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Como um marketing inteligente pode influenciar na captação de novos leads

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Como um marketing inteligente pode influenciar na captação de novos leads

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Muitas iniciativas foram criadas e exploradas nos últimos visando a captação de novos leads. Diferentes ações e estratégias foram utilizadas com sucesso durante muitos anos, mas boa parte delas passou a não gerar mais os mesmos resultados. O marketing muda constantemente, e o tempo inteiro você precisa estar atento às novas tendências e ferramentas.

Mais recentemente começou a ser difundida no Brasil uma nova técnica para captar leads: a gamificação. Ainda pouco conhecida de um modo geral no mundo dos negócios, as empresas que estão fazendo seu uso largaram na frente dos concorrentes.

Vamos entender como um marketing inteligente pode fazer uso da gamificação para auxiliar as empresas a conquistar mais e mais contatos.

Entenda o que é gamificação

O termo está diretamente associado aos games, principalmente quando consideramos os elementos que estão envolvidos nos jogos. Sim, estamos nos referindo aqui aos fatores subjetivos que compõe a prática de games, que se consistem nos aspectos psicológicos das pessoas.

No mundo do marketing esses fatores psicológicos são chamados gatilhos mentais. Falaremos mais sobre isto no decorrer do texto. Ao introduzir técnicas da gamificação em seu negócio, você estará oferecendo uma contrapartida para que o visitante do seu site deixe um contato.

Mas não é uma simples recompensa, como um e-book gratuito, uma inscrição em um webinar ou a assinatura de uma Newsletter. Este é o modelo tradicional do marketing, que segue surtindo resultados, mas que hoje é comum em todos os meios. Para se destacar, além destas ações já consolidadas, você precisa aplicar outro tipo de contrapartida.

Estamos falando aqui de desafio, de colocar a “sorte” para funcionar, de se divertir de maneira simples e prática. É a possibilidade de ganhar algo que acaba nos motivando e instigando a querer ver mais, a querer participar e a ser premiado se a “sorte” assim quiser.

Os gatilhos mentais

Quando falamos em explorar questões psicológicas e em gatilhos mentais, estamos abordando os diferenciais de um marketing inteligente. Os consumidores estão cada vez mais atentos e recebem um volume cada vez maior de informação. Para atrair a atenção é necessário tocar em pontos muito específicos, que despertem curiosidade e interesse.

É nisso que você precisa pensar a cada nova iniciativa feita em seu site, sua loja ou qualquer que seja o seu negócio. Procure entender o seu público alvo e ofereça de fato aquilo que possa interessar a eles. Instigue a curiosidade, desafie, incentive sua participação efetiva.

Você pode criar campanhas e ofertas estratégicas que vão muito além de oferecer apenas descontos. O seu potencial cliente precisa perceber vantagem em interagir com você. Ele precisa se sentir motivado e instigado a se relacionar com sua marca e seus produtos.

Ele precisa ver que os benefícios que você oferece são os benefícios que ele precisa. Não tem forma mais inteligente de marketing do que aquelas que exploram o que pensam os consumidores, e não o que a empresa acha que é importante.

Como isso interfere nos leads

O marketing inteligente que explora estes elementos interfere diretamente na geração de leads. E não é complexo entender essa ligação. São artifícios criados justamente para se aproximar dos seus visitantes, e essa proximidade aumenta as chances de capturar o contato destas pessoas.

Ao adotar em sua página uma ferramenta que ofereça em seus recursos as técnicas de gamificação, certamente você irá impactar no aumento de sua base de contatos. Um marketing bem feito vai gerar envolvimento com quem visita seu site. Se a relação deixa de se fria, como é comum no mundo online, você cria mais empatia com seus potenciais clientes.

Por isso o marketing inteligente, e nesse caso específico os conceitos da gamificação, são tão importantes para quem deseja sair do lugar comum. Você dará um passo a mais em direção a quem já demonstrou algum interesse pelos seus produtos.

Coloque em prática idéias inovadoras, explore os recursos existentes que já oferecem tais possibilidades. Certamente você terá aumento na captação de leads!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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