(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Como migrar da loja física para uma loja virtual?

LojaVirtual.com.br / Iniciando um e-commerce  / Como migrar da loja física para uma loja virtual?

Como migrar da loja física para uma loja virtual?

Tempo de Leitura: 3 minutos.

Cada vez mais, o número de lojas virtuais no país e no mundo aumenta de maneira expressiva. Ainda mais após o aparecimento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, milhares de empresas começaram a adotar uma loja virtual para continuar as suas atividades e vender online seus produtos e serviços.

Para você ter ideia, durante a pandemia, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) analisou que o setor das lojas virtuais obteve um crescimento médio de 30%, segundo os dados obtidos pelo Estado de S. Paulo. Ou seja, ter uma loja virtual passou de um diferencial competitivo, para se tornar uma questão de prioridade entre as empresas que pretendem se destacar.

E se você também quer abrir uma loja virtual e crescer seu negócio, é importante saber os principais passos para essa migração aconteça de maneira tranquila e segura.

Por isso, neste post nós vamos te mostrar como migrar a sua loja física para uma loja virtual, por isso, continue nos acompanhando!

1. Elabore um plano de negócios

Para migrar para uma loja virtual, é importante primeiro de tudo planejar e analisar se essa migração realmente será viável.

Afinal, abrindo uma loja virtual, o seu público-alvo pode ser novo e todas as estratégias também.

Imagine que você venda produtos de nicho, como o isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo. Como saberá em quais plataformas poderá vender e encontrar seu público?

Elaborar um plano de negócios não somente fará com que você tenha estratégias programadas, como também poderá reduzir seus custos e ainda ter mais facilidade em obter uma carteira de clientes a curto prazo.

Diminuindo os riscos e incertezas, será possível montar sua loja virtual de maneira planejada e preparada!

2. Analise todos os detalhes sobre a concorrência

Outro fator muito importante na hora de migrar a sua loja física para a loja virtual é saber onde está a sua concorrência nos meios online e quais são as suas estratégias.

Se a sua empresa trabalha com a venda de broca de aço rápido, por exemplo, liste todas as empresas que fazem parte do mesmo ramo de atuação e anote quais são as suas ações e estratégias, desde a comunicação, até as estratégias nas mídias sociais.

Enquanto alguma dessas estratégias podem ser uma boa referência e inspiração para as suas estratégias, outras podem ser substituídas, otimizadas e adequadas ao estilo da sua organização e do seu público!

O processo de analisar a concorrência também é fundamental para você observar quais são as suas vantagens e desvantagens competitivas no segmento online.

3. Faça estratégias para se tornar mais visível

Por fim, ao migrar a sua loja física para uma loja virtual, também é fundamental ter ações para se tornar mais visível.

Afinal, assim como uma loja no início da carreira, o público ainda pode não te reconhecer ou comprar com seus concorrentes. Por isso, ações e estratégias de comunicação e marketing digital são essenciais.

Se você vende uniforme nr10, por exemplo, algumas estratégias como o marketing de conteúdo, SEO on page e off page, link patrocinado e link building podem aumentar a notoriedade da sua loja virtual e, como resultado, alcançar mais potenciais clientes!

Agora que você já sabe como migrar a sua loja física para uma loja virtual, o que está esperando para reformular a sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment