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Como usar SEO para ampliar clientes em seu e-commerce

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Como usar SEO para ampliar clientes em seu e-commerce

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Você já se perguntou como o SEO pode afetar o seu negócio? Que investimentos devem ser feitos para torná-lo uma das principais fontes de vendas online? De que depende o sucesso? Este artigo é sobre isso. Tentarei responder a essas perguntas com a maior precisão possível.

Otimizar a sua loja online para os motores de busca é a chave para o sucesso a longo prazo no e-commerce. A otimização para motores de pesquisa é sempre um projeto de longo prazo e, sobretudo, permanente.

No entanto, especialmente para empresas que não têm orçamento ou capacidade de pessoal para atrair regularmente a atenção dos usuários por meio de publicidade paga, a otimização de mecanismos de pesquisa costuma ser a melhor maneira de atrair novos visitantes.

Porque o SEO é tão importante para o e-commerce

Você sabia que mais de 90% de todas as atividades online começam com uma pesquisa? Isso também se aplica à busca de produtos e serviços. Por exemplo, uma pessoa que está interessada em contratar um plano de saúde, pesquisa por termos como “cotação de plano de saúde”.

Assim, o caminho clássico para a Internet e consequentemente para a sua empresa é através da pesquisa Google. O poder de mercado do Google tem sido tão grande há vários anos que uma grande proporção dos usuários da Internet insere automaticamente quase todos os termos de pesquisa no Google.

Mesmo que a sua loja online já seja do conhecimento do usuário, você deve assumir que, por conveniência ou comportamento praticado, ele não irá diretamente ao seu site, mas irá procurar o produto desejado através do Google.

Ao fazer uma pesquisa no Google por um determinado produto, o usuário geralmente se depara com um número incontrolável de varejistas online. Basicamente, a busca do Google nada mais é do que um grande mercado onde sua empresa tem apenas um estande.

Estudos sobre o comportamento do clique dos usuários do Google mostraram que o comportamento da pesquisa está quase exclusivamente concentrado na primeira página de resultados da pesquisa. Poucos usuários estão interessados ​​em mais resultados de pesquisa nas páginas a seguir.

Então, você deve investir tempo na otimização de mecanismos de pesquisa para lutar por uma posição de destaque nos resultados de pesquisa orgânica. Veja agora como usar SEO para ampliar clientes em seu e-commerce!

Dicas de SEO para e-commerce

O ponto de partida do SEO para e-commerce são sempre palavras-chave. Essas palavras-chave são essenciais para o sucesso de qualquer campanha de SEO. Elas representam a base para quase todas as atividades de otimização de mecanismo de pesquisa em um e-commerce.

Definitivamente, você deve ter isso em mente ao fazer pesquisas de palavras-chave:

  • Escolha palavras-chave que sejam particularmente relevantes para sua empresa
  • Escolha palavras-chave que já expressam um forte interesse em comprar
  • Verifica o volume de pesquisa de suas palavras-chave
  • Use as palavras-chave de seus concorrentes como inspiração. Mas cuidado! Só porque um concorrente otimizou seu conteúdo para uma determinada palavra-chave, não significa que essa palavra-chave também seja adequada para você.

Outra informação de base muito importante para uma loja online é a distinção entre palavras-chave comerciais e não comerciais.

Palavras-chave comerciais

Palavras-chave comerciais são utilizadas por internautas que procuram um produto ou serviço específico. Uma pessoa que deseja fazer algo a respeito de suas rugas faciais inserirá um termo de pesquisa como “comprar creme anti-rugas”.

Um usuário que quer passar férias em Fernando de Noronha provavelmente pesquisará as palavras-chave “desconto de férias em Fernando de Noronha”. Frequentemente, termos como comprar ou desconto são usados diretamente no contexto de uma pesquisa comercial.

Palavras-chave informativas

Frequentemente, os usuários da Internet não procuram principalmente produtos ou serviços específicos, mas desejam uma resposta a uma pergunta específica ou informações gerais sobre um tópico específico.

Em vez de usar uma palavra-chave comercial específica, como “creme anti-rugas” ou “férias em Fernando de Noronha”, os usuários da Internet costumam pesquisar informações do tipo “como atenuar as rugas” ou “um bom destino de viagem”.

Durante anos, o Google vem tentando otimizar seus algoritmos de busca para que possa entender melhor as intenções de busca de seus usuários e, consequentemente, ser capaz de exibir resultados de busca adequados.

Palavras-chave não comerciais, em particular, às vezes colocam a inteligência do mecanismo de pesquisa à prova, pois não podem ser processadas por computadores tão facilmente quanto palavras-chave comerciais.

Portanto, você deve ter em mente que, em muitos casos, os usuários procuram primeiro por palavras-chave não comerciais e apenas refinam sua pesquisa com base nos resultados de pesquisa exibidos. É recomendável otimizar sua loja online para essas palavras-chave, a fim de direcionar usuários potenciais ao seu site o mais cedo possível em seu processo de tomada de decisão.

Publique conteúdo atual regularmente

Engana-se quem pensa que o trabalho é feito com a criação de uma estrutura de página inteligente e amigável com o SEO. Por muito tempo, o Google atribuiu grande importância ao conteúdo atualizado em sites. Sites desatualizados que não publicam novos conteúdos regularmente são punidos pelo Google a longo prazo.

Neste contexto, é absolutamente essencial que as lojas online não se concentrem exclusivamente na apresentação e descrição da sua gama de produtos, mas também construam uma espécie de mundo de conteúdos e temas em torno da sua oferta.

Muitos sites, portanto, têm seu próprio blog, guia ou revista em que publicam regularmente novos conteúdos. Esses formatos são ideais para fornecer aos usuários informações interessantes e valor agregado relacionados à sua própria linha de produtos e além.

Conclusão: o e-commerce não funciona sem SEO

Esperamos que o presente artigo tenha deixado claro que o e-commerce não pode funcionar sem a otimização do mecanismo de busca, muito menos ser bem-sucedido.

Hoje em dia quase nenhuma empresa no mundo pode passar sem ser visível nas buscas do Google. Isso se aplica totalmente, independentemente de se tratar de um negócio B2B ou B2C, se é uma empresa grande ou pequena, ou se a empresa é um varejista online ou fixo. Sem o SEO, seus clientes em potencial não o encontrarão.

E não se esqueça de que o SEO é sempre um empreendimento de longo prazo. Sucessos rápidos são raros e o sucesso de longo prazo é conquistado com dificuldade. Mas você verá que a otimização de mecanismos de pesquisa sempre compensa a longo prazo.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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