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Redes Sociais

Como usar o Pinterest para o seu e-commerce vender mais

PorGustavo Faleiro 5 dias atrás
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Novidades

Semanalmente por Especialistas

Quero ficar por dentro
  • O que é Pinterest?
  • Entenda como funciona o Pinterest.
  • Por que usar o Pinterest no seu e-commerce?
  • Quais negócios devem usar o Pinterest para e-commerce?
  • Motivos para usar o Pinterest para vender online.
  • 1 – Adicione Pins de compartilhamento.
  • 2 – Compartilhe Pins complementares.
  • 3 – Use conteúdo com formatos alternativos.
  • 4 – Capriche nas descrições pensando no SEO.
  • Avalie o Pinterest para o futuro do seu e-commerce.

A maioria dos empreendedores online sabe da importância das redes sociais para o e-commerce. Esse é um assunto que já vem sendo amplamente discutido, principalmente quando falamos de Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e Youtube. 

Mas e o Pinterest, você sabe o que é? Conhece os benefícios que essa rede social pode gerar para sua loja virtual?

Muitos lojistas ainda não perceberam o quanto o Pinterest pode ser positivo para o aumento das vendas online de um e-commerce. Apesar de não ter no Brasil a mesma popularidade que possui nos Estados Unidos, a rede social tem bastante relevância junto a diversos públicos aqui no país.

De maneira global, dados de estudos realizados mostram que os usuários do Pinterest gastam 50% a mais do que em mídias como Instagram ou Facebook.

E ainda tem outro fator fundamental já que 90% ou mais dos compradores do Pinterest são novos nas lojas e sites presentes na plataforma, o que contribui para fortalecer o tráfego.

Se você não sabe muita coisa ou praticamente nada sobre o Pinterest, não se preocupe! Nossa ideia com esse conteúdo é justamente te ajudar a entender como usar essa o Pinterest para o seu e-commerce vender mais.

O que é Pinterest?

O Pinterest se caracteriza por ser uma rede social inteiramente visual, com foco no compartilhamento de imagens que possam servir como inspiração para a geração de ideias. Todo o conteúdo fica separado por categorias, facilitando as buscas pelos assuntos de maior interesse.

Pelo perfil da rede, o objetivo é que o usuário tenha o Pinterest como referência quando o assunto for busca por imagens. E não só pela enorme variedade de itens e de categorias, mas também pela possibilidade de gerar novas descobertas, compartilhar inspirações e salvar boas ideias.

Para quem não sabe, você pode criar pastas (públicas ou privadas), para reunir o máximo de imagens que servirão como sugestões e inspirações para o que você pretende fazer.

O Pinterest oferece praticidade para baixar imagens de todos os estilos que você pode imaginar, permite criar pastas, armazenar e depois localizar tudo em apenas um lugar, com muita facilidade para navegar e se organizar!

Entenda como funciona o Pinterest

Aos poucos você vai compreendendo melhor o que é Pinterest, e a partir de agora vamos entender como usar, principalmente pensando no uso profissional. Essa etapa é fundamental antes de falarmos sobre os benefícios para o e-commerce.

Você só vai saber como aproveitar o potencial dessa rede para alavancar suas vendas após ficar mais familiarizado com o seu funcionamento. Para isso, vamos entrar no universo dos pins, como são chamados os conteúdos postados na rede.

Para começar, assim como é padrão em qualquer outra rede, você deverá criar o perfil do seu negócio de maneira bem completa.

É importante colocar o logo da sua marca, descrever o que sua loja oferece focando no uso das principais palavras-chave e inserir o site do seu e-commerce e os links de suas outras redes sociais.

O passo seguinte é a estruturação do seu painel. Para isso, crie pastas de acordo com as categorias/segmentações dos produtos ou serviços que você oferece. Ter um painel bem organizado e separado por pastas fáceis de localizar e de identificar será essencial para a navegação dos usuários que visitarem o seu perfil.

Faça as postagens

Ao criar o pin você deverá escolher em seu computador ou outro dispositivo qual a imagem será utilizada. Defina um título e faça uma descrição caprichada sobre o que ela representa.

Você deverá também selecionar de qual pasta esse pin fará parte. Caso ainda não tenha criado todas as pastas e faça uma postagem de uma imagem ainda sem uma categoria definida, você poderá criar na hora (evite postar pins nas pastas erradas).

Feito tudo isso insira o link de direcionamento, possivelmente para sua loja online, e publique na hora ou agende a publicação.

Por que usar o Pinterest no seu e-commerce?

Com o surgimento e a rápida popularização da pesquisa visual, o Pinterest se tornou bastante importante para diversos negócios. Como o e-commerce se caracteriza pelo aspecto visual, já que tudo é feito online, milhares de lojas virtuais podem se beneficiar com o uso dessa mídia.

De acordo com o Pinterest, seu recurso Lens pode identificar mais de 2,5 bilhões de objetos domésticos e de moda (1,5 bilhão a mais que o Lens do Google).

Os pins compráveis ​​ajudaram a transformar a rede de e-commerce do Pinterest em um funil de vendas de alta qualidade. Os usuários podem comprar produtos de maneira mais rápida e prática, sem ter que percorrer o ciclo de conscientização, consideração e compra.

Você também pode criar links entre páginas de produtos, sua loja e contas sociais enquanto exibe seus produtos para potenciais consumidores do seu e-commerce. Dessa forma seus produtos são vistos em mais lugares e por mais pessoas.

Que empreendedor não quer mais usuários, mais vendas e mais reconhecimento da marca, não é mesmo?

Quais negócios devem usar o Pinterest para e-commerce?

São vários os tipos de negócios que podem se beneficiar do uso da plataforma de e-commerce do Pinterest. Tenha você uma loja de moda, de alimentos e bebidas ou serviços, exibir seus produtos no Pinterest criará engajamento.

Embora ainda tenha menos usuários do que outras mídias sociais, o Pinterest vem se destacando como a rede líder em comércio eletrônico. Ou seja, quem utiliza o Pinterest está mais disposto a comprar um produto encontrado na navegação do que em outras mídias.

O Pinterest agora é um lugar para as lojas online interagirem com os usuários e gerarem mais vendas para seus negócios. Se você tem a oportunidade de agregá-lo para o seu e-commerce, há uma grande oportunidade de aumentar o tráfego e as vendas da sua loja.

Para você ter uma ideia melhor se o seu ramo de negócio tem destaque, essas são as cinco categorias mais populares do Pinterest:

  • Viagem
  • Saúde e bem estar
  • Faça você mesmo
  • Estilo feminino
  • Beleza

Se você está pronto para atualizar sua estratégia de marketing para competir com outros varejistas em seu nicho, agora é hora de descobrir como usar o Pinterest para e-commerce.

Vamos conhecer quatro maneiras de usar o Pinterest para tornar mais fácil para o seu público encontrar sua loja e, finalmente, expandir seus negócios.

Mas antes vamos ver outras motivações para você começar a usar o Pinterest.

Motivos para usar o Pinterest para vender online

Será que o Pinterest pode ser realmente tão benéfico para um e-commerce?

A rede social tem mais de 250 milhões de usuários mensais ativos, e com um adicional bastante interessante: 93% dos usuários usam a plataforma para planejar suas compras. Isso significa que realmente é um perfil de público muito propenso a comprar ao encontrar o produto desejado e condições favoráveis.

Um dos maiores benefícios do Pinterest para e-commerce é simplificar a experiência de compra. Como isso funciona?

Por exemplo, se um usuário estiver procurando ideias para um novo par de tênis de corrida, ele fará uma pesquisa rápida e rolará pelos resultados até encontrar o que está procurando.

Esse tipo de navegação e fixação é importante para os usuários no estágio de consideração da jornada do cliente – de acordo com um estudo, 87% dos usuários compraram um produto por causa do Pinterest.

Antes de comprar, os usuários querem comparar produtos semelhantes rapidamente sem visitar muitos sites diferentes. É a premissa da praticidade. O consumidor quer ter certeza da escolha, mas sem ficar perdendo tempo demais.

Em vez de pesquisar lojas online que eles conhecem para encontrar exatamente o que estão procurando, os usuários do Pinterest podem encontrar o que estão procurando primeiro e depois encontrar a loja.

Isso abre a possibilidade para a descoberta de mais lojas online do que os usuários teriam de outra forma. O que é outro ponto super positivo para o seu e-commerce se tornar mais conhecido por potenciais consumidores que não terão a oportunidade de conhecer sua loja de outra forma.

Para começar a usar o Pinterest para o seu negócio, crie uma conta comercial. O principal benefício de ter uma conta comercial é que você tem acesso a análises e anúncios.

À medida que você adiciona mais pastas e conteúdos à sua conta, pode rastrear dados e criar anúncios para exibir seus Pins para mais pessoas.

 

1 – Adicione Pins de compartilhamento

Quanto mais tempo os usuários passam acessando sua loja, mais eles vão aprender sobre seus produtos. E isso é um passo essencial para que esses potenciais clientes realizem uma compra de fato.

À medida que os clientes clicam nas páginas de seus produtos, use essa oportunidade para convidá-los a seguir sua loja no Pinterest para que possam compartilhar seus produtos com a rede deles.

Você pode adicionar botões Pin para aparecer em todas as imagens dos seus produtos. Quando os clientes clicam no link, eles são levados ao Pinterest, onde poderão salvar e compartilhar os produtos encontrados. Essa estratégia aumenta sua exposição a um público maior que pode não ter encontrado você de outra forma.

Como estratégia para aumentar os cliques, você pode adicionar uma chamada à ação (CTA) nas páginas dos seus produtos que leve o usuário a clicar no botão Pin para salvar o produto mesmo que ele não esteja preparado para comprar naquele momento.

Por meio da sua conta comercial, aproveite para usar as análises para ver quais tipos de produtos obtêm mais Pins e tráfego em sua página do Pinterest. Sabendo essa informação você pode compartilhar Pins Promovidos em sua página que incluam esses produtos mais procurados.

Isso ajudará a aumentar as vendas em seu site, pois 50% dos usuários compram produtos depois de ver um Pin Promovido.

2 – Compartilhe Pins complementares

O ideal é que você atualize os painéis do Pinterest com frequência para fazer com que os usuários estejam sempre retornando. Uma estratégia é compartilhar mais do que apenas seus próprios produtos e conteúdo.

É evidente que isso não envolve o compartilhamento de pins dos seus concorrentes, mas sim de conteúdos que mostrem o valor daquilo que sua loja oferece.

Fixar conteúdo que vá além do escopo de seus produtos mostra ao seu público o que é importante para você e o seu e-commerce, além de fazer vendas.

Publicar conteúdos relacionados aos seus produtos, mas não especificamente fazendo propaganda deles parece uma coisa tão pequena, mas 75% dos clientes querem fazer negócios com empresas que têm os mesmos valores que eles.

Conheça seu público conversando com eles ou pesquisando para entender o que é importante e certifique-se de compartilhar seus insights e valores com eles.

3 – Use conteúdo com formatos alternativos

Como existem milhões de imagens para os usuários percorrerem, você precisa ser estratégico sobre como compartilhar seus recursos visuais. Uma forma de fazer isso é variar o tipo de imagens que você compartilha.

Os profissionais de marketing consideram que o conteúdo visual é essencial para a retenção de clientes, pode promover uma melhor compreensão e reduzir a confusão para aqueles que pararam para ler/ver sua postagem.

Para obter mais leads, mova os usuários pelo funil de vendas mais rapidamente, faça algo diferente da concorrência e categorize o tipo de conteúdo que você compartilhará no Pinterest.

São exemplos de temas que você pode explorar:

  • Conteúdos mais educacionais para fornecer aos usuários informações mais detalhadas para explorar
  • Atualizações de produtos para destacar novos lançamentos de produtos
  • Vídeos para mostrar aos usuários como um produto funciona

4 – Capriche nas descrições pensando no SEO

Assim como nas pesquisas do Google, a otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO) precisa fazer parte da sua estratégia no Pinterest. Se for utilizado da maneira correta e explorando o máximo do seu potencial, o Pinterest pode enviar até 7,53% de seu tráfego para sua loja.

Enquanto o tráfego de referência do Facebook tem apresentado declínio, o Pinterest viu mais crescimento no tráfego de referência do que qualquer outra rede social.

Para gerar o máximo de tráfego de referência possível, faça uma pesquisa para descobrir quais palavras-chave seu público costuma pesquisar. Com uma lista com as principais palavras-chave, crie uma estratégia para o Pinterest que inclua os tipos de imagens que você fixará e quais palavras-chave você usará com cada tipo.

Incorpore suas palavras-chave nas descrições dos seus Pins e nos títulos dos seus quadros.

Avalie o Pinterest para o futuro do seu e-commerce

O Pinterest já recebeu uma quantidade considerável de mudanças ao longo dos anos, assim como diversas outras redes sociais. Devido ao perfil de compartilhamento de imagens da plataforma, é mais fácil do que nunca para os varejistas online obterem exposição e gerarem mais tráfego para seu site.

Como sua loja pode abranger apenas um determinado número de informações, aproveite os recursos que o Pinterest oferece para criar reconhecimento de marca. Crie uma estratégia que inclua imagens atraentes compartilhadas em diferentes formatos.

Quando bem feito, o Pinterest pode se tornar uma mídia onde novos leads encontram seu negócio e usam seus quadros para descobrir o valor que sua loja virtual oferece.

Tag: pinterestredes sociais
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Escrito por
Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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