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Como Transformar Visitantes em Clientes na Sua Loja Virtual de Roupas

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Como Transformar Visitantes em Clientes na Sua Loja Virtual de Roupas

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Comprar roupas e acessórios online é uma prática que vêm se tornando cada vez mais popular, com a maior aceitação do ecommerce e aumento da confiança em lojas virtuais nos últimos anos. Aliás, este é um dos segmentos de mercado mais populares entre os empreendedores que desejam começar a vender online.

Isso significa também que é um mercado muito concorrido, com diversos ecommerce fazendo o possível para se destacar entre os competidores. Se você já é dono de uma loja virtual de roupas e acessórios, ou pretende abrir uma, acompanhe nossas dicas sobre como transformar visitantes em clientes neste segmento.

Considere trabalhar em um nicho específico

Uma estratégia interessante, que deve ser considerada por você caso decida entrar no ramo de roupas e acessórios, é a ideia de trabalhar em um nicho específico. Lojas de roupas são amplas e possuem produtos de todos os tipos, para homens e mulheres de qualquer idade, além de abranger diversos estilos, desde roupas formais à biquinis e pijamas.

Trabalhar em um nicho específico permite que você consiga trabalhar de forma focada em determinado público alvo. Podemos citar por exemplo lojas online que vendem roupas com temática “Geek” ou “Nerd”, que envolvem jogos, filmes e séries, assim como outras lojas que vendem vestidos de noiva e trajes de gala, ou mesmo lojas que só trabalham com roupas de banho e trajes para praia.

A vantagem de trabalhar em um determinado nicho, é que você tem maior potencial de tornar-se uma referência no mercado para aquele determinado público. Seus clientes sabem que podem contar com sua loja para encontrar os produtos de interesse.

Atenção com a página de produto de sua loja virtual de roupas e acessórios

A página de produto, para qualquer tipo de ecommerce, é uma das páginas mais importantes e que pedem maior atenção. Isso porque ela deve ser construída de forma a cativar o cliente, prender sua atenção, informar e facilitar a venda.

Imagens de qualidade

Especialmente para este nicho de mercado, as imagens de seus produtos devem ser de qualidade absoluta. Além disso, caso ofereça diferentes opções de cores para determinado produto, inclua fotos com todas as opções e permita que seu cliente escolha a cor através de uma seleção.

Disponibilize fotos das peças soltas, assim como imagens de modelos vestindo-as. Isso aumenta a confiança dos usuários em sua loja, tendo em vista que podem ter uma visualização real do produto.

Descrição detalhada de cada produto

A descrição de seus produtos deve ser detalhada, incluindo todas as informações que seus visitantes podem solicitar para tomar a decisão de compra. No caso de roupas e acessórios, sempre informe sobre o material utilizado, cores e tamanhos disponíveis.

Inclua ainda detalhes adicionais sobre cuidados com a peça, como lavagem, se é permitido usar um ferro de passar roupa, produtos que podem danificar as estampas, etc. Todas estas informações ajudam tanto o cliente, quanto sua empresa, caso reclamações ocorram envolvendo os produtos sendo mal utilizados.

Esteja pronto para atender de dentro da loja virtual

Independente do número de informações que incluir na página de produto, sempre podem existir dúvidas adicionais na hora da compra. Por isso, certifique-se de oferecer um canal de comunicação em tempo real para que seus clientes possam buscar respostas e resolver problemas.

O chat online na página de produto têm o potencial de aumentar suas chances de venda, além de permitir que você faça o uso de chatbots com convites proativos para oferecer descontos, sugerir produtos e até mesmo agregar valor à venda.

Lembre-se, se seus clientes não conseguirem as informações necessárias ou encontrarem um problema na hora da compra, é mais provável que eles procurem um concorrente à optarem por esperar receber respostas via e-mail.

Maior variedade significa maiores oportunidades de venda

Especialmente para uma loja virtual de roupas e acessórios, a variedade de seus produtos está diretamente relacionado às oportunidades de venda. É claro, não é possível agradar todos os gostos de seus clientes, mas quanto mais modelos diferentes, assim como variações de cores e tamanhos, maiores são suas chances.

Existem inclusive lojas online que permitem que o cliente crie sua própria peça customizada, como uma camisa, por exemplo, escolhendo a estampa, cor, tamanho e pagando um valor diferenciado. Pense de forma inovadora e diferencie-se de seus concorrentes por oferecer algo que identifique sua marca.

Desenvolva sua estratégia de marketing nas redes sociais

As redes sociais são um canal de excelente repercussão para artigos de moda, roupas e acessórios. Por isso, construa uma estratégia de marketing digital de forma a promover seus produtos nestes canais, especialmente no Instagram, a mais aclamada rede social para imagens, fotos e tendências.

Além de ajudar a aumentar a visibilidade de sua marca, as redes sociais também servem como um excelente canal para receber feedback, permitindo que você entenda melhor o que funciona e no que mais vale a pena investir para atingir seu público.

Seja capaz de transformar visitantes em clientes com atendimento omnichannel

O atendimento ao cliente – especialmente no ecommerce – é um dos pilares para que sua marca tenha sucesso e seja capaz de atrair, conquistar e fidelizar clientes. Já mencionamos como oferecer um chat online na página de produto pode aumentar suas chances de conversão, mas isso não é tudo.

Utilizando uma plataforma de atendimento omnichannel, você poderá conectar diferentes canais de comunicação em um único local. Isso aumenta a eficiência de sua equipe e a satisfação dos clientes, especialmente se também tiver uma loja física.

Seus visitantes poderão falar com você pelo Facebook, por exemplo, serem direcionados para a página, comprar o produto e solicitar para receber na loja de forma que todos seus representantes tenham acesso ao histórico de atendimento. Assim poderão acompanhá-lo desde o primeiro ponto de contato, proporcionando uma experiência de de compra diferenciada e sem interrupções.

Para isso, recomendamos o JivoChat, uma solução de atendimento omnichannel para seu negócio, que oferece chat online, integrações com diferentes plataformas, assim como ferramentas de Callback, E-mail, Telefonia e muito mais.

Não deixe de fazer boas vendas por não ser capaz de atender seus visitantes em tempo real, ofereça atendimento de qualidade, de dentro da sua Loja Virtual.
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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