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Conheça 6 segredos de marketing para lojas virtuais

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Conheça 6 segredos de marketing para lojas virtuais

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Criar uma loja virtual é, sem dúvidas, uma ótima escolha para quem deseja oferecer seus produtos para um grande público.

De fato, um e-commerce tem diversas vantagens, mas a competitividade é bastante alta. Por isso, para se destacar é preciso conhecer e aplicar as principais dicas de marketing para lojas virtuais.

Neste artigo, mostraremos os grandes segredos do marketing para que você tenha uma loja de sucesso. Confira!

Quais são as principais dicas de marketing para lojas virtuais?

1. Faça um bom planejamento de ações

O primeiro passo para ter sucesso com as estratégias de marketing para lojas virtuais é criar um planejamento. Com o marketing digital, diversas ações são possíveis, mas elas devem seguir uma frequência que gere interação e engajamento no público.

As redes sociais, por exemplo, são excelentes ferramentas para as empresas divulgarem a sua marca e interagir com o público-alvo, em um relacionamento mais próximo. Para isso, você deve fazer postagens interessantes, mantendo uma boa frequência.

O e-mail marketing é outra ação poderosa, que deve ser utilizada para manter o contato com a sua lista de clientes e leads. Com essa estratégia, monte um cronograma de e-mails, com os conteúdos de cada data.

2. Construa a identidade da sua marca

Uma importante estratégia de marketing para lojas virtuais está na construção da identidade também conhecida como branding.

Trata-se de um trabalho muito importante, que define a sua empresa. A forma de comunicação, o posicionamento, os valores, missão e objetivo, tudo isso está vinculado a essa construção da marca.

Quando uma organização consegue ter a sua identidade consolidada, o público a tratará de forma diferente. Assim, o conhecimento da empresa será maior, e ela poderá se tornar uma referência no mercado, sendo sempre lembrada nos momentos das compras.

3. Crie uma boa segmentação do público

O seu público-alvo é repleto de pessoas com as mais diversas características, mesmo que o seu nicho de mercado seja bem específico. Nesse sentido, tenha em mente que pessoas diferentes pedem ações diferentes.

Imagine um potencial consumidor que acabou de conhecer a sua marca. Ele não considerava comprar um de seus produtos — ainda não o conhecia —, mas, agora, teve o primeiro contato. Se você enviar para ele um conteúdo bem técnico ou tentar forçar uma venda, acha que o resultado será positivo? Provavelmente, não!

Cada consumidor deve seguir um caminho lógico, desde o reconhecimento de um problema, passando pela fase de consideração e análise das ofertas, até, enfim, a tomada de decisão. Esse é o processo que chamamos de jornada de compra.

Essa jornada pode ser utilizada para criar uma segmentação dos clientes de forma eficiente. Então, defina qual será o caminho a ser seguido e os seus estágios, e crie as estratégias para cada fase. Segmentando os seus leads, as ações serão mais eficientes, e os resultados gerados, otimizados.

4. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem mesmo conquistando as empresas e gerando grandes resultados.

Com a internet, os consumidores ganharam mais possibilidades de buscar informações para embasar suas decisões de compra. Eles podem fazer pesquisas, usar as redes sociais para buscar referências e consultar outras pessoas que já tiveram a experiência na marca.

Assim, é necessário investir e compartilhar conhecimento. As compras se tornaram consultivas, logo, deve-se fornecer as informações necessárias para que os potenciais clientes percorram a jornada de compra.

E o marketing de conteúdo entra exatamente neste ponto. Criando e divulgando conteúdos relevantes, você consegue conquistar a confiança do público e mostrar que a sua empresa reúne todo o conhecimento e experiência necessários para atender às suas necessidades.

5. Aplique as técnicas de SEO

Uma das principais formas de buscar informação hoje em dia acontece pela internet, utilizando buscadores como o Google. Esse site se tornou uma verdadeira fonte de qualquer tipo de informação — uma referência.

Então, imagine o potencial em colocar o seu e-commerce nas primeiras respostas das pesquisas Para atingir esse objetivo, que pode transformar o seu negócio e aumentar consideravelmente as vendas, você precisa entender a aplicar o SEO (Search Engine Optimization).

Essa é uma das principais estratégias de marketing para lojas virtuais. Grosso modo, consiste em otimizar as suas páginas para os mecanismos de busca orgânica (ou seja, não paga).

Em outras palavras, o objetivo do trabalho de SEO é colocar a sua loja virtual entre as primeiras colocações no Google e demais buscadores. E, para isso, você deve aplicar as técnicas certas. Algumas delas são:

  • criar links internos e externos nas páginas, direcionando o leitor a um destino relevante;
  • fazer a utilização correta e estratégica das palavras-chave;
  • otimizar as imagens, utilizando o espaço de texto alternativo como descrição;
  • trabalhar a usabilidade do site, criando um ambiente fácil, intuitivo e de boa experiência ao cliente.

6. Facilite a navegação do ambiente virtual

A navegação no ambiente é outra ação de marketing para lojas virtuais que têm grande influência nas vendas. Isso porque o mercado digital é repleto de lojas virtuais, acirrando a concorrência de forma feroz.

Um site em que é difícil encontrar as informações necessárias, com design desagradável, longos formulários e processo de finalização da compra demorado, certamente não trará grandes resultados. Logo, se não se sentir confortável dentro da loja, o visitante simplesmente fechará a janela e buscará uma nova opção: o seu concorrente!

Então, para não perder essas oportunidades, invista em uma loja virtual com ótima navegação. Faça testes e verifique se qualquer pessoa consegue acessar e buscar nela as informações requeridas, sem que seja necessário um conhecimento aprofundado em compras online.

Vamos aplicar essas estratégias de marketing na sua loja virtual?

Enfim, como vimos neste artigo, para criar um negócio de sucesso é preciso estabelecer os seus diferenciais, superando a forte concorrência. E, para isso, as estratégias de marketing para lojas virtuais prometem gerar grandes resultados.

Mostramos os principais segredos do sucesso para o mercado digital e como eles devem ser aplicados. Então, analise e aplique cada ponto, encontrando maneiras de transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas e gerando ótimos lucros!

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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