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Como otimizar sua página de produto para converter mais

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Como otimizar sua página de produto para converter mais

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Como sabemos, lojas virtuais são compostas por diversas páginas e seções que servem para guiar um visitante através de sua jornada, desde a landing page até o checkout, por exemplo. Pensando nisso, é importante certificar-se que a navegação dentro de seu ecommerce flui de maneira intuitiva, ou seja, seja prática e simples de se entender.

O objetivo é sempre converter o visitante em um cliente ao fazer com que o mesmo chegue à página de checkout no final de seu funil de vendas e realize uma compra. Porém, para isso, é importante saber como otimizar sua página de produto. Esta, por sua vez, é responsável por uma das principais etapas durante a jornada do cliente.

Conheça alguns elementos que ajudam sua página de produto a converter mais e reforçam a competitividade de seu ecommerce em relação aos demais concorrentes no mesmo nicho de mercado.

Tenha descrições detalhadas de produtos

Certamente a descrição dos produtos é um dos elementos mais críticos na hora de otimizar sua página para converter mais. Isso porque muitas vezes, ela é a melhor forma que garantir que um visitante entenda exatamente o que está comprando.

Por isso, certifique-se que suas descrições sejam ricas, técnicas, detalhadas ao máximo possível e claro, que sejam apresentadas de uma forma organizada, prezando pela escaneabilidade.

Esta primeira dica de otimização pode parecer óbvia, mas é realmente muito comum encontrar ecommerces que possuem descrições incompletas, deixando dúvidas importantes não respondidas. Certamente isso têm um impacto negativo durante as etapas de tomada de decisão da jornada do cliente.

Trabalhe como foco em SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) trata de um conjunto de técnicas e práticas que ajudam os buscadores, como o próprio Google, a indexar e reconhecer o conteúdo presente dentro de sua página, levando todos estes dados em consideração durante o processo de ranqueamento para as páginas de resultados (SERPs).

Se você quer que suas ofertas apareçam na primeira página do Google de forma orgânica (ou seja, sem recorrer aos anúncios pagos) sempre que alguém pesquisar pelo seu nome, ou palavras-chave relacionadas à ele, precisará certificar-se que sua página de produto está otimizada para SEO.

Para isso, certifique-se que a URL (link) da sua página diferencia o produto diretamente, garanta que a velocidade de carregamento de seu ecommerce é realmente rápida e também certifique-se que sua loja é inteiramente compatível com dispositivos móveis. Para garantir tudo isso, você pode contar com a plataforma da Loja Virtual.

Ofereça cross-selling e up-selling

Estes são elementos que certamente não podem faltar em sua página de produto. O cross-selling e up-selling cobrem a função de aumentar o valor do ticket médio de seu ecommerce, entre outras métricas importantes que você deve acompanhar.

Primeiramente, vamos entender melhor a diferença entre as duas estratégias.

Cross-sell

O cross-selling também é comumente referenciado como venda cruzada, em português, e engloba a ideia de oferecer produtos ou serviços relacionados ao item original no qual seus prospects apresentam interesse. A ideia aqui é fazer com que o cliente leve mais de um produto.

Para exemplificar, considere uma situação onde uma loja vende smartphones e, em sua página de produto, destaca acessórios como capas de proteção, fones de ouvido, carregadores e outros itens complementares.

É possível ainda oferecer descontos especiais para compras de pacotes, diminuindo o preço final do pedido ou criando descontos para os acessórios adicionais, visando agregar valor à compra.

Up-sell

O up-sell, por outro lado, é uma estratégia que envolve chamar a atenção do consumidor para produtos da mesma categoria, que podem ser diretamente comparados e são melhores (e consequentemente, mais caros).

Na página de produto, isso normalmente é feito através de um painel que permite a fácil visualização das diferenças entre as especificações dos dois produtos em questão. Esta técnica é muito utilizada na venda de eletrônicos, como computadores, smartphones, geladeiras, etc. Porém, também pode ser implementada para qualquer nicho de mercado.

Informe sobre o frete e o tempo de entrega

O valor do frete e o tempo de entrega são fatores com grande impacto durante a tomada de decisão de seus clientes. Visando otimizar sua página de produto para converter mais, é importante discriminá-los e deixá-los claros para o consumidor. Portanto, não deixe de oferecer uma calculadora de frete e informar o tempo médio que levará para que o cliente receba o produto comprado.

Esta estratégia também ajuda a evitar carrinhos de compras abandonados e desistências durante a página de checkout, onde frequentemente o frete é informado antes do momento final da compra. Além disso, alertar sobre o tempo de entrega ajuda a evitar avaliações negativas sobre sua loja e seus serviços, desde que você consiga cumprir o tempo informado.

Para isso, não deixe de otimizar também sua logística de entrega.

Utilize imagens de altíssima qualidade

Pode parecer uma dica de otimização óbvia, mas certamente providenciar imagens de altíssima qualidade para seus produtos é um dos fatores mais importantes na hora de apresentar seus produtos em uma loja online.

Imagens de qualidade repassam profissionalismo por parte de sua empresa, enquanto fotografias ruins causam exatamente a impressão contrária, fazendo com que você possa perder oportunidades de conversão por não colocar-se como um negócio confiável em relação aos demais concorrentes.

Além disso, para produtos disponíveis em diferentes cores e tamanhos e para ambos gêneros, considere também exibir fotos com modelos os vestindo, além de incluir uma imagem para cada tipo de cor disponível. Tudo isso ajuda a captar a atenção do cliente na hora da compra.

Destaque seu programa de fidelidade e descontos

Após escolher o produto desejado e antes de tomar sua decisão final de compra, é comum que seu cliente em potencial busque por desculpas para concretizá-la. É neste momento que o mesmo busca comparar preços e condições entre sua loja virtual e seus concorrentes.

Aqui, para garantir que você seja escolhido, é importante trabalhar com diferenciais competitivos em relação ao frete e tempo de entrega, como mencionado anteriormente, mas também apresentando benefícios adicionais e agregando valor à negociação.

Pensando nisso, não deixe de destacar seu programa de fidelidade, assim como descontos especiais para colocar-se à frente da concorrência. Você pode ainda aproveitar para aumentar o senso de urgência da compra, exibindo a duração restante para que o desconto sobre o produto seja encerrado, por exemplo.

Invista em um chat online

De acordo com diversas análises e também o infográfico da Invesp – empresa norte-americana que trabalha com otimização de conversão -, o chat online é o canal de atendimento preferido pelo consumidor online. E como apresentado pela própria pesquisa, o principal motivo para isso é a velocidade no tempo de resposta, permitindo que visitantes recebam respostas para suas dúvidas em tempo real, através de uma conversa com seus operadores.

Levando isso em consideração e também como as dúvidas durante a jornada de cliente são um dos principais motivos que acarretam em carrinhos de compras abandonados, seu ecommerce não deve deixar de aproveitar esta solução para aumentar suas chances de conversão na página de produto.

Além de servir como um canal de atendimento, os chats também contam com ferramentas projetadas para ajudá-lo a vender mais, como o monitoramento de visitantes e os convites proativos, possibilitando a abordagem em tempo real de clientes em potencial navegando em sua loja.

Otimize sua página de produto agora mesmo

Agora que você conhece os principais elementos que devem estar presentes em sua página de produto para aumentar suas chances de transformar visitantes em clientes, não deixe de considerar implementar estas soluções em sua própria loja virtual.

Recomendamos ainda que conheça o JivoChat, uma solução de atendimento omnichannel com chat online que traz diversos recursos que podem revolucionar seu atendimento e aumentar suas vendas. E claro, ele também pode ser integrado à seu ecommerce da Loja Virtual.

Conteúdo produzido por JivoChat

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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