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Como se reinventar em tempos de coronavírus?

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Como se reinventar em tempos de coronavírus?

Tempo de Leitura: 6 minutos.

A pandemia do Coronavírus trouxe a necessidade urgente da inovação, exigindo que as empresas se reinventem para que não tenham prejuízos irreparáveis.

Se antes já era preciso ganhar destaque no mercado para estar à frente das concorrentes, em tempos de crise, isso é ainda mais importante.

Com o isolamento social seguido por diversas pessoas, a clientela de vários negócios desapareceu das lojas presenciais, ao mesmo tempo em que vários estabelecimento precisaram ser fechados em meio ao surto da Covid-19.

Por isso, tanto uma loja de móveis planejados quanto um escritório de contabilidade, assim como outros tipos de segmento, tiveram a sua rotina e o seu faturamento impactados, precisando recorrer a soluções práticas para sobreviver durante a crise.

Como ainda não há previsibilidade de quando toda essa situação se resolverá, é preciso se reinventar para não ter que demitir funcionários, fechar as portas do seu negócio, além de garantir o sustento da própria família.

Se você é empresário e reconhece que esse cenário precisa ser devidamente adaptado para que a sua empresa continue ativa, certamente já está buscando alternativas para atuar nesses tempos de crise.

Este artigo tem como principal objetivo ajudar os proprietários de estabelecimentos a organizarem as ideias, entendendo os possíveis modelos de negócios que podem trazer resultados mais efetivos, de maneira a sobreviver durante a pandemia.

A importância de se reinventar

Ter um negócio exige uma visão comercial bastante ampla, pois o mercado passa por mudanças constantemente.

Um estabelecimento especializado em usinagem cnc, por exemplo, precisa estar sempre atualizado sobre as principais novidades do seu segmento, para assim implementá-las internamente e otimizar as suas atividades.

A capacidade de se reinventar é uma característica fundamental para empresas dos mais diversos segmentos, por vários motivos, sendo alguns deles:

  • Manter a competitividade;
  • Estruturar o negócio rapidamente;
  • Desenvolver produtos ou serviços interessantes;
  • Passar por momentos de crise;
  • Entre outros.

Manter a competitividade é um dos motivos mais importantes para se reinventar. Isso porque os clientes estão sempre atrás de novidades e de soluções mais práticas para o seu dia a dia, e as empresas que oferecem isso ganham maior destaque no mercado.

Os estabelecimentos que se reinventam também são capazes de estruturar o seu negócio rapidamente, ou seja, sabem o que deve ser feito para garantir o sucesso da empresa.

Desenvolver produtos ou serviços faz parte das inovações mais atrativas do mercado. Produzir um novo modelo de válvula de controle, por exemplo, pode ser a forma mais eficaz de aumentar as vendas e a visibilidade de uma marca no seu nicho.

Reinventar-se é ainda mais necessário em momentos de crise, como o que se vive atualmente, com a pandemia de coronavírus.

Sendo assim, é indispensável que o empresário tenha visão do seu negócio e saiba quais atitudes deve tomar para sobreviver no mercado e conquistar clientes em diversas situações.

Repensando o seu modelo de negócio

Se uma empresa de segurança eletrônica precisa encontrar meios de atuar durante a crise, ela deve começar justamente repensando o seu modelo de negócio.

Isso vale para qualquer segmento do mercado, garantindo assim que seja possível continuar faturando e manter o funcionamento da empresa para atender aos seus clientes.

1 – Abrindo a sua loja virtual

Para os estabelecimentos que ainda não investiram em um e-commerce ou loja virtual, essa pode ser uma ótima solução.

Estruturar uma página de vendas na internet é cada vez mais simples, mas outra opção é contratar os serviços de um profissional habilitado para construir o seu e-commerce.

Não se esqueça de investir em uma boa experiência para o usuário, criando processos simples de fechamento de pedidos e pagamentos de compras, assim como campos de busca que facilitam a pesquisa no seu site.

2 – Começando a vender em marketplaces

Também é possível apostar na abertura de uma conta em um marketplace, começando a vender produtos como um suporte para extintor de incêndio em um site que já conta com um grande número de visitantes.

Nesses casos, é muito comum que a plataforma já possua uma estrutura completa, exigindo um valor percentual de comissionamento, para que você realize vendas para os diversos usuários do site.

Essa pode ser uma opção valiosa para quem tem pressa em vender, apostando em soluções como a promoção de anúncios no site, ganhando mais visibilidade dentro do marketplace.

3 – Invista em entregas e delivery

Se uma loja especializada em materiais elétricos ainda não investe em vendas online, uma alternativa para não interromper as suas atividades em tempos de coronavírus é oferecer a entrega dos seus produtos, como um painel elétrico industrial, para os clientes da região.

Pode ser interessante investir em estratégias de e-mail marketing ou fazer telefonemas para os seus principais compradores, garantindo que eles saibam que você está atendendo pedidos e oferecendo a entrega dos produtos em domicílio.

Dessa maneira, é possível manter um fluxo de vendas ativo, evitando que o seu comércio seja impactado de maneira negativa pelo isolamento social.

Ao optar por uma das alternativas abordadas neste tópico, o empresário consegue repensar o seu modelo de negócio para continuar atuando no mercado, conquistando a renda necessária para manter o seu empreendimento aberto.

Analisando a sua empresa em momentos de crise

Para encontrar a melhor solução e se reinventar antes de ter graves prejuízos, é essencial que você analise a sua empresa, fazendo as modificações necessárias para que o seu estabelecimento seja o menos impactado possível.

1 – Entendendo a experiência do usuário

Para ter mais sucesso na atuação da sua empresa, é fundamental saber como anda a experiência dos usuários em relação ao seu negócio.

Isso inclui desde a navegabilidade do seu site, até a satisfação que um consumidor tem em relação aos produtos que você oferece.

Sendo assim, é importante saber se os seus clientes estão contentes com a sua empresa, para garantir que as vendas do seu negócio não parem em momentos de crise.

2 – Utilizando técnicas de Copywriting

O número de negociações feitas por uma empresa depende de vários fatores, e o uso de técnicas de Copywriting é uma delas.

Fazer com que o seu cliente entenda os benefícios de adquirir um piso de concreto em tempos de crise, dependerá da forma como você explora os motivos pelos quais ele deve fazer essa ação.

Por isso, se você ainda não investe em uma abordagem convincente para mostrar aos consumidores que eles podem ter vantagens ao comprar os seus produtos ou agendar serviços com a sua empresa, você está já está perdendo uma série de oportunidades.

3 – Otimizando o seu site

Para que uma página ganhe maior visibilidade na internet, ela precisa ser elaborada de modo otimizado, já que para atingir um bom ranqueamento é necessário passar por uma avaliação dos buscadores.

Isso é feito com o uso de códigos próprios, que vão desde a formatação para um carregamento rápido, escolha de títulos atrativos e de palavras-chave do seu segmento, até o formato responsivo.

Por isso, um e-commerce que venda ferro e aço precisa investir na otimização da sua página, alcançando cada vez mais clientes na internet ao ser exibida nos resultados de pesquisa dos principais buscadores.

4 – Priorizando a satisfação dos clientes

O Customer Success deve ser sempre uma das principais bases do seu negócio. Isso quer dizer que é essencial garantir que cada compra feita na sua empresa ofereça exatamente aquilo que o consumidor deseja, para que ele se fidelize à sua marca.

Isso também influencia no engajamento do público em relação ao negócio, permitindo que ele recomende a sua empresa para amigos e parentes.

Nesse sentido, o Customer Success pode ser um grande aliado em meio a pandemia, já que você poderá contar com a indicação dos seus clientes fiéis para outras pessoas, possibilitando um aumento nas vendas.

5 – Reforçando o atendimento ao cliente

Todo empresário sabe da importância de um bom atendimento ao cliente. Esse deve ser um dos principais elementos analisados no seu negócio, para que ele seja reforçado em tempos de coronavírus.

É essencial manter contato com os seus consumidores, seja por meio de telefonemas, de e-mail marketing ou das redes sociais.

Sendo assim, invista no envio de mensagem e nas publicações em seus perfis, para poder interagir com o público-alvo da sua empresa e prestar o atendimento necessário.

Além de garantir que os clientes saibam que a sua empresa está em atividade, você também faz com que o seu negócio esteja presente na rotina deles em durante o período de quarentena.

É importante oferecer sempre um bom suporte, e reforçar que a empresa está à disposição, para manter o estabelecimento ativo e lucrativo.

Por isso, reinventar-se em tempos de crise é necessário, fazendo com que a sua empresa sobreviva a esse período da melhor maneira possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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