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Como vender mais para sua base de contatos

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Como vender mais para sua base de contatos

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Gerar leads diariamente é um desafio fundamental para fazer um negócio prosperar. Sem novos contatos é muito difícil ampliar as vendas, e ao longo do tempo vai se tornando inviável se sustentar. O trabalho para atrair mais visitantes para seu site e fazê-los se interessar pela sua empresa e seus produtos deve ser constante. É então que surge outro desafio: como vender mais para essa base de contatos?

Antes de responder essa pergunta, precisamos contextualizar uma importante situação. Este não é nosso foco no momento, mas é preciso ressaltar que para aumentar as vendas para sua base de leads, estamos considerando que você está atraindo os contatos certos para o seu negócio. Isto passa pelas ferramentas de captação utilizadas e pelas estratégias nas redes sociais e no Google.

É fundamental conhecer seu público alvo para direcionar corretamente as campanhas, ações e anúncios. Se você atrair as pessoas erradas, por mais que você seja atuante com seus leads, dificilmente eles se tornarão clientes.

Portanto estamos partindo do princípio que você possui estratégias bem definidas para levar mais visitantes para o seu site. E claro, que você oferece na sua página e por meio de outras mídias condições para que esses usuários deixem algum contato e se tornem leads.

Vamos então conhecer algumas dicas para que você possa vender mais para sua base de contatos.

Crie relacionamento

Desde o início, na medida em que você vai captando novos leads e aumenta sua base, você já precisa criar uma rotina de relacionamento com todos eles. Não explorar o potencial de usuários que fizeram um cadastro em seu site é um erro muito grave que ainda acontece muito.

Não adianta investir em estratégias e ações para levar milhares de pessoas ao seu site, conseguir o contato destes potenciais clientes e depois não agir. Uma lista de leads parada é dinheiro sendo jogado fora por duas vezes. Tanto considerando o que foi gasto para atraí-los até o seu site quanto pelas vendas que você poderia fazer e não faz.

Sem relacionamento estes contatos em pouco tempo irão se esquecer de sua empresa e serão conquistados por um concorrente mais ativo. Se ele já demonstrou interesse pelo que você oferece, provavelmente ele segue buscando mais informações até tomar uma decisão.

Ao criar uma rotina de interação com seus contatos, eles se lembrarão de você o tempo todo. Isso facilita que a escolha seja pela sua empresa no momento que esse lead entender que chegou a hora de adquirir determinado produto ou serviço.

Envie e-mails com novidades do seu negócio, com notícias do mercado, com promoções e ofertas especiais. Faça-os seguir seus perfis nas redes sociais e seja ativo, publique conteúdos atrativos, relevantes e interessantes.

No início você pode até mesmo realizar parte dessas ações manualmente, utilizando sua própria caixa de e-mail para disparar e-mails. Mas quanto maior se torna sua base de contatos, maior a necessidade de utilizar ferramentas apropriadas, como o Mailchimp.

Dessa forma você garante mais assertividade no envio de e-mails, mais eficácia e ainda consegue acompanhar os relatórios.

Quanto mais próximo você está da sua base de contatos, mais perto de concluir uma venda você estará!

Incentive o engajamento

O relacionamento que abordamos no tópico anterior facilita o engajamento. Ou seja, mais do que se relacionar com seus leads, eles também irão interagir com você, com sua marca e seus produtos. Usuários engajados estão mais propensos a se tornarem clientes. E mais, ainda ajudarão a tornar seu negócio conhecido para mais pessoas.

Esse engajamento pode acontecer naturalmente, mas para isso é necessário que o lead já esteja bastante interessado. O mais comum é que você incentive que ele se torne um usuário envolvido.

É preciso oferecer ferramentas para que seus contatos realizem alguma ação, como por exemplo, comentar um post, compartilhar um conteúdo, realizar cadastro e por aí vai.

Se o relacionamento aumenta muito suas probabilidades de realizar uma venda, o engajamento é ainda mais eficiente. Pense em maneiras de manter sua base envolvida e interagindo com você!

Realize promoções

Pode parecer clichê, mas sim, realizar promoções e ofertas especiais segue sendo fundamental. Tanto para realizar novas vendas para quem já é seu cliente quanto para esta base de contatos que ainda está avançando pelo funil de vendas. Promoções bem pensadas, planejadas e executadas sempre aumentam as vendas.

O que não pode acontecer é você ficar refém das promoções para vender mais. Muitos negócios só conseguem ampliar suas vendas por meio de ofertas. Por mais que invistam em outras ações, o reflexo positivo só aparece por meio de promoções.

Este é um problema que você precisa evitar. Basta ser estratégico ao realizar campanhas promocionais. Saber o momento certo de fazer e o que oferecer. As promoções precisam ser um complemento especial de outras medidas que você já está realizando.

O Roletando é um exemplo de recurso que pode ser aplicado em seu site para facilitar tanto a geração de novos leads quanto a aplicação de promoções práticas e atrativas.

Coloque em prática

Comece a agir o quanto antes. Lembre-se do que dissemos no início do texto: uma lista de leads parada significa dinheiro sendo jogado fora. Amplie a captação de contatos e de imediato já coloque em prática iniciativas para se relacionar com todos eles.

A sua base de contatos possui um potencial imenso. São pessoas que chegaram até você e de alguma forma se interessaram por algo que você oferece. Explore os leads que você mesmo conquistou e boas vendas!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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