
Conheça as vantagens de ter o próprio negócio online
No semestre em que poderemos ter os melhores indicadores da história do e-commerce brasileiro, vamos falar um pouco sobre as vantagens de ter seu próprio negócio online. Por que será que as vendas online estão fazendo tanto sucesso? Quais os benefícios que eu posso ter ao criar uma loja virtual?
É normal antes de iniciarmos qualquer negócio analisarmos tudo sobre aquele segmento. Por mais que esteja em alta há alguns anos, o comércio virtual ainda desperta dúvidas e curiosidades. Principalmente para as pessoas que pretendem empreender na área.
A verdade é que poucas atividades são tão promissoras quanto vender online. Nenhum negócio é garantia de sucesso, mas é inegável dizer que o e-commerce brasileiro oferece muitas possibilidades de retorno.
Você pode vender seus produtos na Internet de maneira mais informal, explorando as redes sociais e quem sabe até mesmo os marketplaces. Porém, se você quer transformar o comércio eletrônico na sua principal atividade, você vai perceber que ter sua própria loja é fundamental.
Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto na sequência do artigo!
O e-commerce brasileiro
O brasileiro tomou gosto por comprar online. Se antes da pandemia milhões de consumidores ainda tinham certa resistência, esse cenário mudou consideravelmente. O e-commerce ganhou milhões de novos usuários nos últimos 18 meses, e a grande maioria deles não pretende abandonar o varejo digital mesmo com o retorno das lojas físicas.
Apenas em 2021, até o encerramento do 1º semestre, já eram mais de 7 milhões de novos usuários que realizaram sua primeira compra online. Desde o início da pandemia esse número supera os 27 milhões.
Em seis meses foram registradas 135,6 milhões de compras digitais e um faturamento superior a R$74,7 bi. Para se ter uma ideia, essa arrecadação das vendas online foi 37,6% superior ao mesmo período do ano anterior.
Os dados acima fazem parte do balanço do 1º semestre divulgados no relatório Neotrust.
Ter o próprio negócio online
Criar uma loja virtual para o seu negócio te dará mais autonomia, recursos e condições de expandir suas vendas. Não é um simples canal a mais de vendas, é um site todo personalizado, é a sua vitrine no meio online.
E mais, uma loja criada na plataforma certa te oferece integrações e funcionalidades essenciais para o crescimento do negócio. Quer saber mais? Confira as principais vantagens que listamos para você.
Autonomia e flexibilidade
Todo empreendedor pensa em autonomia, é uma das características de ser dono do próprio negócio. Mas no meio online isso fica ainda mais potencializado! Você cria sua loja, personaliza do seu jeito e passa a ter total autonomia sobre suas vendas, estratégias, promoções e etc.
E a flexibilidade?
Você pode definir seus horários de trabalho, quanto tempo irá se dedicar a cada dia, quais serão as suas prioridades. Tem ainda a mobilidade, você resolve tudo online, muitas vezes sem precisar sair de casa.
Não fica dependendo de um ponto fixo, escritório e nenhuma estrutura física. Qualquer local com Internet se torna um ponto de trabalho que te permite realizar os trâmites envolvidos na dinâmica do seu negócio online.
É importante ressaltar que não estamos aqui falando em ter facilidades e trabalhar mais ou menos para obter bons resultados. Mesmo no comércio eletrônico é necessário muito esforço e muita dedicação.
O que estamos pontuando é que diferente de muitas outras atividades, ter uma loja virtual e vender produtos online oferece mais flexibilidade, autonomia e mobilidade. E esses são fatores que podem ser considerados como bastante vantajosos.
Quem organiza bem o próprio tempo consegue se aproveitar desses benefícios para ter mais produtividade, conciliar diferentes obrigações e tarefas, aprimorar o conhecimento e ainda focar no lazer e no descanso.
Site personalizado
Você talvez esteja se perguntando: por que ter um site personalizado pode ser considerado uma vantagem para quem tem negócio online?
A resposta é simples! Um site personalizado fica com a cara da sua marca, tem identidade própria, gera reconhecimento. Com um site próprio você tem a oportunidade de alavancar o nome do seu negócio por meio de um trabalho orgânico bem feito.
Você pode ter perfis bem legais nas redes sociais, pode vender em marketplaces, mas como fazer seu negócio crescer sem um site próprio? Sem o próprio domínio e um espaço que seja a cara da sua marca?
Pois é, faz diferença sim criar e personalizar sua própria loja. Se disserem que isso talvez não seja assim tão essencial, apenas reflita: o que eu quero com meu negócio, ser apenas mais um e ter uma renda complementar, ou quero prosperar e expandir minhas vendas?
Se você quer crescer e ter um negócio bastante próspero e lucrativo, não tenha dúvidas, invista sim na criação da sua própria loja e dedique tempo na sua personalização.
Maior alcance de público
O mundo digital não limita seu alcance assim como ocorre em um negócio físico. Você não precisa ficar restrito a um público local ou regional. Na Internet você pode ter o que alcance que desejar, tudo depende das suas estratégias.
Por meio de um negócio online você pode vender seus produtos para o Brasil inteiro, sem restrições. Claro que é necessário elaborar uma estratégia de logística, mas hoje as ferramentas estão aí disponíveis para todo tipo de necessidade.
Explore essa vantagem o máximo que você puder. Essa ampliação ilimitada no seu público potencial é um dos grandes trunfos do e-commerce!
Integrações
Lembra quando falamos lá no início do artigo sobre escolher a plataforma de e-commerce certa? Então, existem diversas opções no mercado, desde ferramentas gratuitas até outras com planos empresariais de custo mais elevado.
Aqui é importante saber analisar em que momento o seu negócio está, onde você espera chegar e quais integrações e recursos você terá disponíveis para usar na plataforma escolhida.
Isso é muito importante, pois representa facilidades e diferenciais que você poderá aplicar em seu negócio na busca pelos melhores resultados. Vamos ver alguns exemplos!
Hoje é fundamental que sua loja online seja integrada com suas redes sociais, principalmente falando do Instagram Shopping e o Facebook Store. A plataforma que você utiliza oferece essa integração de maneira prática e eficiente?
É comum ter a loja e mesmo assim vender também em marketplaces. Você consegue integrar sua loja com importantes marketplaces direto pela plataforma? É um facilitador a mais que você pode ter.
E que tal ter um chat online em sua loja para interagir com seus visitantes, clientes e fazer a captação de leads? Você tem esse recurso? Pois é, boas plataformas vão te oferecer essa possibilidade de integração.
E os meios de pagamento? Você tem os principais players do mercado para poder oferecer aos clientes da sua loja? Saiba que isso faz grande diferença para os usuários, além de aumentar as chances de você melhorar as tarifações em sua loja.
No meio online existe solução para todo tipo de demanda, e essa integrações podem ser feitas de uma maneira extremamente prática. Essa é mais uma vantagem de ter um negócio online, os recursos são acessíveis e facilitam muito o seu trabalho. Basta analisar e saber fazer a escolha certa!
Baixo investimento
Talvez a vantagem mais apontada sempre que se fala em negócio online seja a necessidade de realizar baixos investimentos para ter grandes resultados. E de fato é uma situação mesmo muito atrativa, principalmente quando comparados com os gastos para iniciar um negócio físico.
Mais uma vez é importante ressaltar: baixo custo ou investimentos reduzidos não significa custo zero e nenhum risco. É preciso sim investir, não apenas na plataforma que será utilizada, mas também na personalização dos materiais, da marca, na obtenção de estoque, nas mídias e por aí vai.
É preciso fazer um planejamento, elaborar um plano de negócio, estabelecer prioridades e recursos disponíveis. Mas certamente iniciar um negócio online pode ser bem mais acessível que qualquer outro tipo de ação empreendedora.
Conclusão
Como pudemos ver ao longo de todo o artigo, além do momento ser bastante favorável, o varejo digital possui importantes vantagens que nenhuma outra área consegue oferecer.
Se você ainda tem dúvidas se vale a pena ter seu próprio negócio online, pense, analise e avalie todos os pontos que trouxemos. Você vai perceber que ter uma loja virtual e se dedicar às vendas digitais são mesmo a grande sacada do momento.