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Conheça dicas para aproveitar o momento de alta das vendas online

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Conheça dicas para aproveitar o momento de alta das vendas online

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Estamos vivendo uma nova rotina em todas as áreas de nossas vidas, tudo em razão da pandemia de Covid-19. Hábitos mudaram, muitas iniciativas foram adaptadas e assim as pessoas vão tentando manter a rentabilidade mesmo em meio ao isolamento social.

Um dos principais acontecimentos é a aceleração do crescimento do e-commerce. Com milhares de lojas físicas fechadas e restrições de circulação por todo o país, as vendas online se tornaram a saída para o consumo de todo tipo de produto.

Logo no início da quarentena no Brasil, em meados de março, tivemos uma alta nas vendas de diversos produtos essenciais. Já a partir de abril esse aumento das vendas se expandiu para várias outras categorias. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) identificou um crescimento de 47% no faturamento do e-commerce ao longo do último mês.

Todas as pesquisas e estudos mais recentes realizados estão apontando para essa tendência de alta das vendas online. Com todas as incertezas para os próximos meses, os consumidores seguirão apostando mais nas compras pela Internet.

Considerando esse cenário, tenha você uma loja virtual ativa ou não, que tal conhecer algumas dicas para vender online aproveitando esse momento de alta do e-commerce?

Vamos conferir!

Organize sua loja

Com tantos novos consumidores no mundo digital e uma quantidade de visitantes em alta pesquisando por produtos e passando por vários sites, a primeira impressão se torna muito importante. Uma loja organizada, com imagens de qualidade, descrições completas e uma separação bem criteriosa por categorias, facilita bastante a vida dos usuários.

Esse cuidado com a montagem da sua loja online precisa se tornar uma prioridade para os lojistas. Sim, antes de pensar em fazer mil ações, ter um site organizado e atrativo é o seu dever de casa. Existe muita concorrência, principalmente com as atenções todas voltadas para o e-commerce, então você precisa se diferenciar dos demais.

Estruture bem o seu layout, faça testes, busque por todos os recursos que a plataforma que você utiliza oferece. Você, como lojista e empreendedor, sabe muito bem que um consumidor que passa por um site bagunçado e com informações incompletas não vai confirmar a compra e nem retornar mais a essa loja.

Existem muitos empreendedores que fazem investimentos de marketing para levar mais visitantes para seu site, mas se esquecem de cuidar da própria loja. Você poderá até atrair sim mais usuários para o site, mas não conseguirá transformá-los em clientes. Ou seja, estará gastando dinheiro sem retorno.

Tire um tempinho para analisar sua loja, confira o layout, ajuste as informações, deixe tudo bem organizado e atrativo. O site da loja é a sua vitrine, ele precisa chamar a atenção dos visitantes.

Não se esqueça dessa dica!

Capriche no seu marketing

Já fez o dever de casa da dica anterior? Caprichar no marketing é fundamental, tanto é assim que está aqui nas nossas dicas, mas não antes de deixar sua loja devidamente organizada e atrativa para os visitantes.

Considerando que você já deu esse passo, focar no marketing será essencial para o seu sucesso. Uma loja que não aparece não gera vendas. É necessário planejar seu marketing, saber quanto você poderá investir, quais ações priorizar, quais meios utilizar e por aí vai.

Algumas iniciativas são básicas na atualidade. Vamos conhecer algumas delas!

Google Ads

Um exemplo é criar campanhas no Google Ads e se destacar nas buscas patrocinadas do Google. E claro, investindo também na produção de conteúdo e demais ações que ajudem no seu crescimento orgânico, ou seja, sem depender de anúncios pagos.

Porém, como um bom posicionamento orgânico pode demorar um período maior, caso você tenha condições é importante sim investir temporariamente no Google Ads. Você pode criar campanhas e anúncios diferentes, cada uma destacando uma categoria de produtos, outras levando para sua home, página de contatos e por aí vai.

Tudo dependerá da suas estratégia e do quanto a sua verba te permitirá realizar dentro da ferramenta.

Redes Sociais

Falar das redes sociais já não é mais nenhuma novidade, principalmente quando se trata de um negócio inteiramente online. A grande maioria dos seus potenciais clientes está diariamente navegando por redes como o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, dentre outras.

Dessa forma é absolutamente essencial você marcar presença nessas redes. Crie perfis comerciais em todas elas, ou pelo menos em duas delas caso você não tenha tempo suficiente para se dedicar a isso.

Muitos consumidores hoje iniciam o processo de compra online após encontrar um produto ou serviço nas redes sociais. Construa seu público, faça postagens diárias, seja interativo e crie proximidade com essas pessoas que estão te seguindo.

Facebook Ads

Você pode trabalhar amplamente as redes sociais de maneira gratuita, como colocamos no tópico acima. Dessa maneira você já conseguirá uma abrangência importante para tornar seu negócio mais conhecido e visível.

Mas assim como ocorre com o Google Ads, onde investimentos poderão fazer uma grande diferença, você também pode criar campanhas pagas, principalmente no Facebook e Instagram, para atrair um público ainda maior. Quanto mais seguidores você conquista, mais potenciais clientes irão conhecer sua marca e a sua loja.

Lembrando que é possível segmentar o público no Facebook Ads, o que te possibilita ter uma maior assertividade nos investimentos. Daí a importância inicial que falamos sobre planejar as ações de marketing, para que você defina de maneira bem pensada quais os investimentos você conseguirá fazer em cada tipo de ação.

Ofereça descontos ou benefícios

Em um momento de incertezas e dificuldades como estamos vivendo, quem não pensa nos consumidores está fadado ao fracasso. Você deve ter visto pessoas que quiseram ganhar com a situação, como quem inflacionou os preços de álcool gel e outros produtos essenciais. A imagem de todos eles ficou bastante desgastada, alguns negócios inclusive sofreram punições legais.

Siga o caminho oposto. Não é hora de querer ganhar na base do oportunismo, é hora de abraçar as oportunidades e mostrar empatia com as pessoas. Uma forma de ter empatia e preocupação com os consumidores, sabendo que o poder aquisitivo de boa parte da população está comprometido, é oferecendo benefícios e cupons de desconto.

Sim, nesse momento iniciativas positivas possuem um peso muito grande. Na compra de um produto X, seu cliente leva um brinde. Em compras acima de um valor determinado, o consumidor ganha um cupom de desconto para a próxima compra.

Já parou para pensar que dessa forma você incentiva uma compra imediata e ainda ganha o cliente para uma nova compra futura? Já calculou que um brinde de custo baixo para você pode incentivar a compra de um produto que por si só será lucrativo para você?

Elabore a sua estratégia, existem muitos caminhos e isso está em suas mãos! Só não deixe de fazer, ficar parado e sem ofertar nada diferente não vai te destacar frente à concorrência!

Cuide dos prazos de entrega e dos fretes

Este é um tópico básico e abordado em dezenas de materiais que falam sobre vendas online. Os prazos de entrega e o custo do frete quase sempre aparecem como itens decisivos na tomada de decisão dos consumidores.

Sabemos que existe uma dificuldade muito grande atualmente com as entregas, pois alguns lugares estão com restrições. Os Correios e as principais transportadoras do país estão se desdobrando para minimizar os impactos, mas evidentemente eles acabam ocorrendo.

Porém, mesmo diante de tudo isso, dê uma atenção muito especial para não repassar aos consumidores possíveis custos extras de frete ou prazos de entrega muito longos. Isso define uma compra. Tem muita gente que desiste da compra já na reta final ao perceber que a entrega poderá demorar muito.

Outros milhares desistem ao perceber que o custo do frete onera tanto quanto o próprio produto que está sendo comprado. Faça o possível para isso não ocorrer!

Estabeleça uma rotina de contatos com mais transportadores, procure saber das condições, converse com os Correios e esteja bem informado sobre tudo que está ocorrendo.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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