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Conheça dados do e-commerce brasileiro em 2019

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Conheça dados do e-commerce brasileiro em 2019

Tempo de Leitura: 3 minutos.

Durante todo o ano de 2019 trouxemos diversos índices sobre o bom desempenho do e-commerce no país. Os números de vendas, faturamento e de pedidos bateram recordes e beneficiaram milhares de lojistas. E o melhor, as projeções indicam que o crescimento continuará ocorrendo nos próximos anos!

Para você que ainda está avaliando a possibilidade de ter sua própria loja virtual, vale a pena conferir os dados que vamos trazer neste artigo. É uma boa maneira de você perceber que sim, este é o ano certo para você finalmente aderir ao e-commerce.

E se você já tem uma loja, confira os números de 2019 e aumente sua motivação para realizar um trabalho ainda mais eficaz este ano. Os dados aqui apresentados fazem parte de um compilado de informações realizado pela Lett Digital.

Como foram as vendas

Somente no primeiro semestre de 2019, de acordo com dados do Webshoppers, o faturamento do e-commerce atingiu R$26,4 bilhões, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Neste período tivemos 5,3 milhões de usuários fazendo sua primeira compra online.

Outro dado animador para os lojistas brasileiros é que o Brasil é o país que mais fatura com o comércio eletrônico em toda a América Latina. Ou seja, potencial é o que não falta aqui em nossa terra.

Sabe qual foi o faturamento nas duas principais datas do e-commerce (Black Friday e Natal)?

A Black Friday 2019 registrou, de acordo com o Social Miner, incríveis R$11,95 bilhões. Mais de 30% de crescimento em relação a edição anterior. E o Natal, baseado no Compre & Confie, teve impressionantes R$14,1 bilhões de faturamento.

Será que vale a pena ficar de fora?

A tendência de preferir compras online aumenta a cada ano, e tudo indica que em 2020 teremos números ainda melhores do que estes citados acima.

As experiências de compra

Tão fundamental quanto se empolgar com os números positivos é analisar e entender como os usuários avaliaram suas experiências de compra, navegação e pesquisa. Esses indicadores mostram o que deu certo, mas principalmente o que você pode fazer melhor para não perder potenciais consumidores.

Você sabia, por exemplo, que 23% dos consumidores disseram que pagariam mais para ter uma boa experiência no e-commerce, de acordo com a PWC? E mais, 80% deles consideram que eficiência, conveniência e atendimento são os elementos mais importantes do processo de compra.

Se você tem uma loja e ainda não deu a devida importância para estes fatores, repense imediatamente suas estratégias. E se você ainda vai ingressar no e-commerce, já saiba que isso não pode faltar em seu negócio.

Presença do mobile

Aqui não vamos trazer nenhuma grande novidade, mas talvez você ainda não tenha noção exata da força do mobile no mercado. Os números são impressionantes, e quando se trata de compras online os smartphones dominam a atenção dos consumidores.

Simplesmente 85% dos brasileiros que possuem smartphone realizam ou já realizaram compra online de acordo com o Mobile Time e Opinion Box. E olha que 25% das lojas ainda não possuem sites responsivos preparados para os dispositivos móveis, segundo a Ipsos. A plataforma da Loja Virtual já oferece estrutura responsiva, o que faz os usuários largar na frente de ¼ das lojas online existentes.

Como o consumidor se comportou

Por fim, aqui neste artigo veremos alguns dados sobre o comportamento apresentado pelos consumidores. São informações úteis, assim como as apresentadas nas experiências de compra, para que você possa direcionar sua loja para um caminho mais promissor.

O prazo de envio e custo do frete estão sempre entre os mais itens mais polêmicos em diversas lojas. Inclusive, para 54,2% dos brasileiros, o frete é considerado o maior problema do e-commerce. E de acordo com o Webshoppers, 47% dos consumidores não aceitariam pagar um frete mais caro para ter o produto mais rápido. Isso porque muitas vezes o custo normal do frete já traz um grande impacto no valor final da compra.

Sobre as dificuldades para encontrar e buscar produtos em um site, mais de 75% das pessoas disse desistir de uma compra em determinada loja se não encontram o produto desejado. E quase 70% informaram que procura por produtos através do campo de buscas. Ambos os dados foram revelados pela Lett juntamente com Opinion Box.

É importante salientar também que mais da metade dos consumidores voltam a comprar na mesma loja quando a mesma apresenta fácil navegação. Isso reforça ainda mais a importância de ter um site bem estruturado, com categorias bem definidas e com informações bem visíveis.

Mais de 80% dos consumidores pesquisam em vários sites antes de tomar uma decisão, então se a sua loja não apresentar uma navegação amigável e seus preços de produtos e de frete não forem compatíveis, você certamente perderá centenas de potenciais clientes todos os dias.

Agora é pensar em 2020

O ano já começou e você precisa realizar o seu planejamento o quanto antes. Utilize as informações que trouxemos no artigo, confira o material completo e faça suas análises com bastante critério.

O mercado de e-commerce segue bastante promissor e traz muitas perspectivas de sucesso, mas você não pode ser apenas mais um no meio da multidão. Você já sabe o que os consumidores querem, o que eles não gostam, o que dá mais ou menos resultado.

Então coloque a mão na massa, crie e experimente sua loja, faça os ajustes necessários e boas vendas em 2020!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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