
Como recuperar carrinho abandonado
Diariamente muitas compras não são concluídas em lojas virtuais, mas ficar parado esperando o cliente retornar é o erro mais frequente
Você já parou para pensar quais motivos para um carrinho ser abandonado na metade do processo? Quando o cliente chega a escolher o produto e inclui o produto no carrinho, existe a intenção de compra. Mas quais são os principais motivos para não finalizar? Como recuperar carrinhos abandonados? Algumas dicas simples podem fazer a diferença.
1 – Tenha uma loja virtual que transmita confiança
Entre vários motivos, a confiança no site ainda pesa muito. E como demonstrar para o cliente que sua loja virtual é segura? Simples. Tenha uma loja profissional, com telefone de contato, endereço, se possível um chat on-line e ofereça diversas formas de pagamento. Mantenha dispositivos de segurança ativos, como o SSL. Uma loja virtual bem montada, agradável de se navegar também passa segurança e pode fazer a diferença. Imagine sempre o conforto quem uma loja física oferece ao cliente e tente reproduzir isso em seu e-commerce.
2 – Fique de olho os valores do frete
Outro motivo é o preço cobrado pela entrega. A compra está indo bem até o cliente colocar o CEP e se assustar com o valor do frete. Uma das saídas mais viáveis é ofertar várias formas de frete, dando ao cliente a oportunidade de escolher o mais barato. Uma boa opção de como recuperar carinho abandonado, é ofertar frete grátis. Alguns e-commerce maiores dão a opção de retirada do produto em suas lojas físicas, se for possível aplicar em sua loja virtual tudo bem, mas da múltiplas escolhas para evitar o abandono de carrinho, é o mais viável.
3 – Não tenha uma loja virtual burocrática
A burocracia para se fazer uma compra on-line às vezes assusta. Ao desenvolver sua loja virtual você tem que ter em mente que nem todos tem tempo de sobra para ficar preenchendo dados. Seja o mais simples possível. Nós da Lojavirtual.com.br pensamos muito nesse quesito e desenvolvemos um sistema de fidelização, em que o cliente preenche os dados apenas uma vez e passa a ter um login e senha para compras futuras. Assim, ele não precisa ficar repetindo tudo sempre que quiser fazer uma compra, além de fidelizar o cliente. É uma oportunidade para você fazer marketing utilizando os dados do cliente. Utilize esses dados também para entender os motivos e em como recuperar carrinho abandonado.
4 – Fique de olho na concorrência
Sempre vai existir aquele concorrente que terá um valor menor para o mesmo produto. Fazer pesquisas para saber qual o valor mais em conta é praxe, todos os clientes fazem isso antes de finalizar uma compra. Dar descontos é uma boa estratégia, mas dar descontos aleatoriamente talvez não seja legal. Faça isso com o cliente que já tem o hábito de comprar em sua loja virtual, ou pense nessa opção em um meio de como recuperar carrinho abandonado. Além disso, saiba quem são seus principais concorrentes. Compare seus preços com o dele e seja competitivo.
5 – Acompanhe seus carrinhos abandonados
Como recuperar carrinhos abandonados se você não mantém acompanhamento diário? Um estudo recente indica que há a taxa de abandono de 75%. Isso antes do checkout. Desses 15% restantes, somente 1,5% concluem as compras. Esses dados são estimativas feitas com grandes e-commerces, não precisa se assustar. Mas é necessário que você tenha esse controle, até para tomar atitudes para diminuir o abandono. Se você não souber a quantidade de carrinhos abandonados e os motivos, quais os motivos dos abandonos de carrinhos e quais os produtos mais abandonados, todo esse esforço será em vão.
6 – Faça a segmentação de seus clientes
É importante segmentar seus clientes e conhecer seus hábitos de compra. Criar um canal de relacionamento é uma das técnicas mais usadas. Outra é utilizar um dos muitos programas de e-mail marketing para deixar o cliente ciente de promoções e novos produtos. Mas a segmentação pode ser por carrinhos de compras abandonados ou por hábito de compra. Mapear os produtos que mais são abandonados é uma forma de como recuperar carrinho abandonado e transformá-lo em venda.
7 – Use o remarketing
Usar o remarketing para “lembrar” ao cliente que é uma técnica de como recuperar carrinho abandonado. Vale lembrar que, existe uma boa parcela de clientes que se esquecem do site que começaram a fazer aquela compra e não voltam por isso. Então, mandar um e-mail perguntando por que o processo não foi finalizado e dando os caminhos corretos para conclusão da venda, é bem eficiente.
8 – Trabalhe com um parceiro que possibilite a recuperação de carrinhos abandonados
Muitas plataformas não dão a opção de recuperação de carrinhos. Esse tipo de plataforma de e-commerce deve ser evitado, pois é um recurso essencial parte da sobrevivência de sua loja virtual. Na plataforma da Lojavirtual.com.br disponibilizamos essa opção para todos os nossos clientes. Logo no mês de lançamento da recuperação de carrinho abandonado, registramos mais de R$25.000,00 em carrinhos recuperados. Então, não fique se questionando em como recuperar carrinhos abandonados, tenha um parceiro que te ajude nisso.
Vejam como deve funcionar um sistema de recuperação de carrinho.
1 – Clicar em Pedidos e Carrinho Abandonado
2 – Você visualizara todos os dados do cliente e do carrinho abandonado.
3 – Mais informações sobre o produto do carrinho
Todas essas ações têm que ser pontuais. Não adianta deixar para a próxima semana para se enviar o e-mail marketing, ou para se apurar abandono somente no final de cada mês. O interessante é que seja quase em tempo real. Assim que acontecer a desistência, procure saber os motivos que levaram o cliente a abortar a compra e elabora uma estratégia de como recuperar carrinho abandonado. Vale à pena gastar algum tempo com os carrinhos abandonados diariamente e tomar ações pontuais. Personalizar o contato e tentar entender o motivo do abandono, é primordial.
É importante recuperar os carrinhos abandonados, mas o mais importante é fazer com que o cliente não abandone o carrinho. Tornar a experiência de compra agradável, segura e sem burocracia é a melhor estratégia. Conhecer o cliente é essencial, saber quais suas rotinas, seus hobbies, idade e particularidades fidelize a garante que o cliente possa voltar a comprar com você outra vez e ajuda em como recuperar carrinho abandonado. É melhor não perder o cliente do que ter que remediar depois.