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Como vender mais no Instagram e destacar seu E-commerce

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Como vender mais no Instagram e destacar seu E-commerce

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Com mais de 500 milhões de usuários diários, o Instagram é a vitrine virtual perfeita para negócios online divulgarem seus produtos e conquistarem novos clientes.

A rede social pode ser considerada uma aliada ideal para e-commerces e negócios virtuais. Afinal, a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de atrair e engajar usuários, facilitando o trabalho de empreendedores que poderão se dedicar mais à conversão.

Além disso, o próprio Instagram tem feito grandes esforços para se tornar uma opção importante para o comércio eletrônico, com opções diferenciadas de anúncios e até mesmo a criação do Instagram Shopping, onde é possível marcar produtos de uma loja virtual.

Essa abordagem já mostra uma diferença no comportamento dos usuários da rede social. Segundo uma pesquisa realizada pela Locowise, cerca de 75% dos usuários da rede já fizeram uma ação como visitar um site a partir de um anúncio.

O mesmo estudo também apontou que cerca de metade dos usuários da rede seguem ao menos uma empresa.

Empreendedores que conhecem estes dados acabam compreendendo a relevância desta rede social para um e-commerce.

Confira as dicas a seguir e aprenda como vender mais no Instagram e favorecer o seu e-commerce.

1. Crie um perfil comercial

O primeiro passo para usar a plataforma de forma profissional é deixar seu perfil pessoal de lado. Portanto, separe seu negócio de sua vida pessoal e crie um perfil comercial.

Além de organizar suas informações, este tipo de perfil conta com recursos exclusivos para contas comerciais, como: 

  • Fazer anúncios
  • Analisar quantas pessoas visitaram o perfil
  • Analisar a quantidade de cliques em posts e links
  • Saber quem interagiu com as publicações
  • Conferir quantas pessoas visualizaram uma publicação

Ter acesso a estas informações é algo importante porque possibilita uma análise mais profunda sobre o seu público e conteúdos que geram resultados.

Caso você ainda não saiba como criar um perfil comercial, siga os passos listados abaixo: 

  1. Crie uma conta nova ou acesse o perfil que se tornará comercial
  2. Acesse as configurações do Instagram
  3. Selecione o item “Alternar para perfil comercial
  4. Sincronize sua conta do Instagram com a página do seu negócio no Facebook
  5. Preencha os dados do seu empreendimento no item “Configurar perfil comercial

2. Escreva uma biografia interessante

Este é um dos pontos mais importantes para negócios que desejam vender no Instagram. 

Aproveite o espaço de sua biografia para contar aos clientes o que seu negócio faz ou vende, qual é seu diferencial e como pode ajudá-los

É claro, tudo isso precisa ser escrito em poucas palavras, de uma forma clara e objetiva.

Apresentar sua marca de uma maneira criativa, que já ofereça a solução aos visitantes em poucas palavras é algo fundamental para ganhar seguidores no Instagram.

Além disso, lembre-se de usar o espaço reservado para adicionar o link de sua loja virtual

Caso existam outros links importantes que também merecem destaque, use ferramentas agregadoras de links como o Taplink e o Linktr.ee para redirecionar os clientes às principais páginas ligadas ao seu negócio.

É importante lembrar que a foto do seu perfil comercial também faz parte da biografia. Portanto, use uma imagem que faça referência ao seu negócio, como um logo ou alguma imagem que passe um ar profissional e confiável.

3. Faça um bom atendimento via chat

O Direct é uma excelente ferramenta para conversar diretamente com seus clientes e até mesmo fechar vendas.

Por lá é possível enviar links de páginas de produtos e até mesmo criar links de pagamentos para produtos que um cliente deseja comprar.

Este contato diminui a jornada de compra dos consumidores e ajuda a otimizar seu número de conversões.

Hoje, você pode até mesmo integrar o Direct do Instagram à ferramentas de comunicação com clientes profissionais, como é o caso do JivoChat, uma solução de comunicação e chat para negócios.

Com ele, por exemplo, você recebe todas as mensagens do Direct, menções no Instagram, respostas nos seus Stories, assim como mensagens de outras redes sociais como o Facebook Messenger, WhatsApp e chat online em seu site, em um único aplicativo.

4. Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso que permite a integração com plataformas de e-commerce para registrar seu catálogo de produtos na rede social, permitindo a adição de links no conteúdo do feed e etiquetas de produtos em imagens. 

O recurso é semelhante à funcionalidade de marcar contatos em uma foto, mas ao invés de usuários, são os seus produtos que ganham destaque. 

Além disso, visitantes poderão acessar uma nova aba de “catálogo” em seu perfil, com todos os produtos adicionados à sua conta.

Utilizar esta ferramenta é importante para que seu perfil seja capaz de contornar algumas limitações impostas pela rede social e transformar sua conta em uma loja funcional. 

Para criar uma loja no Instagram Shopping é preciso contar com um perfil comercial, vincular seu perfil à uma página no Facebook, criar ou importar seu catálogo de produtos, habilitar o modo de Compras e marcar seus produtos.

5. Produza conteúdo diretamente para suas personas

O conteúdo é uma das principais formas de fazer com que sua marca se destaque nas redes sociais, com o Instagram não é diferente.

Sempre que for tirar fotos para o Instagram ou criar novas publicações, lembre-se de fazer um conteúdo de qualidade voltado para sua persona.

Desta forma, as publicações feitas em seu perfil serão relevantes para os seus seguidores, influenciando diretamente seu engajamento. 

Caso ainda não tenha feito sua persona ou não saiba o que é este conceito, considere fazer uma pausa estratégica para se planejar.

As personas são personagens semi fictícios que servirão de guia para o seu negócio direcionar todas as suas ações. 

Entender as preferências desta personagem irá ajudar pensar em novos conteúdos, soluções e insights completamente direcionados a elas.

6. Publique na hora certa e com frequência

O Insights é o recurso que dá acesso às principais estatísticas de um perfil comercial na rede social.

Analise estes dados para descobrir o melhor horário para postar no Instagram. Avalie em quais dias da semana e em que horário seus seguidores estão mais ativos para começar a fazer testes.

Então, crie publicações para diferentes horários e dias da semana. Depois, avalie qual foi o impacto de cada publicação e otimize o seu plano de conteúdo nas redes sociais.

Após definir os melhores dias e horários, lembre-se que esta rede social é dinâmica e o seu negócio está disputando a atenção de consumidores com inúmeras outras marcas.

Para garantir seu espaço, faça com que sua loja seja lembrada através de publicações frequentes. Caso contrário, sua marca será esquecida.

Tenha cuidado para não exagerar no número de publicações por dia. O conteúdo em excesso pode sobrecarregar o feed de seguidores e afastá-los.

Uma das maneiras mais práticas de garantir a consistência de suas publicações é utilizar um gerenciador de redes sociais para programar seus posts e ter controle sobre o desempenho do seu perfil.

7. Use o Stories para vender mais

O Stories é um dos maiores sucessos do Instagram. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 58% dos usuários das redes preferem conferir conteúdos nos Stories do que no feed.

Pensando nisso, o próprio Instagram criou a possibilidade de compartilhar links nos Stories para perfis com mais de 10 mil seguidores.

Portanto, negócios com uma grande base de seguidores podem criar histórias de formas criativas para fazer com que seu público acesse sua loja através dos links compartilhados.

Apesar de ser um aspecto tão popular da rede social, também é muito importante que marcas estejam cientes que publicar Stories demais pode gerar resultados negativos. 

Empilhar muitos Stories pode fazer com que um conteúdo relevante perca destaque. Além disso, ao notarem que a barra de rolagem está longa, muitos seguidores irão pular seu conteúdo, deixando de consumir o material mais importante. 

Portanto, lembre-se de publicar os conteúdos mais relevantes em primeiro lugar e tente não ultrapassar a marca de 10 Stories.

Prepare seu perfil e comece a vender mais no Instagram

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado dicas relevantes e práticas que poderão ser usadas para ajudar o seu e-commerce a vender mais no Instagram.

* Este artigo foi criado pela equipe do JivoChat, um chat online para negócios com integração ao Instagram, Facebook, WhatsApp e soluções de atendimento e comunicação interna.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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