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Concorrência: como competir com quem vende mais barato?

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Concorrência: como competir com quem vende mais barato?

Tempo de Leitura: 3 minutos.

Para atuar em qualquer segmento, todas as empresas precisam ter uma coisa em mente: nenhuma delas está sozinha no mercado. Ainda mais considerando os dias de hoje, em que o e-commerce está em expansão e funciona para todo tipo de negócio.

Para ter uma ideia, atingindo R$ 53,2 bilhões em 2018, o comércio eletrônico vem avançando cada vez mais. E a expectativa é que em 2019 o crescimento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen.

Por isso, antes de elaborar uma estratégia com o objetivo de ultrapassar a concorrência, é importante entender como se comportar em relação ao mercado competitivo.

A seguir, acompanhe algumas dicas para o seu negócio!

Defina sua concorrência e valorize seu produto

Para uma boa gestão empresarial deve-se mapear a sua concorrência. Pois o mercado em que o seu negócio atua pode enfrentar tanto grandes lojas de departamento quanto empresas focadas em um único ramo.

Por isso, por mais que uma empresa sem foco em um único nicho possa não parecer um risco, na verdade é, tanto quanto qualquer especialista. Pois, se uma loja de departamento comercializa diversos produtos, e seu comércio é especializado em um setor, as duas competem.

Assim como, momentaneamente, empresas de segmentos diferentes também concorrem na internet. Por exemplo, uma loja de chocolates não possui relação alguma com uma de bebidas.

No entanto, em uma data comemorativa, ambas irão competir pelos clientes que buscam formas de presentear os amigos e familiares. Essa concorrência momentânea fica mais forte em datas comemorativas.

Pensando em como vender pela internet, muitos comércios adotam a estratégia da redução de preços. Essa lógica funciona para o comércio eletrônico, pois em geral, se você tem um produto a R$150, uma oferta do mesmo por R$140 geralmente gera mais vendas.

No entanto, essa prática nem sempre é a melhor. O problema que gera é a redução na sua margem de lucro, se baseando na concorrência, e não na sua estratégia.

Vender mais barato de fato fará com que muitas pessoas escolham a compra com o seu negócio, porém, isso acaba desvalorizando o seu produto, fazendo com que você entre em um ciclo e se torne refém desse sistema. Porque a concorrência sempre vai existir e novas lojas dispostas a vender mais barato também.

Formas de se destacar no mercado

Agora que entendemos as desvantagens de entrar em uma guerra de preços, vamos apontar algumas formas de melhorar suas vendas sem desvalorizar o seu negócio.

Para isso, a sua estratégia de divulgação pode contar com algumas táticas, e uma delas é gerar um desejo de perda no consumidor. Entenda que é importante fazer com que o seu produto seja apresentado de uma forma que o potencial cliente, ao vê-lo, sinta que estará perdendo algo se não o tiver.

Além disso, realizar um atendimento personalizado também é uma das formas mais eficientes de captar clientes e fidelizá-los. Pois as pessoas são constantemente bombardeadas com anúncios e propagandas, com diferentes abordagens.

Uma linguagem mais direta transmite a sensação de individualidade da empresa, e não aparenta uma comunicação em massa com o intuito de apenas alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Essa prática é comumente vista em marketplaces. Essas plataformas são grandes mercados que vendem diversos produtos de diversas lojas diferentes, todos reunidos em um mesmo lugar.

As publicidades são baseadas nas preferências pessoais, como os produtos que a pessoa pesquisa ou compra, adaptando assim a linguagem de forma personalizada para cada lead.

A partir do momento que o usuário se cadastra no site, passa a fazer parte do banco de dados da empresa e a receber conteúdos voltados para as suas preferências. Tudo isso baseado em pesquisas da empresa e os dados dos algoritmos usados pelo buscador do Google.

Destaque-se no mercado

O comércio eletrônico dispõe de um grande espaço para todo tipo de negócio. Isso significa que diversas empresas de diferentes segmentos têm as mesmas chances de crescer na internet, e a concorrência aumenta constantemente.

Para se manterem no mercado competitivo, as empresas devem entender o seu nicho e quais são os seus concorrentes. Dessa forma, é possível realizar uma estratégia de divulgação mais assertiva.

Além disso, é importante valorizar o seu produto. A concorrência sempre vai existir, e novos fornecedores dispostos a oferecer o mesmo produto por um preço menor também.  Entrar no jogo de “quem vende mais barato”, além de desvalorizar seu produto, diminui sua margem de lucro.

Para evitar isso, algumas formas de impulsionar suas vendas diante da concorrência sem reduzir os preços podem ser por meio da personalização de atendimento e gerando uma necessidade com o seu produto.

Seguindo essas dicas, sua empresa se mantém no mercado competitivo sem desvalorizar o seu produto ou marca diante da concorrência.

Assim, seu negócio pode crescer cada vez mais, aumentando as vendas e consequentemente a margem de lucro da sua empresa.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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