
Uma boa estratégia de marketing digital e comunicação nas mídias sociais pode ajudá-lo a criar consciência de marca, comunicar-se com os clientes e gerar mais vendas para sua loja online.
Você já deve saber que as redes sociais e o e-commerce são uma combinação perfeita. Não existe uma loja virtual de sucesso que não faça um grande trabalho em seus perfis nas principais mídias da atualidade.
Os profissionais de marketing têm usado plataformas sociais para se conectar com consumidores online há algum tempo. E tem um motivo muito claro para isso, já que cada vez mais pessoas estão comprando na Internet e usando as redes sociais para pesquisar e acompanhar as marcas.
Isso pode ser comprovador por algumas estatísticas recentes:
- 76,8% dos usuários globais da Internet compraram um produto online em 2020.
- 44,8% dos usuários globais da Internet usam alguma mídia social para pesquisar informações relacionadas à marca.
- Mais da metade dos usuários globais da Internet com idades entre 16 e 24 anos usam as redes sociais para pesquisar marcas (55,9% mulheres e 51% homens).
A maioria das redes oferece atualmente soluções integradas gratuitas para publicidade, vendas e atendimento ao cliente – também conhecidas como ferramentas que podem empurrar o gatilho para suas vendas.
Vamos falar ao longo deste artigo sobre todas as principais maneiras pelas quais você pode usar as redes sociais para divulgar sua loja online.
Portanto, se você está construindo uma presença nessas mídias para o seu e-commerce começando do zero ou procurando maneiras de atualizar sua estratégia de marketing, temos as dicas certas para o seu negócio!
O que é marketing para e-commerce nas redes sociais?
Uma estratégia de e-commerce nas redes sociais é um conjunto de táticas que você pode usar para promover seu negócio online.
Dependendo do seu modelo de negócios e objetivos, sua estratégia pode se concentrar em:
- promover um destino específico, ou seja, direcionar tráfego para sua loja virtual.
- vender produtos diretamente nas redes sociais.
- Criar relacionamento com os consumidores, antes e depois da compra.
- coleta de insights sobre o seu mercado (seu público, concorrentes, benchmarks de sucesso).
Você pode também combinar alguns (ou todos!) itens acima.
O marketing nas redes sociais é semelhante à venda social ou comércio social?
Não exatamente. O marketing de um e-commerce nas mídias sociais é o termo mais amplo dos três e pode incluir elementos tanto de comércio social quanto de venda social.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, vamos conferir as definições:
- O comércio social é o processo de venda de produtos ou serviços diretamente nas mídias sociais, usando lojas do Facebook, lojas do Instagram, pins de produtos e outras soluções de compras de redes sociais nativas.
- A venda social é o processo de usar a mídia social para identificar, se conectar e nutrir clientes em potencial.
- O marketing de e-commerce nas redes sociais pode envolver a construção de consciência de marca, publicidade, gerenciamento de comunidade, atendimento ao cliente social, escuta social, análise competitiva, comércio social e venda social.
Como usar as redes sociais a favor da sua loja
Aqui estão todas as diferentes maneiras pelas quais o marketing nas redes sociais pode ajudá-lo a promover seu e-commerce e vender mais produtos.
Conhecimento da marca
Se você está lançando uma loja online, o ideal é começar a criar buzz em torno disso antes de estar pronto para iniciar as vendas. Ainda existem empreendedores que pensam que basta criar a loja para as vendas simplesmente surgirem.
Porém, a realidade é que você não conseguirá fazer nenhuma venda se as pessoas não souberem o que você está vendendo ou não conseguirem encontrar sua loja.
Em 2021, a mídia social está ocupada com marcas. Mas sempre há espaço para novos entrantes. Uma voz única e uma estratégia de postagem consistente irão ajudá-lo a construir o conhecimento da marca e atingir seu público-alvo. Para começar, siga as dicas que listamos no final deste artigo.
Construir o reconhecimento da marca é um processo que demanda tempo. Se você pretende acelerar um pouco as coisas, o bom uso das redes sociais pagas pode ajudar nesse processo.
Publicidade
Estatísticas recentes mostram que:
- 190 milhões de pessoas podem ser alcançadas pela publicidade no Facebook,
- 140 milhões de pessoas podem ser alcançadas pela publicidade no Instagram,
- 170 milhões de pessoas podem ser alcançadas pela publicidade no LinkedIn.
É claro que nem todos eles são seu público-alvo, aqui estamos falando de um público amplo, de todos os segmentos. Além disso, seu orçamento provavelmente não seria suficiente para alcançar tantas pessoas (e nem precisa disso).
A maioria das plataformas de mídia social oferece ferramentas avançadas de segmentação que você pode e deve usar para encontrar seu público-alvo e veicular a eles anúncios que apoiarão seus objetivos.
Por falar em metas, certifique-se de definir os objetivos certos para seus anúncios nas redes sociais. Como uma empresa de comércio eletrônico, você provavelmente desejará usar publicidade em mídia social para atrair pessoas para sua loja online.
Facebook e Instagram, por exemplo, permitem que as marcas escolham um dos três objetivos orientados para a conversão:
- Conversões – com esse objetivo você pode incentivar seu público-alvo a realizar uma ação específica em sua loja, por exemplo, adicionar um produto ao carrinho.
- Vendas de catálogo – use esse objetivo para colocar produtos de seu catálogo em anúncios.
- Tráfego da loja – se você tem um local físico, essa meta de anúncio é excelente para promover sua loja para clientes em potencial que estão na vizinhança, com base em sua localização.
Se sua meta é criar consciência ou envolver seu público-alvo, você pode escolher um objetivo nas categorias Conscientização ou Consideração.
Mas apenas escolher o objetivo certo ainda não é o suficiente para o sucesso. Você também precisa escolher o formato de anúncio certo para sua campanha.
No Facebook e Instagram, as principais categorias de formato são:
- Anúncios gráficos
- Anúncios de vídeo
- Anúncios carrossel
- Anúncios de coleção
Anúncios de coleção são projetados especificamente para o e-commerce. Eles usam uma mistura de textos criativos e itens de seu catálogo de produtos para chamar a atenção do público e orientá-los perfeitamente para a finalização da compra.
Embora o kit de ferramentas de publicidade do Facebook seja talvez o mais robusto, outras plataformas de mídia social oferecem soluções semelhantes.
Portanto, se você usa o Twitter ou o LinkedIn para alcançar seus clientes nas redes sociais, aproveite os recursos que essas redes oferecem.
Vender produtos diretamente nas redes sociais
É aqui que o marketing de e-commerce nas mídias sociais se sobrepõe ao comércio social, ou seja, você pode vender seus produtos diretamente pelas suas lojas dentro de redes como Instagram e Facebook.
Os usuários das redes sociais querem mais facilidades! 70% dos consumidores usam o Instagram para descobrir marcas e produtos. Por que não ajudá-los a descobrir os produtos do seu catálogo?
É possível integrar sua loja online com o Instagram Shopping por meio da nossa plataforma. Isso torna o processo mais prático, pois o catálogo do seu site é totalmente integrado com sua rede social, e você tem a opção de direcionar os potenciais clientes para sua loja ou para concluir a compra nas próprias mídias.
Atendimento ao Cliente
Seu principal objetivo nas redes sociais pode ser alcançar novos clientes, mas não se esqueça de seus clientes existentes.
Mesmo se você tiver uma equipe de suporte dedicada que se comunica com os clientes por telefone ou e-mail, suas redes constantemente se tornarão um canal de atendimento aos seus consumidores.
Seus clientes podem acessar seus perfis para encontrar informações, fazer perguntas ou fornecer feedback. E quando isso acontecer, você deve estar preparado para lidar com os comentários e mensagens diretas que chegam.
A maneira como você responde as perguntas nas mídias sociais é tão representativa de sua marca quanto o conteúdo que você publica.
As opiniões de clientes satisfeitos servem como prova social para clientes que ainda estão no estágio de consideração da jornada do cliente.
Ao interagir com os comentários, você pode mostrar ao seu público que valoriza seus clientes e aprecia seus comentários.
E se o feedback que você receber for negativo? Trate os comentários negativos como uma oportunidade de fornecer soluções e, mais uma vez, mostre como você leva a sério as opiniões de seus clientes.
Escuta social
A escuta social é o processo de varredura nas redes sociais em busca de menções relacionadas ao seu negócio.
Por que isso deveria fazer parte da sua estratégia de mídia social?
Saber o que as pessoas estão dizendo sobre a sua loja e seus produtos online é uma fonte muito importante de insights. Isso pode ajudá-lo a entender:
- Qual dos seus produtos as pessoas mais amam
- Problemas recorrentes ou problemas com alguns de seus produtos
- O sentimento geral do público em relação à sua marca
Manter-se atualizado com o que seu público tem a dizer sobre sua loja também é uma medida de proteção. Se você confundir alguns pedidos ou lançar acidentalmente uma série de produtos defeituosos, é provável que os clientes afetados levem suas queixas online.
A consciência do problema o ajudará a reagir rapidamente e, possivelmente, a evitar uma crise de mídia social total.
5 dicas essenciais para as redes sociais da sua loja
Você deve ter uma boa ideia de como pode usar a mídia social para promover sua loja virtual e alcançar novos públicos.
Aqui estão 5 dicas valiosas que o ajudarão a adicionar um pouco de energia às suas estratégias nas redes sociais.
1 – Encontre influenciadores e parceiros
Encontrar e estabelecer uma parceria com um influenciador que seu público acompanha e engaja pode expor você e seus produtos a um número impressionante de novos consumidores.
Mas não faça isso apenas pelo alcance. Pense em como uma colaboração pode beneficiar seus clientes em potencial – e como ela se encaixa nos valores de sua loja.
Aqui estão algumas ideias que você pode usar para promover sua loja online por meio de colaborações objetivas:
- Convide um influenciador para testar seu produto e peça-lhe para compartilhar sua crítica honesta com seu público.
- Faça parceria com algumas outras marcas que atendem a públicos semelhantes e crie uma oferta de alto valor para seus públicos combinados. Promova o sorteio nas contas de todas as marcas participantes.
- Faça uma sessão de perguntas e respostas no Instagram Live com influenciadores afiliados à sua marca.
2 – Utilize vídeos curtos
Falamos sobre como seu conteúdo deve representar sua personalidade. Mas nem todos os tipos de conteúdo e canais foram criados iguais.
Experimente formatos de conteúdo interativo populares como:
- Os stories do Instagram
- Instagram Reels
- Instagram Live
- TikToks
Mais de 500 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias, e a plataforma está continuamente adicionando novos recursos de vendas. As histórias de marca têm uma taxa de conclusão de 86% .
Outras plataformas de mídia social estão também adotando esse tipo de formato de vídeos curtos. O Facebook implementou os Stories em 2020, o Twitter tem Fleets. Até o LinkedIn aderiu ao movimento e apresentou sua versão do Stories.
Adicione o crescimento agressivo da TikTok à mistura e fica claro: em toda a demografia, as pessoas adoram conteúdo de vídeo de formato curto .
Como você pode usar esse conhecimento para envolver seu público? Como você quiser! O único limite é sua criatividade.
Lembre-se: nem todo conteúdo precisa estar diretamente relacionado às vendas. Você pode usar Instagram Stories, transmissões ao vivo ou TikTok apenas para entreter seu público e construir um relacionamento mais forte com eles.
3 – Publique conteúdos gerados pelo público
Já mencionamos que as críticas e comentários positivos de clientes satisfeitos são uma forma de prova social. Mas você sabe o que é ainda melhor? Conteúdos gerados pelos próprios usuários.
Incentive seus clientes a compartilharem fotos e vídeos das suas postagens nas redes sociais, marcando sua loja. Em seguida, compartilhe-os novamente com seus próprios perfis (creditando o autor, é claro).
Fazer com que seus clientes se sintam vistos cria um relacionamento mais forte entre eles e sua marca. E ter clientes exibindo seus produtos com orgulho em suas mídias sociais torna você mais confiável para os potenciais clientes.
E tem mais! Cada vez que um cliente compartilha uma imagem ou vídeo apresentando seus produtos, seus seguidores podem vê-lo e interagir com ele.
Qual a melhor maneira de ser apresentado a novos públicos do que por meio de recomendações genuínas e orgânicas?
4 – Publique com frequência
A partir do momento em que sua presença nas redes sociais começar a ganhar força e você construir uma vasta base de seguidores, você vai querer que o seu público esteja sempre presente.
Uma programação de postagem regular ajudará você a se manter visível e relevante. Além disso, como você espera que os clientes em potencial interajam com sua marca sem nenhum conteúdo com o qual interagir?
Mantenha ao menos publicações de 3 a 4 dias por semana, e claro, sempre pensando em conteúdos atrativos e interessantes para o seu público.
5 – Trabalhe de maneira estratégica
Tudo isso pode parecer um pouco opressor, especialmente se você for uma equipe de marketing de uma só pessoa.
A boa notícia é que você não precisa postar tudo manualmente e ficar constantemente de olho em todas as redes e contas individuais que gerencia.
Existem plataformas de gerenciamento de mídia social quem podem te ajudar a gerenciar toda a sua estratégia de mídia social em um só lugar. Isso inclui:
- Compor, agendar e publicar postagens para todas as suas contas de mídia social
- Encontrar o melhor momento para publicar suas postagens de acordo com seus objetivos
- Impulsionar postagens orgânicas e promovê-las como anúncios diretamente de seu painel
- Gerenciar as mensagens recebidas de todos os seus canais sociais
- Monitorar a mídia social em busca de menções à sua marca e se envolver em conversas relevantes
Ao analisar os resultados de suas ações e acompanhar de perto suas redes sociais, você conseguirá tomar decisões estratégicas para promover sua loja virtual cada vez melhor nessas mídias!
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.