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Conheça as intenções de compras para o Natal

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Conheça as intenções de compras para o Natal

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O Natal é sempre garantia de muitas vendas, e atualmente isso fica ainda mais nítido no mercado online. Depois da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, divulgar na última semana a estimativa de quase R$12 bilhões de faturamento para o e-commerce no período, trazemos agora informações sobre as intenções de compras dos consumidores.

As lojas virtuais que se prepararem adequadamente terão amplas possibilidades de terminar o ano em alta. O crescimento da Black Friday nos últimos anos não tirou o espaço das vendas natalinas como alguns previram. Parte dos consumidores antecipa sim suas compras, mas ainda existem outros milhões deles prontos para comprar agora.

Muita gente já começou a procurar pelas ofertas, pelos produtos desejados e pelas condições de cada loja. Mas a tomada de decisão acontece principalmente nestes últimos dias antes do Natal.

Vamos conhecer agora, com base em pesquisa realizada pelo Social Miner e Opinion Box, mais alguns detalhes sobre o consumo no período. O material completo você pode baixar clicando aqui.

Público potencial

O primeiro indicador que aponta para números positivos ou negativos é a quantidade de pessoas dispostas a comprar. E os dados para o Natal são bastante animadores! Do público respondente, 81,53% informaram que pretendem comprar. E ainda existem outros quase 8% indecisos, porém propensos a mudar de opinião.

Ou seja, o público potencial pode atingir a incrível marca de 90% dos entrevistados. Lembrando que a amostra foi baseada em 845 consumidores, mas abrangendo uma grande variedade de regiões e características de pessoas, o que indica uma tendência que vale para todo o mercado.

Fatores de decisão

Saber o que os consumidores esperam para tomar uma decisão de compra é essencial. Cada data comemorativa pode trazer diferentes elementos que devem ser considerados pelos lojistas. A Black Friday, por exemplo, tem um apelo imenso para preços e promoções, afinal este é o mote central do evento.

No caso do Natal já existe um equilíbrio maior entre alguns elementos. Em um país cuja economia segue instável, é claro que o preço sempre aparecerá no topo. Este foi o fator citado por 51,8% dos consumidores. Na sequência tivemos promoções, com 42,9% e o valor de frete com 26,8%.

Merecem destaque também as facilidades na hora da compra, com 19,6%, e o prazo de entrega, com 17,9% dos votos. Todos estes itens mencionados representam um grande peso no momento de uma compra.

Um preço bom pode ser anulado por uma alta taxa de frete e dificuldades na compra. Uma promoção atrativa pode ser invalidada se o prazo de entrega for ruim e passar a data limite que seria o dia 24/12. Resumindo, é preciso equilibrar bastante tudo isso para de fato ser reconhecido pelos consumidores.

Como superar a concorrência

Ótimo, já sabemos que existe um grande público potencial e sabemos quais os principais fatores observados para tomar uma decisão. E agora, se você atende tudo isso, como vai superar outros concorrentes que também se adequaram aos itens mencionados?

Vamos lá, a pesquisa também tem essa informação. Aqui iremos apresentar de uma forma diferente. Listaremos o top 5 dos fatores que podem induzir ou ser determinantes para a escolha dos consumidores por uma loja ou por outra.

  1. Preço – 79,30%
  2. Promoções – 74,10%
  3. Facilidade no pagamento – 43,9%
  4. Atendimento – 40,6%
  5. Valor do frete – 37,9%

Estes itens se assemelham muito ao que apresentamos no tópico anterior. O ideal é que você considere todos eles, a fim de evitar que um elemento negativo anule o diferencial apresentado em outro item.

O que você deve evitar

Agora que falamos sobre os aspectos decisivos para uma tomada de decisão e para uma escolha entre duas ou mais lojas, vamos conferir o que você não deve fazer. Existem algumas situações que provocam um peso muito grande e podem levar o consumidor a descartar sua loja.

Quais seriam estes fatores?

A falta de opções de produto aparece isolada em primeiro lugar com 60,3% das opiniões. Ou seja, atrair os consumidores para sua loja com publicidade, conteúdos e anúncios que mencionam produtos depois não encontrados tira toda a credibilidade da sua loja. Não apenas neste Natal, mas certamente as pessoas que passarem por isso não irão procurar mais as lojas que apresentarem este problema.

Merece muito destaque também o valor do frete, que novamente aparece bem votado com 47,7% dos votos. É um item importante na tomada de decisão, na definição por uma loja ou outra e também para o cancelamento de um processo de compra.

Por fim vamos citar apenas mais um item, também na casa dos 40%, que é a falta de confiança que as promoções são reais. Não se engane, os consumidores estão cada vez mais atentos ao que é uma promoção verdadeira ou não.

Evite queimar o nome de sua loja por bobagem, como por exemplo, aumentando o preço uns dias antes e depois aplicando uma “promoção” que apenas retorna o valor para o praticado anteriormente.

Momento das compras

E aí, será que os consumidores já estão comprando? A resposta é SIM, em peso. Para 46,9% dos entrevistados, as pesquisas começam com 20 dias de antecedência. Não necessariamente a compra, mas quase metade dos consumidores informou já estar acompanhando os preços e promoções dos produtos de interesse.

Faltando 15 dias outros 35,6% iniciam suas buscas, com mais 14,6% na semana que antecede o Natal, período em que nos encontramos no momento. Então fica claro que estamos vivendo dias decisivos, com um volume impressionante de buscas e acessos nas mais variadas lojas online.

Hora de entrar em ação

Chega de esperar, se você ainda não preparou nada especial para sua loja, coloque a mão na massa! Já disponibilizamos banners gratuitos de Natal para você aplicar na loja, e agora trouxemos informações bem completas para o seu planejamento.

Uma das formas de tornar seu negócio cada vez mais rentável é aparecendo para o mercado com uma boa presença digital, com uma loja virtual bem completa, atrativa e com bons preços e promoções.

Quem não se movimenta vai ficando pelo caminho, então não deixe o seu e-commerce estagnar.

Aproveite as ótimas oportunidades do Natal e ganhe fôlego para traçar e executar um grande planejamento em 2020!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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