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Como vender mais pela internet gastando pouco. Veja 7 dicas infalíveis

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Vendas Online

Como vender mais pela internet gastando pouco. Veja 7 dicas infalíveis

Tempo de Leitura: 7 minutos.

Com o boom das lojas virtuais e as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro, a competitividade aumentou. Com isso, se destaca mais aquelas lojas que conseguem aplicar as melhores estratégias de marketing e de vendas. Se a sua realidade é buscar saber como vender mais pela internet, procurar conteúdo a respeito já é um bom caminho!

O mais importante a ser levado em consideração, no geral, é que, independentemente do segmento onde você quer se inserir (ou está inserido), satisfazer o cliente é o ponto principal.

Ter um e-commerce requer o uso de técnicas voltadas para o comércio na internet e os métodos nem sempre são os mesmos das lojas físicas.

Se você quer descobrir quais os fatores-chave que têm levado os empreendedores digitais a alavancarem suas vendas, continue acompanhando esse post! Faremos uma lista com as 7 sugestões mais econômicas para te ajudar a decolar.

E ainda teremos algumas outras dicas rápidas e indispensáveis ao final do artigo!

1. Ofereça cupons de desconto

Você certamente já recebeu aquele e-mail esperto com uma oferta de desconto em uma compra que, não por acaso, desperta seu interesse. Pois é! O e-mail marketing não está morto, ao contrário do que muitos dizem.

Falar com seus clientes por e-mail é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital. Desde que você encontre a periodicidade e a linguagem certa, é possível conseguir chamar a atenção do cliente, fidelizando-o.

Tem dúvidas sobre a frequência de disparos? A recomendação básica é esperar para enviar um cupom alguns dias após uma venda realizada. É importante que o seu cliente possa ter tempo para experimentar o produto.

Depois desse tempo, o ideal é que você ofereça um desconto para incentivar uma próxima compra, entendeu? Se puder utilizar cupons em formato de preço ao invés de porcentagens será ainda melhor!

2. Faça remarketing

O remarketing é um dos métodos mais utilizados entre os e-commerces inteligentes. Sabe quando você entra numa loja virtual, fica olhando um produto, mas sai sem comprar? Desde então, ele começa a aparecer em tudo o que é site que você frequenta, esperando que você finalize a aquisição do item. Isso se chama remarketing.

Você pode utilizar a técnica nesse sentido, ou também voltá-la para a própria base de clientes.

Ao enviar essa lista para o Facebook Ads ou para o Google Adwords, você pode mostrar cupons de desconto e chamadas de ação para essas pessoas. A chance de que elas façam contato com seu site novamente é bem grande!

3. Esteja presente em multicanais

Esteja presente nas redes sociais! Se possível, invista em inserir um chat em sua página. Caso não consiga, você também pode disponibilizar um e-mail direcionado para o atendimento ao cliente.

Além disso, se fizer parte da sua estratégia a divulgação de um número de telefone, faça questão de que ele esteja bem visível na loja virtual.

Quanto mais você facilitar o acesso do cliente ao seu negócio, mais o comprador se sentirá seguro para realizar a compra. Além disso, ele pode achar necessário contatar a loja antes, durante ou depois da compra.

Problemas podem aparecer durante o processo de pagamento, um código de cupom pode não funcionar ou qualquer outro imprevisto é passível de aparecer. Portanto, com múltiplos canais de atendimento em pleno funcionamento, as chances de conversão, nesse sentido, deverão aumentar.

4. Use pop ups anti fuga de visitantes

Outra estratégia para combater o comportamento dos usuários que acessam o site, mas fogem em pouco tempo, é implementando pop ups anti fuga.

Esse pequeno truque pode fazer uma grande diferença em diversas situações. Há empresas que fazem a pop up de oferta especial aparecer quando o usuário está no meio do checkout e, de repente, move o mouse para fechar a aba. Uma outra regrinha bem comum é quando o visitante aproxima a seta do botão de voltar.

Se a sua dúvida é saber como implementar esse mecanismo sem investir muito dinheiro, saiba que é possível. O Ouibounce e o Exit Intent são dois exemplos de plugins gratuitos que valem super a pena!

5. Invista em SEO

Todo mundo que trabalha na Internet já sabe que investir em SEO — termo para traduzir Otimização para Mecanismos de Buscas — é um dos principais meios para se construir uma reputação online dentro do Google.

Sim, isso continua sendo muito importante para o seu negócio. Além disso, se você procurar conhecer as estratégias mais eficientes, o investimento será bem barato.

O ideal é que você conte com a ajuda da sua plataforma para aprimorar o ranqueamento e a construção de links. O SEO trabalha por meio da otimização de um site, direcionando o conteúdo para se destacar nos mecanismos de busca.

Lembre-se: o trabalho de SEO é propositalmente demorado e precisa ser ininterrupto. Os sites de busca querem saber se o seu portal é mesmo relevante quanto ao conteúdo. Por isso, você precisará batalhar para mostrar que o seu negócio não é como fogo de palha.

Por outro lado, quando o SEO é bem-feito e aceito pelos motores de busca, a visibilidade para o negócio aumentará muito mais, reduzindo a necessidade de investir em anúncios. Essa é uma ótima dica sobre como vender mais pela internet.

6. Publique um blog

Avaliar a possibilidade de começar um blog é lei. Hoje, mais do que nunca, os blogs passam a ser ferramentas obrigatórias para quem quer crescer em visualização online.

Na terra onde o conteúdo é o rei, estar por fora das estratégias de postagem é um desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, se esforce para investir nesse quesito.

Em plena era da informação, os clientes se tornaram ávidos por conteúdo de qualidade. Eles são, inclusive, movidos ou não à compra com base naquilo que leem ou assistem na internet.

Quanto mais você souber sobre como dominar as ferramentas de blog, maior será a sua base de clientes provenientes de conteúdo e investimento orgânico.

Além de aproximar o seu público-alvo, um blog útil servirá para promover suas ofertas, contribuindo para o aumento da sua relevância diante do SEO e do mercado online em geral.

7. Cuide do carrinho de compras

A taxa percentual de abandono do carrinho de compras leva qualquer empreendedor digital à loucura. Ela costuma aparecer nos relatórios do Google Analytics, indicando o usuário que perambula pelo funil de vendas e, do nada, vai embora da loja sem comprar item algum.

Essa prática é absolutamente comum, afinal, a média de abandono de carrinhos no e-commerce é estimada em 69,1%. Para resolver esse problema, você pode deixar os itens do carrinho visíveis ou de fácil acesso a quem pretende comprar, sem que ele precise voltar várias páginas para isso.

Dicas extras

Você viu até o momento algumas ações de maior impacto para fazer sua loja virtual aparecer mais e, consequentemente, vender mais produtos online. Mas existem diversas outras pequenas iniciativas que você pode aplicar em seu e-commerce. Se você tem dúvidas sobre o que fazer, então confira nossas dicas extras.

Seja proativo e persistente

Se alguém te falou que vender online seria fácil e exigiria pouco esforço, não leve em consideração. É sim mais prático, tem custos menores que outras modalidades de negócios, mas não acontece do dia para noite. É fundamental que você tenha proatividade, busque conhecimento, estude o mercado, conheça e entenda o perfil dos seus potenciais consumidores e tome a iniciativa de se comunicar da maneira correta.

E além de ser proativo, você deve ser persistente. Os resultados podem não aparecer em pouco tempo, aliás, é normal que seja assim. Sua loja virtual possivelmente ganhará relevância e terá um público mais amplo apenas com o tempo e após uma série de ações constantes. Não desista, a persistência será essencial para o sucesso do seu negócio!

Cuide bem do seu atendimento

Uma ótima maneira de garantir mais satisfação por parte dos visitantes do seu e-commerce é oferecer a eles um atendimento de qualidade. Falamos um pouco sobre isso em algumas das outras dicas, principalmente no tópico sobre a estratégia multicanal. Porém, agora o foco é na humanização desse atendimento.

Estar presente em diversos canais é perfeito, todo negócio online de sucesso oferece mais meios para os consumidores poderem se comunicar. Mas sem qualidade, sem estratégia e sem os recursos adequados nada disso será suficiente.

Dê atenção de verdade aos seus clientes! Escute o que eles estão dizendo e procure solucionar cada caso da melhor maneira possível. Tudo que eles querem é viver uma boa experiência de compra, e a capacitação da sua equipe no atendimento oferecido será primordial para atingir esse obejtivo.

Crie campanhas atrativas

Essa dica vai além dos cupons de desconto que mencionamos como primeira estratégia do artigo. Aqui estamos falando em explorar as datas comemorativas, principalmente aquelas de apelo nacional ou ligadas ao segmento de atuação da sua loja. Você pode também criar descontos progressivos para clientes recorrentes ou de acordo com o valor das compras.

Outra iniciativa muito explorada atualmente são os fretes grátis. Avalie as ocasiões em que essa medida será viável para o seu negócio e não prejudique o seu fluxo de caixa. Os consumidores adoram, então sempre que possível ofereça essa condição.

Pode ser para compras acima de valor X ou pode ser na semana de uma data especial, como a Black Friday. O formato é livre, você tem liberdade para definir, o importante é não deixar de fazer.

Cuide dos preços, logística e estoque

Por fim, para finalizar as dicas extras do nosso conteúdo, vamos englobar nesse tópico três diferentes e importantes itens: preço, logística e estoque.

Vamos começar pela precificação. Você fez uma pesquisa de mercado e buscou saber os preços que seus concorrentes estão praticando? É preciso que você tenha no papel quais são seus custos e despesas, qual margem de lucro você deseja ou pretende ter e ainda valide tudo isso com a média do mercado.

Ser competitivo nos preços vai ser essencial para sua loja virtual ter sucesso nas vendas. E caso você pretenda trabalhar com preços mais altos por oferecer diferenciais, certifique-se de que o seu marketing está de fato comunicando isso aos consumidores.

Outro ponto de atenção é a logística do seu e-commerce. O valor do frete e os prazos de entrega interferem diretamente nas vendas de uma loja virtual. Crie parcerias com transportadoras e conheça as condições oferecidas por cada uma delas. Faça contrato online com os Correios e tenha melhores condições e benefícios.

Quanto mais alternativas e cuidados você tem com a logística da sua loja, melhores taxas de frete e prazos de entrega você terá para oferecer aos consumidores do seu negócio.

Já sobre o estoque, a dica é que você faça um acompanhamento constante e tenha contatos com bons e variados fornecedores. Dessa forma você evitará ficar sem determinados produtos, perdendo vendas enquanto a reposição não ocorre.

Com o controle detalhado você evita que suas mercadorias cheguem ao fim sem a reposição com o tempo necessário. E claro, é esse acompanhamento também que evitará a compra de itens com baixa saída e ainda com alto volume no estoque. O equilíbrio é fundamental para sua loja virtual ser lucrativa!

Gostou de conhecer nossas dicas sobre como vender mais pela internet? Então confira gratuitamente nosso e-book sobre poderosos segredos de lojas virtuais que vendem muito.
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Guilherme Reis

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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