem de demonstrar a consideração que você tem pelos seus clientes e potenciais consumidores.

Sim, dessa vez você não cria ofertas para um determinado público presentear outro. Dessa vez é você quem dá o presente para quem visita sua loja. Pode ser por meio de cupons de desconto, um dia com preços especiais, frete grátis.

Quem define as estratégias é você! São muitos os caminhos, e todos aqueles que colocam o cliente em destaque serão válidos!

Outubro

04/10 – Dia dos Animais

O mercado de animais é um dos mais movimentados ao longo de todo o ano. O amor pelos animais permeia a grande maioria dos seres humanos. Não atoa a quantidade de lojas no segmento de Petshop cresce a cada ano.

Oferte ações especiais para a data, como banho e tosa pela metade do preço, brinquedos diversos com desconto, brindes ao comprar determinado produto.

Olha que ótima oportunidade de conquistar novos clientes? Com uma simples ação você pode conquistar um cliente para o resto da vida. Pense nisso!

12/10 – Dia das Crianças

As lojas de brinquedos e de roupas infantis agradecem essa data. Como crianças adoram presentes, a tradição do dia delas não poderia ser outra se não forem de muitos e muitos pedidos no e-commerce.

Que tal agradar aos pais e realizar campanhas especiais para incentivar e facilitar as compras de brinquedos e roupas?

Se a sua loja é voltada para o segmento infantil, prepare tudo com bastante antecedência e o sucesso nas vendas estará logo ali!

15/10 – Dia dos Professores

Profissionais tão importantes e que muitas vezes não são valorizados como merecem. Que tal pensar um pouco mais neles nessa data?

Você vai ganhar pontos e vai ganhar em vendas, pode apostar!

31/10 – Halloween

O tradicional Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, já virou uma grande tradição por aqui. Fantasias, decorações especiais, balas, são muitos os itens que disparam em vendas neste período.

Crie campanhas especiais temáticas, personalize a loja com a cara do Halloween, entre no clima e faça ofertas diferenciadas para quem vive intensamente essa data!

Novembro

29/11 – Black Friday

É venda atrás de venda que você quer? A Black Friday se tornou a data mais movimentada do e-commerce brasileiro. São milhões de pedidos feitos em poucos dias, milhões de pessoas comprando.

Tem muito consumidor que passa quase o ano inteiro aguardando a Black Friday para comprar produtos de mais destaque. Até por isso, mesmo com as grandes promoções, o ticket médio da data é bastante elevado.

Mas lembre-se: faça promoções de verdade! Não tente enganar os consumidores, pois todos estão cada vez mais atentos. As lojas que na prática acabam não ofertando grandes descontos acabam perdendo vendas e clientes.

Dezembro

02/12 – Cyber Monday

A Cyber Monday, que acontece na segunda-feira logo após a Black Friday, é bastante tradicional nos Estados Unidos. No Brasil ela não tem a mesma força, mas em 2018 já apresentou um crescimento considerável na comparação com anos anteriores.

É uma forma de prolongar as promoções especiais criadas para a Black Friday. Você pode aplicar em sua loja e se beneficiar!

20/12 – Início do Verão

É aqui nesse dia que se inicia a estação mais aguardada e amada pelos brasileiros. Começa o verão e junto com ele podem ser feitas várias campanhas especiais.

Época de praia, de férias, de sol e muito calor, o que não faltam são produtos e serviços que podem ter um boom de vendas!

25/12 – Natal

Por fim chegamos naquela que por muitos anos foi a principal data do comércio eletrônico e que agora só perde para a Black Friday. O Natal é uma época do ano considerada mágica por grande parte da população.

E é um período tradicionalmente conhecido para se presentear, principalmente as crianças. Mas o Natal vai além dos presentes e muito além da data em si, durante todo o mês os artigos de decoração de Natal são vendidos a todo instante.

Milhares de lojas são impactadas pelo Natal. Então é importante que você personalize suas campanhas, sua loja, seus conteúdos. Excelente chance de criar promoções e se aproximar dos seus potenciais clientes.

Conclusão

São muitas as datas com grande potencial de vendas, não é mesmo? As vendas online fazem parte dos hábitos dos brasileiros cada vez mais. E quem sabe aproveitar as oportunidades geradas pelas datas comemorativas larga na frente dos concorrentes.

Anote todas as datas que fazem sentido para o seu e-commerce e já inicie um planejamento específico para cada uma delas. Não seja pego de surpresa, tenha tudo já preparado na antevéspera e faça uma divulgação ampla e caprichada.

Quanto mais relevância você conquista, mais consolidada sua loja virtual se tornará ao longo de todo o ano.
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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